O Futebol é o esporte mais amado do Brasil, considerado uma paixão nacional, é o mais popular em nosso país, e fez com que ficássemos conhecidos como país do futebol.
A maioria dos brasileiros tem um time preferido e entende, ao menos um pouco, sobre esse esporte.
Origem E História Do Futebol No Brasil
O futebol foi criado na Inglaterra por volta do ano de 1860. O brasileiro Charles Miller teve contato com o esporte quando foi estudar na Inglaterra, no ano de 1894, quando se formou voltou ao Brasil trazendo consigo uma bola e as regras que ele conhecera sobre o novo esporte.
A primeira partida de futebol em nosso país ocorreu no dia 14 do mês de abril do ano de 1895, no estado de São Paulo. Os times que participaram foram o São Paulo Railway e a Companhia de Gás (formada por ingleses). O primeiro time venceu a partida por 4×2, um de seus membros era o próprio Charles Miller.
No ano de 1901 foi que surgiu a Liga Paulista de Futebol, e foi no estado de São Paulo que o esporte se desenvolveu primeiro, ocorrendo o primeiro Campeonato Paulista. Charles Miller disputou diversos deles com sua equipe, que foi tricampeã paulista.
No ano de 1914 foi criada a Confederação Brasileira de Desportos. Por volta do ano de 1919 já existiam diversos clubes no país, e também já existia um campeonato em cada estado do país. No ano de 1979 a Confederação Brasileira de Desportos foi dissolvida, e foi substituída pela Confederação Brasileira de Futebol, essa passou a ser a entidade que administra o futebol no país, possuindo todas as federações do Brasil vinculadas.
A Confederação Brasileira de Futebol é que organiza os principais campeonatos nacionais, sendo eles:
-
Campeonato Brasileiro:
Foi no ano de 1971 que surge o primeiro campeonato brasileiro, tendo como o primeiro campeão o Atlético Mineiro. A competição é popularmente chamada de brasileirão. Esse torneio foi criado para definir a classificação das equipes que iriam representar o Brasil em competições internacionais.
O campeonato passou por diversos problemas iniciais, sendo um dos mais importantes à falta de padronização dos jogos, que continham regras mudadas anualmente. Algum tempo depois foi criado o Estatuto do Torcedor, que um tempo mínimo de três anos para seguir um mesmo regulamento. O campeonato conta com quatro séries: A, B, C e D.
A série A é disputada por vinte times no total, em um sistema de turno e returno, aonde os clubes vão conquistando pontos. Ao final do período de competição o clube com mais ponto se sagra campeão, os quatro clubes com menor pontuação irão para a série B no próximo ano, e os outros quinze clubes garantem vagas em diversos campeonatos: Libertadores, Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil.
A série B conta com vinte equipes e é disputada da mesma forma que a série A, a diferença é que os quatro clubes com melhor pontuação conseguem passar para a série A, e os quatro clubes com pior pontuação irão para a série C. A série C também conta com vinte equipes, mas nessa etapa os pontos não são corridos. A série D conta com sessenta e oito equipes que foram classificadas pelos campeonatos estaduais.
O modelo atual de competição foi implantado no ano de 2003, sofrendo poucas alterações ao longo dos anos. No início os jogadores o acharam muito competitivo havendo certo receio quanto a ele, mas logo perceberam que dessa forma o campeonato tem muita emoção e a competitividade acaba o deixando mais interessante.
-
Copa do Brasil
Esse campeonato foi criado no ano de 1989, mas atualmente não é a competição com mais destaque no cenário nacional.
A competição conta com um sistema eliminatório entre sessenta e quatro equipes, que conseguem uma vaga para a competição através dos campeonatos estaduais, torneios ou pelo ranking da entidade. Há no mínimo um representante de cada estado do país. O time campeão da Copa do Brasil é classificado para a Libertadores.
-
Campeonatos Estaduais
Os campeonatos estaduais ocorrem no intervalo entre um campeonato brasileiro e o outro, um período de cinco meses. Cada estado tem um regulamento diferente para o seu campeonato.
Os campeonatos mais assistidos e disputados do país são: campeonato paulista, campeonato carioca, campeonato mineiro, campeonato gaúcho.
-
Copa do Brasil de Futebol Feminino
A Copa do Brasil de futebol feminino foi criada no ano de 2007, é disputada por trinta e duas equipes. Nos últimos anos o campeonato vem conseguindo ganhar mais espaço na mídia, as jogadoras femininas possuem ótimo desempenho, apesar disso falta incentivo e capacitação adequada em nosso país.
Há diversas equipes de futebol no país, mas alguns times possuem uma torcida mais volumosa, sendo elas todas concentradas na região sudeste. Confira abaixo alguns dos primeiros colocados:
- Flamengo (17,2% de brasileiros): O time carioca é também preferência entre os nordestinos. O time foi criado no ano de 1895.
- Corinthians (13,4% de brasileiros): O time paulista tem como uma das suas principais características a torcida fanática. O time foi fundado no ano de 1910.
- São Paulo (8,7% dos brasileiros): O time paulista é um dos brasileiros com mais títulos mundiais. O São Paulo foi fundado no ano de 1910.
- Palmeiras (6% dos brasileiros): O time paulista foi fundado no ano de 1914.
- Vasco da Gama (4% dos brasileiros): O time carioca foi fundado no ano de 1898.
- Cruzeiro (3% dos brasileiros): Único time dessa lista que não está entre os cariocas e paulistas, o Cruzeiro é um clube mineiro e foi fundado no ano de 1921.
Mas Por Que O Brasil É O País Do Futebol?
Apesar de ter sido criado no Inglaterra, o Brasil ganhou fama mundial como país do futebol. Isso ocorreu primeiramente pela forma como ele foi bem recebido no Brasil.
Quando os brasileiros tiveram contato com um esporte tão simples, basta ter uma bola e um espaço para brincar, eles começaram a praticar o mesmo constantemente. Ele conquistou a todos por ser imprevisível, emocionante, que une todos por um único propósito. Logo, os brasileiros se tornaram fanáticos por esse modelo de competição.
Mas não é simplesmente por que os brasileiros amam o futebol que somos chamados de país do futebol, mas sim por que a população brasileira em geral é muito boa no esporte, há muitos grandes nomes do futebol mundial que tem origem brasileira. Com isso, o país conseguiu montar equipes vencedoras, que conquistaram cinco títulos de Copas do Mundo, sendo o único país participante a ter conquistado tantos taças.
Para alguns estudiosos o futebol é uma forma de manifestação cultural e no Brasil tal manifestação foi mais abrangente, transformando uma característica das pessoas que vivem aqui, já para outros o talento dos brasileiros para o esporte está ligado a miscigenação de raças que existe em nosso território.
O interessante do esporte também é que ele tem grande popularidade entre as classes sociais mais abastadas, que são a maioria da população do país.
O nosso país também é considerado um “exportador” de atletas, isso começou a ocorrer por volta da década de 90, e desde então não parou mais, para os jogadores, conseguir ir para um time fora do Brasil é de grande prestígio, e o sucesso dos brasileiros internacionalmente é imenso. Apesar de ser um fato empolgante para os jogadores, mostra como os times nacionais estão em crise, não conseguindo manter seus jogadores.
Com tudo isso exposto fica possível entender um pouquinho o por que do país ser chamado de país do futebol: é uma mistura de amor por parte da população e qualidade por parte dos atletas.
Conhecendo o nosso amor por esse esporte, vamos conferir abaixo algumas frases que falam um pouco sobre ele:
- “A vida é como um jogo de futebol, cada lance pode definir sua trajetória.” (Michael Johnathon)
- “O futebol é paixão e emoção acima da razão.”
- “Nenhum jogador é tão bom como todos juntos.” (Alfredo Di Stefano)
- “Misturo poesia com cachaça e acabo discutindo futebol.” (Vinicius de Moraes)
- “Faça da vida um jogo de futebol… Chute as tristezas, drible as dificuldades e marque gols de alegria.”
- “Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar.” (Pelé)
- “O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso.” (Bill Shankly)
- “Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras.” (Augusto Branco)
- “Na Europa o futebol é entretenimento entre classes, no Brasil é o analgésico do povo.”
- “Escrevo a vida como se jogasse futebol.”
- “Futebol é uma arte onde em um segundo você pode criar uma “obra prima” ou o fiasco da sua vida.”
- “Algumas pessoas me dizem que os jogadores de futebol são escravos. Bom, se isso é escravidão, quero uma sentença perpétua.” (Sir Robert “Bobby” Charlton)
- “Durante a vida, um homem pode trocar de esposa, de partidos políticos, de religião, mas nunca o seu time de futebol.” (Eduardo Hughes Galeano)
- “Quando se trata de futebol…a coisa mais importante sobre o futebol…é que não é apenas futebol.” (Sir Terence David John “Terry” Pratchett, escritor inglês.)
- “Seja lá quem inventou o futebol deveria ser honrado como Deus.” (Hugo Sánchez Márquez)