Frases Clarice Lispector Sobre A Vida

A literatura é importante em todos os sentidos, não é mesmo? Pois é: é ela quem abre portas para nós em muitas oportunidades, sejam elas acadêmicas, profissionais, amorosas, enfim. De muitas maneiras diferentes. Ler, nem que seja um gibi ou uma folha de jornal é muito importante para o desenvolvimento intelectual que possamos vir a ter, somando-se a isso a possibilidade de poder se dar bem na vida com a literatura.

Infelizmente, a nossa literatura como a conhecemos vem perdendo cada vez mais força, principalmente entre os jovens que estão preferindo outros meios para poderem se divertir. Soma-se a isso a possibilidade de o jovem ter muita informação em um curto espaço de tempo, o que faz com que as pessoas fiquem com “preguiça” de recorrerem ao livro para poderem se informar. Por conta desse desinteresse, a indústria do livro vem passando por uma grande crise institucional e financeira. Diversas editoras e livrarias Brasil afora vem pedindo ajuda para não precisarem fechar as portas. Pior: algumas chegaram a decretar falência e recuperação judicial.

Será o fim do livro? Bem, se depender de alguns entusiastas da tecnologia (tecnologia essa que tirou as pessoas das bibliotecas), isso está totalmente fora de cogitação. E você ficou curioso para saber o porque disso? Bem, confira mais detalhes a seguir:

A Revolução Dos Livros

Por conta das últimas incursões tecnológicas, parece ter ficado bem claro que o fim do livro estava decretado, não é mesmo? Pois é. Não. Isso porque, alguns visionários perceberam que a tecnologia poderia contribuir para que o livro não sumisse da vida das pessoas. Melhor: eles acreditavam que era possível salvar toda uma cultura literária do planeta apenas utilizando a tecnologia.

Em 1990, a internet estava caminhando a passos pequenos, ainda. Nessa época, os computadores de mesa estavam começando a se popularizar entre as pessoas. Só que, nessa popularização, a internet começou a ser vinculada com esses computadores, prometendo uma conexão que fizesse sentido entre as máquinas.

Nessa mesma época, o americano Jeff Bezos, percebendo que a Internet teria um grande potencial anos mais tarde, decidiu sair de seu emprego e se aventurar em um mercado totalmente novo: o de vendas sob encomenda pela internet.

Jeff Bezos

Jeff Bezos

E qual era o artigo inicial enviado pela sua empresa, que se chamava Kadabra? Sim, eram os livros.

Depois de alguns anos de sucesso nessas vendas, o reposicionamento da marca, que passaria a se chamar Amazon e o advento da internet, o agora multibilionário se via num dilema: os livros eram pesados e muito problemáticos no que se referia à sua portabilidade. Ora, então porque não tentar fazer com que a tecnologia abraçasse os livros, não é mesmo?

É, nos anos 2000, Bezos apresentou ao mundo a sua “arma”: o Kindle. O aparelho se assemelhava com um PC de bolso, com uma tela de sete polegadas e que tinha capacidade para armazenar mais de dois mil livros digitais em sua memória. O seu maior atrativo era, com certeza, a sua tela, que conseguia emular uma página de livro com uma fidelidade nunca antes vista no mercado. Não precisa nem dizer que o Kindle foi um sucesso, né?

Kindle

Kindle

Até hoje, o aparelho faz um grande sucesso entre os jovens, que preferem levar o aparelho para onde quer que seja, em vez de carregar livros pesados e que podem comprometer a sua saúde física. Isso sem contar, também, que o aparelho ajuda a promover a pegada ambiental no que tange à preservação do mesmo, por conta do não uso de folhas e outras coisas relacionadas a gasto de matéria prima que poderiam causar um dano ambiental. Depois do estouro do Kindle, diversas outras marcas apareceram lançando seus aparelhos parecidos e semelhantes com o da Amazon. Porém, a liderança disparada é a da Kindle.

Clarice Lispector

 Clarice Lispector

Clarice Lispector

Uma da maiores autoras brasileiras, Clarice Lispector, na verdade, tem origem Ucraniana. Nascida em 9 de dezembro de 1920, em Chechelynk, na Ucrânia, a escritora é conhecida por conta de seus trabalhos envolvendo romances, contos e ensaios, sendo que a sua importância relacionada à escrita brasileira é incalculável, sendo considerada uma das mais importantes escritores do século XX.

Nasceu em uma família judia que tinha origem russa, que acabou perdendo tudo o que tinha por conta da Guerra Civil Russa e, com o destino quase que selado para a morte, não viu outra alternativa, junto com sua família, que era a de emigração para um outro país. Com isso, acabaram escolhendo vir para o Brasil, país no qual tinham ouvido falar que era a terra da oportunidade. Infelizmente, a mãe da escritora passou por tragédias que a traumatizaram muito: durante a Primeira Guerra Mundial, ela foi violentada por soldados russos, sendo que, em 1922, ela finalmente desembarca, junto com Clarisse e duas outras filhas, além do marido, em Maceió.

Depois de alguns anos, ela foi para o Recife, até que, por uma grande tristeza do destino, a mãe de Clarice viera a falecer quando a escritora tinha oito anos de idade.

Depois desse triste episódio, seu pai e suas irmãs viriam para o Rio de Janeiro, onde se estabilizariam e, por conta disso, viriam a conseguir viver as suas vidas, até que o pai de Clarice viesse a falecer em 1940.

Clarice Lispector E A Ucrânia

Clarice disse que não tinha nenhum traço ucraniano em sua vida, embora tenha nascido lá. A escritora argumentava que, por não ter pisado nunca naquele chão, tendo sido carregada apenas no colo, ela não conseguia fazer nenhum tipo de associação emotiva cm seu país de origem, declarando, com todas as letras, que a sua pátria era, de fato, o Brasil.

Clarice Lispector na Juventude

Clarice Lispector na Juventude

Chegou a estudar direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas foi com a escrita que ela se encontrou profissionalmente. Lançou diversas obras de grande sucesso que não só projetaram seu nome na literatura nacional mas também internacional. Lispector passou a ser sinônimo de intelectualidade e, também, de grande inteligência.

Infelizmente, em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos, a escritora morre, decorrente de um câncer de ovário diagnosticado tarde demais.

Frases Sobre a Vida

Para conferir frases de Clarice Lispector sobre a vida, confira o link a seguir:

https://www.pensador.com/15_frases_de_clarice_lispector_sobre_a_vida_e_os_sentimentos/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.