Criar um filho com certeza é um desafio, mas que os pais enfrentam com um sorriso enorme no rosto, já que também é uma das maiores felicidades da vida. Ao longo dos anos, podemos encontrar algumas dificuldades quando se tratam de alguns assuntos em relação aos filhos, e um deles pode ser a forma de motivação usada nas crianças.
A motivação pode ser para ensinar qualquer coisa, como ajudar na escola, ensinar respeito ao próximo, estimular uma boa alimentação, tudo isso deve ser motivado em nossas crianças. A motivação também pode ser usada quando sente que o seu filho não está bem consigo mesmo, quando ele está passando por algum problema que não está sendo compartilhado. Tudo isso deve ser tratado com muito cuidado para não magoar o filho, mas sim para ajudá-lo a superar as suas dificuldades, e também aprender a compartilhar com você tudo que for necessário.
Se o seu filho não está conseguindo se motivar com nada, e tem um perfil um pouco preguiçoso, há algumas ações que podem ser feitas para que consiga o motivar. Vamos conferir abaixo:
- Estipule Responsabilidades E Tarefas:
A criança necessita de lidar com algumas responsabilidades, claro, todas elas devem estar de acordo com a sua idade. Além dos estudos, é necessário ensinar a criança a cuidar da casa e ter comprometimento. Por isso, é preciso desenvolver valores em seus filhos a partir deles mesmos, pois assim ele aplicará tais valores em qualquer ambiente que estiver.
Muitas crianças são responsáveis na sala de aula, por serem “obrigados” e em casa acabam se tornando desinteressados, mas isso não faz sentido! Para mudar isso, os pais devem pedir coisas ao filho, envolvendo ele em responsabilidades adultas, como ajudar na cozinha ou organizar seu quarto, tudo de acordo com a capacidade da criança.
- Permita Que Seu Filho Lide Com as Consequências De Seus Atos:
Não adianta nada você estimular responsabilidades no seu filho, e caso ele não cumpra você não tome nenhuma providência. Por isso, mesmo que você deseje sempre o melhor para o seu filho, deve ensinar ele a lidar com situações onde ele errou ou não se portou corretamente.
Mas fique atento, você não irá julgar, humilhar ou culpar o seu filho, mas sim fazer com que ele entende o que ele errou e consiga tirar uma lição daquilo. Além disso, você pode aplicar alguns castigos leves, como não permitir que ele vá a casa de um amiguinho até fazer determinada tarefa.
- Incentive Atitudes Positivas:
Quando crianças, não enxergamos por completo se o que estamos fazendo é algo positivo ou negativo, portanto, quando seu filho tomar alguma atitude positiva, reconheça ela e a incentive, pois dessa forma ela voltará a se repetir.
Alguns estudos apontam que o ideal é se incentivar os comportamentos, e não auferir elogios à criança, pois a partir dos elogios a criança pode se sentir rotulada e achar que estará sempre correta, e isso não é algo bom. Já quando uma postura é incentivada de maneira individual, ela tende a se repetir.
Mas lembre-se de nunca incentivar atitudes em troca de reconhecimentos e condições, por exemplo, receber um presente quando faz algo certo, pois dessa forma a criança poderá começar a agir por interesse.
- Lembretes E Frases Motivacionais:
Se você acha que o seu filho esquece de fazer coisas por simplesmente estar com a cabeça nas nuvens uma boa opção é deixar lembretes sobre o que ele deve fazer.
Você pode ter um mural colorido em um local bem visível da casa, e dessa forma ele sempre consultará o que ele deve fazer, ou ainda alarmes no celular ou relógio, assim ele criará uma rotina.
Além disso, os lembretes podem vir acompanhados de frases motivacionais, para que ele se sinta seguro e amado. Muitos pais podem achar útil tais frases e pensamentos de motivação, que ensinam as crianças de forma correta. Essas frases prontas podem ajudar aqueles pais que mesmo sabendo o que falar, não consegue formular a frase como desejam.
Acompanhe Abaixo Algumas Frases De Motivação Infantil E Pensamentos Para Crianças:
“Menina, você é linda e precisa continuar vivendo os seus sonhos. A vida pode ser o conto de fadas que você quiser, mas não se esqueça de estudar, sempre sendo você mesma, acredite nas suas vontades, brinque e se divirta. Aproveite enquanto é tempo!”
“Continue sendo essa criança encantadora que você é. Continue batalhando pelos seus sonhos e buscando sempre ser uma pessoa melhor. Ajude quem está contigo, agradeça em todos os dias pelas oportunidades que lhe surgem, converse com os seus amigos, saia com a sua família e retribua todo o amor que você recebe.”
“Você é uma criança amável, encantadora e torço muito pelo seu futuro. Continue batalhando e em busca dos seus sonhos. Você pode realizar todas as suas vontades se correr atrás para que isso aconteça. Não desista, mantenha sempre o sorriso no rosto!”
“Você é uma criança incrível, com uma inteligência inexplicável. Espero que continue evoluindo e mostrando para todos a sua luz. Seja sempre gentil com as pessoas, aprenda algo novo em todos os dias e saiba valorizar todos os que estão ao seu redor.”
“Seja gentil com os seus amiguinhos, ajude-os sempre que precisarem. Seja com um abraço, um sorriso, compartilhando o seu lanche, ouvindo, conversando, falando sobre os seus sonhos e abrindo o seu coração. Faça sempre o bem, pois você será mais feliz desse jeito!”
“Não permita que ninguém roube os seus sonhos, só você pode correr atrás e realizá-los. Não perca a sua essência, acredite na magia da infância e continue vivendo em harmonia. Você tem a vida inteira pela frente, aproveite cada momento como se fosse o último!”
“Acredite nos seus sonhos, pequeno! A sua vida ainda tem tantos momentos para serem vividos, tantos aprendizados e experiências daqui para frente. A hora não para e você precisa estar sempre se atualizando. Sorria e curta cada dia!”
“Dedique-se ao que você gosta de fazer, saiba evoluir com os erros e lembre-se sempre de seguir o caminho do bem. Quando a gente faz tudo com amor, a vida retribui em dobro. Você merece ser muito feliz e, acredite, será!”
“Ei, não se esqueça de viver em busca do melhor futuro para ti. Sua vida ainda é muito longa, mas passa depressa, então não deixe de aproveitar cada momento. Curta as suas fases, acredite nos seus sonhos e faça tudo sempre pensando com bom senso e amor.”
Essas frases podem ser usadas pelos pais, tios, irmãos, familiares, professores e amigos das crianças. Incentivar uma criança a ser melhor, a ser gentil e esperançoso é algo que deve ser cultivado todos os dias, para que possam ser formados adultos responsáveis, bondosos e corretos. Durante a infância a criança desenvolve toda a sua personalidade, por isso, se incentivada de forma correta, crescerá sendo uma ótima pessoa.
- Atente-Se a Outros Fatores:
Fique atento a outros fatores, nem sempre que seu filho estiver desmotivado quer dizer que ele é preguiçoso. Dependendo do nível de desanimo do seu filho, podem ter vários fatores interferindo em sua vida.
Se você notar que a criança está com muito desânimo, ela pode estar passando por algum problema na escola, como colegas fazendo bullying, ou estar enfrentando problemas psicológicos, como depressão.
Por isso, converse com o seu filho, além disso, preste atenção aos detalhes de sua vida e investigue tudo, antes de simplesmente culpar a criança. Isso é essencial para que você consiga ajudar o seu filho caso ele esteja passando por problemas, as crianças que passam por algum problema não costumam compartilhar ele abertamente, mas elas darão sinais de que estão sofrendo por algo.
Se você notar que não é o caso do seu filho será uma benção para você, claro, e com isso você deverá cuidar para que ele consiga se sentir motivado nas atividades do seu cotidiano.