Estudar faz parte de todas as fases da vida, não é verdade? E quando dizemos que faz parte de todas as fases, são todas mesmo. Isso significa que não é porque você é uma pessoa idosa que não precisa mais angariar conhecimento.
Nas notícias, cada vez mais, acabamos por ver pessoas que, de acordo com uma noção social não deveria mais se prestar a esse papel, que mesmo tendo uma idade avançada, procurou o conhecimento em diversas áreas: exatas, humanas, ciências, enfim. Aqui no Brasil mesmo o número de pessoas mais velhas que voltaram a estudar para concluir o ensino médio e também para dar entrada na faculdade cresceu muito.
O que se deve a esse êxodo de pessoas mais velhas em busca do conhecimento? Várias são as razões. Porém, uma em especial está totalmente relacionada com o fato de o governo estar investindo cada vez mais na especialização de pessoas adultas: lançou programas como o EJA, para conclusão do ensino médio, bem como, também o próprio ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio que passou a ser uma outra forma de pessoas que antes nem sequer sonhavam em fazer uma faculdade pudessem ter tal chance.
E, quando estamos em alguma instituição de ensino, algo sempre amedronta muitas pessoas: estamos falando das temidas provas. Todo mundo já teve que passar por alguma prova algum dia: seja na escola, para tirar carteira, para poder ser aprovado em algum estágio, enfim. E, como sempre ficamos inseguros sobre elas, não é? Mas temos que entender que ela faz parte da nossa vida e, uma hora ou outra, iremos fazê-la. Aqui em nosso artigo iremos dar dicas de como mandar bem em uma prova sem muito estresse e tendo, claro, pleno rendimento nestas. Vamos lá?
As Provas Estão Chegando!
Para exemplificar as dicas que iremos dar por aqui, prestemos atenção em alguém que esteja cursando um ensino superior. Na maioria das faculdades e universidades, é bastante normal que exista uma semana dedicada somente para fazer provas, que sempre fica no final de cada bimestre. Para alguns, essa é uma forma de fazer um planejamento de estudos bastante adequado a fim de poder dar conta de todas as demandas. Porém, para outros, pode ser um verdadeiro pesadelo.
O que marca nesses casos é que não é só de prova que vive o aluno: são diversas outras matérias que necessitam da entrega de trabalhos, relatórios, projetos de extensão, cargas horárias complementares, enfim. E, quando percebemos, sobra um pouquinho de tempo útil em nossa agenda, o que faz com que aproveitamos para fazer coisas que gostamos, deixando o estudo de lado.
É claro que o esforço do aluno para poder fazer uma prova é bastante válida. O problema é quando o professor não colabora com isso, com alguns fazendo verdadeiras artimanhas para poder prejudicar um ou outro aluno. Mas, felizmente, esse panorama está mudando cada vez mais.
Dicas Para Estudo
Assim que você começar o seu semestre e conhecer os seus professores, preste atenção em tudo o que ele diz a respeito da sua dinâmica de ministrar aulas e do conteúdo que irá ser cobrado. Geralmente, os professores já vem com as datas de provas já marcadas, para que o aluno possa se organizar.
Essa é uma dica que nem muita gente consegue seguir, mas seria uma boa se todos pudessem levar: evite de faltar aula, seja ela qual for. Isso porque a dinâmica da faculdade é muito diferente do ensino médio: a todo dia, é um novo conteúdo a ser ministrado. E, como se trata de disciplinas muito extensas, é muito difícil pegar o que foi ministrado antes de uma forma bem entendível. Sendo assim, evite ao máximo faltar às aulas e, se não for necessário, pelo menos pegue com colegas ou com o próprio professor o que foi ministrado na aula que você faltou.
Uma outra forma de estudo é fazer os exercícios propostos pelos professores na hora da aula. Muitos deles utilizam esses exercícios nas provas e quem aprende a fazer durante a aula passa a não ter dificuldade na hora de estudar, muito menos de fazer os exercícios na prova.
Quando todos os professores já marcarem as datas das provas, é hora de se organizar: deixe, pelo menos, duas horas diárias para você revisar aquilo que foi dado nas aulas anteriores, bem como, também, para encontrar dúvidas e depois tirá-las pessoalmente com o professor. Dessa maneira, você não deixa as matérias acumularem e consegue fazer vários contatos entre as disciplinas, buscando maneiras de entender e não ser mais um conhecimento que você guarda na cabeça.
Como Estudar de Maneira Correta?
Além de definir um horário para estudo, vale muito a pena entender também que para estudar, só sentar na frente do caderno e ler não adianta nada. É necessário que você esteja relaxado, pronto para absorver uma enorme carga de conhecimento. Para que você consiga concentrar, vale de tudo: desde ouvir músicas para auxiliar na concentração, bem como, também, estudar em locais arejados e livre de muitos barulhos externos.
E, por falar em músicas, não pense que estamos falando daquelas que tem muitos toques, batidas e com barulhos que facilmente iriam te distrair: estamos falando das músicas que, colocadas em um nível mais baixo, podem fazer verdadeiros milagres. Para começo de história, esqueça as suas músicas preferidas: elas não servem. O que é recomendado para muita gente é ouvir as chamadas músicas clássicas, com um som mais suave e que possa auxiliar na sua concentração. Muita gente opta por ouvir músicas de videogames, que também é uma boa fonte de concentração.
Estudei, Estudei e Fui Mal Mesmo Assim!
Calma! Não é o fim do mundo! Nem tudo o que a gente pensa para nós acaba por se realizar. Ir mal em uma prova é uma das coisas mais comuns que existem. Ela serve para mostrar para a gente que estamos fazendo algo de errado, exigindo que façamos, então, uma verdadeira mudança de nossos hábitos de estudo. Ou seja, vale a pena revisitar a maneira que estamos estudando e encontrar outras maneiras para não deixar isso acontecer.
Você deve sempre se lembrar que uma prova não define toda a sua capacidade e que ela é apenas mais uma das tantas que você vai passar em toda a sua vida. O importante é não desistir, de jeito nenhum, se é uma coisa que você gosta e que quer muito alcançar.
Pode ser que você não se dê bem em outra prova, mas isso não significa que você é uma pessoa burra. São muitas as variáveis para definir se uma pessoa vai bem ou não em uma prova. A persistência é a chave do sucesso. Nunca se esqueça disso.