Frases De Generais Romanos

O Império Romano tem uma das histórias mais impressionantes de toda a humanidade, e os seus guerreiros certamente estão entre os guerreiros mais célebres da história da humanidade, claro, pois o maior Império da Antiguidade Ocidental precisava ser construído a partir de um exército de grande força.

Como Funcionava o Exército Romano

Os guerreiros romanos eram treinados para usar armas defensivas e ofensivas, dessa forma, conseguia lutar em qualquer posição, o treinamento era constante, até em tempos de paz. A maioria dos soldados eram vindos das classes mais pobres da sociedade, já os oficiais eram pertencentes à nobreza, por isso, eles mesmos custeavam suas armas, armaduras e mantinham seus cavalos.

O recrutamento dos soldados era feito de forma obrigatória, principalmente entre os das classes mais pobres, que não tinham a opção de não fazer parte do exército. Após notar que com o recrutamento obrigatório muitos homens permaneciam por muito tempo longe de suas terras, e acabavam perdendo elas, a participação no exército passou a ser voluntária, em troca os guerreiros recebiam um salário, chamado de soldo. Além disso, eles podiam tomar um pedaço de terra nos locais conquistados.

Era de grande prestígio participar do exército, que era comandado pelo Imperador, que muitas vezes era aclamado como o responsável após as vitórias. Os guerreiros tinham que permanecer no exército por 25 anos seguidos, e depois disso, eles recebiam uma pensão do governo de Roma e um pedaço de terra.

Guerreiros Romanos

Guerreiros Romanos

As legiões

Os guerreiros romanos eram chamados de legionários, já que o exército era dividido em legiões, cada uma delas formada por cinco a seis mil homens, além dos guerreiros, contava ainda com cerca de cento e vinte cavaleiros e uma artilharia composta por bestas, balistas, onagros e outras grandes armas de guerra, que arremessavam pedras, dardos e flechas, as legiões possuíam até mesmo elefantes de guerra.

Os legionários usavam um escudo retangular que tinha um metro e meio, e uma armadura especial formada por um gládio, um pilo, sandálias feitas de couro, malha de ferro trançada para sua proteção e também um elmo para proteção da cabeça, contava também com uma hasta, uma adaga e um púgio. Durante as marchas de guerra usavam botas bem resistentes, carregavam consigo uma bolsa de carga que continha mantimentos para sobrevivência de 15 dias, uma pá, uma cerca e um cesto.

Os legionários sempre andavam em pequenos grupos de até dez pessoas, e quando precisavam receber ordens se uniam em grupos de cerca de oitenta pessoas. Eles tinham entre dezessete e quarenta e seis anos de idade, serviam por 25 anos seguidos, e os seus últimos cinco anos de serviços eram mais brandos.

Os legionários com certeza tinham como fonte de inspiração os seus imperadores. Vamos conferir algumas frases de grandes romanos que com certeza inspiraram os pensamentos dos guerreiros romanos.

Frases Que Inspiraram Os Guerreiros Romanos:

  • “Normalmente os homens preocupam-se mais com aquilo que não podem ver que com aquilo que podem.“ (Julio César).
  • “Vale mais romper de uma vez do que alimentar permanente suspeita.“ (Julio César).
  • “Não há glória maior que perdoar a quem me atacou, e premiar a quem me serviu.“ (Julio César).
  • “É melhor sofrer o pior agora do que viver no eterno medo dele.” (Julio César).
  • “Nada existe de tão difícil que não seja vencível.” (Julio César).
  • “Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte.“ (Julio César).
  •  “No meio das armas, calam-se as leis” (Marcus Tullius Cícero).
  •  “A lembrança serena de uma dor passada traz um prazer.” (Marcus Tullius Cícero)

    Marcus Tullius Cícero

    Marcus Tullius Cícero

  • “Uma casa sem livros é como um corpo sem alma.” (Marcus Tullius Cícero)
  •  “Não há nada mais gratificante do que o afeto correspondido, nada mais perfeito do que a reciprocidade de gostos e a troca de atenções.” (Marcus Tullius Cícero)
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.