O que é saudade para você? É algo que passa rápido? Às vezes sentimos saudade de algo que nunca vivemos, como se a memória de terceiros contasse para a nossa. É engraçado como a saudade pode afetar nossa vida diariamente. A sensação de uma saudade chegando ao fim é a melhor possível, quando você finalmente consegue estar presente da pessoa, do lugar ou de um momento.
Nos sentimos tão aliviados, como se um peso saísse das nossas costas. Para algumas pessoas a saudade pode até chegar mover os dias, sendo o motivo de sofrimento de muitos. A distância machuca muito, mesmo com métodos tão mais fáceis de se conectar com as tecnologias atuais. Ainda sim pessoalmente não há preço que pague.
Infelizmente tem saudade que não pode ser curada com a alegria da chegada, algumas precisam ser superadas com o tempo, aprendendo a viver com ou então superando de maneira sensata e tranquila.
A saudade pode vir acompanhada da nostalgia, de lembrar de tempos antigos e pensar em como algum tempo da sua vida pode ter sido tão bom a ponto de você querer voltar lá trás. Ou então sentindo um aperto no coração de algo que simplesmente não pudemos mudar.
Saudade Da Infância
Para a maioria das pessoas, sentir saudade da infância faz parte do cotidiano. Mas por que será que é um momento da vida de que sentimos tanta falta? A infância normalmente é sempre acobertada pelos pais, os problemas permanecem longe, não há preocupações, as ideias são simples, mas parecem ser grandiosas e as brincadeiras são tudo de bom. Não acontece sempre isso, mas quantas vezes você já não quis voltar ser criança pelo simples fato de ter sua mãe do lado para poder te ajudar em qualquer problemas, nem que fosse amarrar o tênis.
E quando nos tornamos adultos, há muito que acabamos perdendo. A inocência é a primeira delas, aprendemos com a vida que as coisas não são fáceis e que as pessoas não são o que elas aparentam ser. Isso nos magoa e por isso lembramos da infância com tanta facilidade, pois ali perceber que alguém queria seu mal era bem difícil.
Infelizmente a infância é uma saudade que temos que apenas conviver, tentar trazer momentos para o nosso cotidiano para se sentir mais leve, como por exemplo uma música que você ouvia muito quando era criança e que te marcou muito.
A infância é realmente a fase mais importante de nossas vidas, juntamente com a adolescência, é nessa época que formamos nosso caráter e decidimos como o futuro será em questão de percepção. Claro que a vida vai se alterando com os acontecimentos, mas quem nunca viveu alguma coisa e pensou que faz o que faz por conta de ensinamentos ou vivências durante essa época.
Saudades De Um Lugar
Quando vivemos momentos bons e construtivos em um determinado lugar sempre sentimos falta do que o lugar consegue nos trazer. Seja a casa onde você morou durante um tempo e foi muito feliz, ou então um lugar em que você viveu algum momento inesquecível.
Viagens também podem te trazer momentos muito bons na mente. O legal é que são saudades que podem ser resolvidas dependendo do lugar e do contexto.
Saudade De Um Amor
Enquanto vivemos a experiência de amar alguém, fazemos diversos momentos serem importantes e infelizmente quando acaba um relacionamento, aprender a viver como antes é complicado. Por isso é normal sim ter saudade de momentos que foram bons. Mas nunca se esqueça do por que acabou, isso vai te fazer seguir em frente. Não deixe que a saudade te mova, seja em qualquer âmbito.
O futuro é o que o nos espera e ele com certeza pode trazer surpresas incríveis para nós. Não deixe de viver o presente pensando no passado, pois ele pode vir nunca mais acontecer. Não é do dia para noite, mas deve partir de você.
Clarice Lispector
Alguns autores trataram com muita ênfase no tema saudades em suas obras, tentando mostrar em forma de palavras o quanto a saudade pode ser grande e precisa ser demonstrada de alguma forma para que mais pessoas possam compartilhar do mesmo momento.
A saudade já ultrapassa todas as gerações, e mesmo com autores que viveram no século passado, isso ainda é totalmente pertinente. Clarice Lispector é uma delas e conseguiu com maestria falar sobre diversos assuntos do cotidiano de maneira poética.
Para os que não conhecem, Clarisse viveu no século XX no Brasil, sendo uma refugiada da Ucrânia. No período os judeus estavam sendo perseguidos e assim a família dela veio logo com ela ainda bebê. Viveu em diversos lugares do Brasil, fazendo faculdade de direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, viveu em Recife quando ainda era pequena e fez história com contos, poemas e outros.
Frases Sobre Saudade
Em algumas obras de Clarice, há alguns trechos que podemos sentir claramente a saudade da autora e pode fazer parte do nosso cotidiano também, mesmo que usasse outras palavras para descrever.
“Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.”
“Estou com saudade de mim. Ando pouco recolhida, atendendo demais ao telefone, escrevo depressa, vivo depressa. Onde está eu? Preciso fazer um retiro espiritual e encontrar-me enfim – enfim, mas que medo – de mim mesma.”