Vamos colocar aqui neste material, algumas das muitas frases desta personalidade altamente polêmica, que apesar de sua morte ainda vem causando com seu legado de frases e conteúdos, um enorme impacto em diversos canais como mídias sociais e televisão, devido ao seu forte apelo para as causas feministas, que é uma causa fortemente defendida principalmente por pessoas como ela que revolucionaram o universo tanto feminino como masculino.
O feminismo, nasceu basicamente nos anos 60 e vem sendo defendido ao longo dos anos por diversas mulheres, sejam personalidades famosas ou mesmo pessoas anônimas, que vem contribuindo para a massificação e divulgação de frase que defendam a causa feminina.
Por que as Frases de Simone são Dadas Como Extremistas até Mesmo Pelas Feministas?
Vamos começar, colocando aqui algumas das muitas frases desta intelectual extremamente polêmica e que é tida como uma mulher a frente de seu tempo dentro das concepções ideológicas do feminismo que existe até hoje:
“Sei o que é o amor. Tinha, com efeito, entrevisto algo novo. Meu pai, minha mãe, minha irmã, os que eu amava, eram meus. Pressentia pela primeira vez que a gente pode ser atingida no próprio coração por uma irradiação vinda de outro lugar.”
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.”
“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.”
Vamos falar um pouco sobre a concepção ideológica do feminismo:
O feminismo, é um movimento que foi criado com base em uma variedade de fatores dentre eles a necessidade de participação da mulher em trabalhos de educação e atendimento de enfermagem durante a Segunda Guerra mundial, que foi algo que deu digamos assim uma dimensão mais prática a este movimento que era até então algo puramente teórico.
Porém, já antes da Segunda Guerra mundial se tinha a parte teórica do feminismo, que seria em essência um conjunto de ideologias, com base na ideia de liberalismo, que é em essência uma ideia de liberdade e que ganhou uma forte influência, graças a esta filósofa e escritora que contribui para que se desenvolve-se a sociedade como se conhece.
Assim, por meio desta mentalidade e até mesmo sob o ponto de partida diverso é que se pode usar, está concepção ideológica como forma para entender estas primeiras três frases desta escritora e que impactou profundamente o mundo como se conhece.
Vamos colocar mais algumas frases para a nossa análise e reflexão:
“Entretanto, não se deve acreditar que todas as dificuldades se atenuem nas mulheres de temperamento ardente.”
“Ao contrário, podem exasperar-se. A pertubação feminina pode atingir uma intensidade que o homem não conhece.”
Estas frases que buscamos por colocar aqui, mostram um pouco sobre o comportamento, desta que é uma das mulheres mais famosas e mais polêmicas do momento atual, de modo especial quando falamos de movimentos feminista contemporâneo, pois está escritora fez a ponto entre o movimento e o movimento teórico do feminismo.
Quem era Simone Beauvoir?
Esta escritora, filósofa e intelectual que nasceu na França em 1908 e veio a falecer em 1986, é considerada como uma das mais famosas e grandes formadoras de opinião do século XX, esta fama foi atribuída, pelo seu alto grau de polêmica em frases que ela seguiu como estas anteriores que transformaram o movimento feminista de uma mera corrente teórica em um movimento extremamente prático.
Esta autora, tinha também uma certa inquietação com relação a questão de morte que foi claramente demonstrada em um de seus últimos livros que esta intelectual publicou. Simone Beauvoir que nasceu em Paris França e escreveu até a sua morte devido a complicações de uma pneumonia.
Simone foi casada com Jean, que embora não fossem casados oficialmente, devido inicialmente a uma questão de necessidade de dote na época em que se conheceram, em 1929 e de modo especial pela opção feita pela própria intelectual de não querer ter família e filhos. Dedicando-se totalmente a carreira, porém eles mantinham um certo relacionamento durante sua vida.
Note que todas as suas frases, são tidas como uma riqueza de detalhes, pelas quais vale a pensar até mesmo para a questão dos defensores do machismo, que é um movimento que justamente prega o contrário da questão do feminismo, que também foi influenciado por esta formadora de opinião que cada dia mais vem ganhando força em diversas mídias.
Qual o Impacto das Frases de Simone?
As frases desta filósofa, como estas as quais colocamos se trata de um verdadeiro a achado e é considerado como base para muitas feministas não somente da França, como também de toda a Europa e de todo o Ocidente conhecido, que tem uma enorme influência desta formadora de opinião do momento atual.
Vejamos então algumas outras frases:
“Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância.”
“A menudo curar es mutilar.”
“Era-me mais fácil imaginar um mundo sem criador do que um criador carregado com todas as contradições do mundo.”
Refletindo sobre estas mensagens:
Estas mensagens refletem uma figura emblemática do século XX e que fez toda a diferença em termos de linhas filosóficas da era moderna em todas as áreas da filosofia moderna.
De modo especial quando falamos em termos de feminismo que praticamente foi revolucionado mediante ao aparecimento desta figura.
Com o surgimento de mulheres, como Simone Beauvoir, se nota o aparecimento de uma a nova geração de mulheres feministas que criaram o movimento feminista contemporâneo e que praticamente fizeram do feminismo o movimento social, ideológico e doutrinário ter a força politica do momento atual.
Por isso, é tão importante que se procure por pensar em termos de movimento feminista, como algo que é tido como um marco zero, de antes e depois desta grande formadora de opinião que pensava a frente de seu tempo e deixou como legado uma concepção nova de liberalismo e feminismo.
Esta filósofa, fez é conhecida como uma enorme contribuidora para causas como feminismo que tem se mostrado cada vez mais imperativa e cada mais urgente que se pense e se análise, com muito cuidado a vida e o que está mulher trouxe para a sociedade.
Outras frases de Simone Beauvoir:
“Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância.”
“Entre as que se vendem pela prostituição e as que se vendem pelo casamento a única diferença consiste no preço e na duração do contrato”
“Não se nasce mulher: torna-se.”
Estas frases, remetem a um imenso diria até mesmo um grande acumulo de recalque que esta intelectual carregava contra a grande maioria dos homens analisando toda a maneira com que se coloca estas e outras frases desta autora e que representem por algo que seja cada vez mais procurado no universo feminino, que é a quebra de paradigmas da sociedade como se conhece.
O que a Quebra de Paradigmas e o Feminismo tem em Comum?
A grande vantagem, que se pode ter até mesmo possa pensar em termos de quebras de padrões da sociedade ou quebra de paradigmas, ou seja, a revisão sobre o que a sociedade pensa e prega em termos de valores morais, está justamente na questão maior do como trabalhar este tipo de valor. Fazendo uma pequena análise das frases desta escritora, que até mps dias de hoje representa uma forte influência principalmente quando falamos na questão da revisão moral de comportamentos da sociedade.
O feminismo, foi um movimento que justamente veio para quebrar estes valores, ou seja, para que se possa contrariar de forma muito importante a todos os preconceitos da sociedade que eram tidos como valores morais imutáveis.
Assim está escritora com frases marcantes e até mesmo sarcásticas, como estas que colocamos apresenta-se como sendo algo que modificou o mundo todo e que, com certeza continuará mudando drasticamente a sociedade e o mundo como se conhece.
O que Representou o Legado Desta Escritora?
Esta escritora e filósofa, representou um grande marco principalmente quando falamos em termos de movimento feminista brasileiro, ao qual teve uma enorme base, devido justamente a algumas características se julga como sendo de vital importância principalmente quando falamos em termos de busca de identidade deste movimento.
O movimento feminista, começou a surgir basicamente do momento em que as mulheres passaram a ter que trabalhar, isto ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi necessário inserir mulheres no mercado de trabalho para fazer trabalhos diversos como, por exemplo dar aulas e atuar na enfermagem, pois os homens estavam no fronte de batalha durante a vigência deste conflito.
Durante o período do pós-guerra este processo de inserção de mulheres no mercado de trabalho, passou a ganhar uma dimensão maior e então as mulheres começaram ao longo do tempo a passar a ter independência financeira e em outros aspectos, algo que não somente pode como deve ser considerado sob os mais diversos aspectos como sendo muito importante e até mesmo muio positiva, para que as mulheres pelo menos desta época pudessem ter uma base para darem o que muitas chamavam como o grito de independência.
Como se Desenvolveu o Movimento Feminista?
Nesta época tinhamos a presença de muitas mulheres, que de alguma forma eram fortemente presentes pelo menos quando falamos em termos de movimentos ideológicos, mas ainda assim o feminismo nesta época não tinha nenhuma fundamentação para se quer ganhar força prática que ganhou durante o pós-guerra.
Mas, foi a partir dos anos 60, com a explosão cultural que ocorreu no mundo e a ideia libertaria que começou a ser divulgada em países como a Inglaterra(por exemplo com bandas de música como os Beatles e cantores como Elves Plesley) e que foram se espalhando pelo mundo, que se foi possível o desenvolver de forma mais intensa e prática por movimentos como feminismo, possibilitando que as mulheres pudessem lutar e até mesmo se empenhar por desenvolver algo que esteja de acordo com suas expectativas.
Isto trouxe muitos benefícios, que não somente podem como devem ser tidos como muito importantes para que as mulheres hoje em dia pudessem se desenvolver profissionalmente e ter mais independência com relação aos homens, que até antes da Segunda Guerra Mundial eram os que dominavam a sociedade.
O Legado de Simone Beauvir:
Está filósofa, trouxe uma enorme reflexão que juntamente, com a explosão de movimentos culturais da época trouxe um grande momento para o feminismo, podemos dizer que frases como estas auxiliaram e muito no chamado processo de desenvolvimento de uma base que fosse algo sólido para o desenvolvimento da chamada liberdade feminina.
Por isso, se importar com frases desta autora não se trata nem de longe de uma mera formalidade e sim de saber e dar valor as conquistas que todas as mulheres tiveram por meio de pensadoras como a própria Simone Beauveir, por isso é muito importante e até mesmo fundamental que se pense em frases como as colocadas aqui.
Para terminar, está reflexão sobre seu legado e o que ele representou, vamos colocar mais algumas frases desta grande mulher que revolucionou todo o universo feminino com frases consideradas não somente como frases de impacto como também como frases pelas quais, se pode e se deve ter uma enorme criticidade e reflexão até mesmo quando falamos em termos de universo masculino.
Vejamos mais algumas frases então:
“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta”
“Eu gostaria muito de ter o direito, eu também, de ser simples e muito fraca”.
“Não são as pessoas que são responsáveis pelo falhanço do casamento, é a própria instituição que é pervertida desde a origem.”
Qual o impacto de frases como de Simone bouvier no universo masculino:
O feminismo, foi um movimento que influenciou de forma muito interessante e até mesmo importante o chamado universo masculino, pois até antes da Segunda Guerra mundial, o homem tinha como referencial de ser a criatura dominante sobre a fragilidade da mulher.
Assim o homem mandava e a mulher deveria obedecer até mesmo por não ter opções, porém estas questões foram sensivelmente mudadas durante a Segunda Guerra mundial e de modo muito particular no período pos-guerra pois a mulher passou a desenvolver um papel mais presente na sociedade.
De início em países como Estados Unidos, Inglaterra e outros isto causou um certo incomodo aos homens, isto gerou nestes países um conflito entre homens e mulheres, que com o tempo fora resolvido e com a explosão de ideias libertarias nos anos 60 houve então uma aceitação pelo menos dos homens da independência de mulheres.
O feminismo, chegou no Brasil em 1917, quando começou a ocorrer as primeiras greves, porém foi a partir da explosão de movimentos sociais nos anos 80, que começou a ser feito uma intensificação deste processo, gerando assim um conflito nacional entre os homens e as mulheres que a partir dos anos 90 passaram a procurar trabalho.
Ainda existe muita desigualdade no mercado de trabalho aqui no Brasil, de modo especial quando falamos em termos de salários, porém as ideias feministas que foram trazidas da Europa, sob influência desta formadora de opinião, trouxe uma visão muito grande e ao mesmo tempo conflitante nas questões ideológicas dos tempos atuais.
Este conflito, gerado pelo feminismo entre mulheres e homens, tende a diminuir e até mesmo a ser eliminado com o tempo, nos anos 90 a mulher que procura-se trabalho, sofria um forte preconceito e até mesmo tinha dificuldade para a aceitação, hoje em dia existem trabalhos que o empregador até prefere que sejam feitos por mulheres.
Existem, muitas áreas que são consideradas campos de domínio feminino como por exemplo a Educação Infantil que gerou toda a base para que as mulheres tivessem independência hoje em dia, trabalhos mais detalhados como, por exemplo redação jornalística onde a predominância é feminina.
O que existe hoje de modo especial em se falando de Brasil, é uma diferenciação devido a questões específicas de desempenho funcional, existem muitas mulheres que até mesmo tem qualificação para atuar em serviços técnicos, que ainda, são de predominância masculina, mas que não conseguem ter êxito, pelo menos a maioria devido a discriminação.
Esta frase, pela qual se fala de trabalho que na minha opinião, é tida como uma frase de grande impacto pois remete a uma demanda de uma realidade que embora tenha sido colocada a décadas e que ainda e infelizmente é algo muito tocado nos dias de hoje e que ocorre com certa frequência e até mesmo naturalidade.
E em Países com Sistemas Marxista, Qual a Influência das Frases de Simone?
O comunismo, foi implementado no ano de 1917, com a revolução Russa, ideologicamente falando o comunismo incute ideias como por exemplo a feminismo embora não use o liberalismo, estas ideias foram fortemente desenvolvidas e implementadas pelos fundadores de repúblicas comunistas como por exemplo Lenin, mas isto apenas ocorreu em países ocidentais, países orientais estas ideias não foram usadas.
As sociedades marxistas, começaram a ser desenvolvida de fato no pós-guerra quando se iniciou o conflito ideológico conhecido como Guerra Fria, então as mulheres nestas sociedades eram usadas como trabalhadoras normais, exceto em países do Oriente, que por fundamentação cultural são países mais tradicionais.
As ideias liberais de Simone Beauvoir, influenciaram o desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas marxistas como por exemplo o comunismo e o nazismo a colocarem mulheres para trabalhar, embora fossem sistemas repressivos, onde se vê um resultado mais prático da aplicação do feminismo de modo especial no pós-guerra indo até mesmo nos dias de hoje em países comunistas ocidentais e também no Nazismo, as mulheres nas sociedade nazista trabalhavam em fábricas financiadas pelo sistema nazista como por exemplo o famoso terceira Hash.
Existe inclusive um filme chamado A lista de Schingler, que aparece as mulheres são colocadas como trabalhadoras tanto na fábrica, como também são beneficiadas pela lista, isto mostra uma vertente de ligação de influência das ideias desta escritora, com o chamado sistema marxista tanto o Nazismo como também o próprio comunismo.
O próprio Stalim, que foi um líder comunista que engrenou o comunismo no mundo usava em suas propagandas pelo mundo, a ideia de que as mulheres eram mais independentes no comunismo e no capitalismo, o que não ocorria na prática, pois embora as mulheres pudessem trabalhar, eram reprimidas por um sistema autoritário.
Nas sociedades marxistas, as mulheres tinham uma certa independência, embora vivessem sob um regime de autoridade que reprimia o povo de maneira geral e sim as ideias de Simone, foram fortemente usadas e serviram de base da concepção ideológica do papel da mulher na sociedade como um todo.
Assim, podemos concluir que desenvolver um sistema ideológico com a mesma complexidade que foi feito por esta brilhante autora é algo que se mostra como sendo praticamente impossível, pois esta filósofa faz parte de um grupo bem seleto de pessoas que conseguiram agradar tanto a marxistas como também a capitalistas.
“Não acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existência de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. Não se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade”.
“No dia que for possível à mulher amar em sua força e não em sua fraqueza, não para fugir de si mesma, mas para de se encontrar, não para se renunciar, mas para se afirmar, nesse dia o amor tornar-se-á para ela, como para o homem, fonte de vida e não perigo mortal”.
“Mesmo com toda libertação feminina essa grande “paciência” que nos caracteriza não deve nunca acabar. É uma riqueza de infinitos alcances que aumenta os poderes de paz do Universo”.
Comente!!!