Provérbio Chinês Sobre Casamento

Casamento

O casamento é muito antigo entre os seres humanos, celebra um vínculo entre um casal. Ao longo do tempo foi regulamentado até mesmo pelo governo, mas antigamente era mais religioso, social e cultural. Com essa regulamentação pode se ver o casamento quase como um contrato, mas é normalmente baseado nas relações interpessoal entre duas pessoas que possuem uma certa intimidade.

Em Portugal, pela legislação o casamento é realmente considerado um contrato, já no brasil é uma mistura de contrato com instituição social, por apresentar regulamentação no código civil brasileiro.

O casamento pode ocorrer por diversos motivos, cada cultura tem suas particularidades, algumas não deixa a própria pessoa escolher o companheiro, sendo a família que escolhe, muitas vezes para melhorar a estabilidade econômica da família, também pode ser para elevar o posicionamento social daquela família.

Em alguns lugares o casamento é simplesmente para procriar e ele serve para oficializar o relacionamento sexual. Existem também pessoas que se casam para conseguir nacionalidade em determinado país. Por último, ainda há casais que se unem pelo laço de amor, para formarem um família, ter filhos e cuidar deles juntos.

Para começar um casamento normalmente existe uma celebração em que para os que casam religiosamente possuem um ministro religioso e para os que registram apenas no civil necessita de um juiz de casamento.  Precisa-se também de testemunhas que serão os padrinhos do casal. Lembrando que sempre as partes são chamadas de “cônjuges” para não haver distinção entre os sexos.

O significado da palavra casamento vem da palavra casa, e matrimônio vem de mater que significa mãe.

Provérbio Chinês

Os provérbios chineses são muito utilizados nos dia-a-dia do oriental, para eles é normal sempre colocar um proverbio no meio das frases de conversas simples ou em textos cotidianos, sendo muito importante para a cultura deles. Para quem fala e escuta chinês, com o provérbios a fala se torna mais simples e natural. Por isso eles incluem os provérbios até mesmo em raciocínios e pensamentos.

Provérbios são frases prontas e concisas que ficam na boca do povo e que cada uma tem um significado diferente, podendo ser usado em situações específicas. Os chineses consideram que é um forma de arte bela e sábia eu deve ser usada sempre.

Há tipos diferentes de provérbios, algumas antigos são escritos de forma mais erudita e os mais modernos de forma popular. Também se diferem no conteúdo sendo mais refinado ou não e na origem podendo ser histórica ou literária.

Normalmente os mais refinados vem de literaturas consagradas, de pensadores importantes e que acabam sendo bem eruditos, esses são chamados de chéng-yü, que significa expressões feitas. Possuem uma forma bastante padrão, que na maioria das vezes é seguida à risca, que seria a formação por quatro ideogramas.

Os usados mais no cotidiano, de termos mais comuns e simples, se originam do próprio falar, da tradição oral, sendo assim os populares são denominados de sú-yü e não possuem nenhuma regra para escrita.

Como já pode perceber os eruditos são usados em momentos mais oportunos, mostrando um conhecimento maior sobre os antigos, sendo uma honra saber de cabeça frases que são consagradas para o povo.

Eles tem provérbios para todo e qualquer ocasião imaginável, para momentos de felicitação em aniversários ou datas comemorativas. Possuem também provérbios para expressar natureza, sentimentos , realidades negativas, conselhos, elogios entre outras dezenas de coisas.

Provérbios Chineses Sobre Casamento

Agora que já se entende mais o que são provérbios chineses, alguns podem ajudar no dia-a-dia se forem colocados em prática, ou então apenas que faça a pessoa refletir. Na temática de casamento, os provérbios podem ser coisas do cotidiano mesmo que sejam simples, objetivos e que mostram a realidade. Abaixo alguns provérbios chineses sobre casamento:

  • “Antes que cases, vê o que fazes; que não é nó que desates”
  • “Me ame quando eu não merecer, porque é nesse momento que eu mais preciso.”
  • “Um grande amor e grandes desafios sempre envolvem um grande risco.”
  • “Lembre-se que grandes realizações e grandes amores envolvem grandes riscos.”
  • “O amor é um jardim maravilhoso, mas o terreno do casamento é semeado de urtigas.”
  • “O casal apaixonado diz mil coisas sem trocar uma palavra.”

Alguns provérbios utilizam metáforas para poder falar alguma coisa, como por exemplo  em “O amor é um jardim maravilhoso, mas o terreno do casamento é semeado de urtigas.” Mostra que o amor pode ser muito bom e sem problemas, porém ao casar sempre vai haver empecilhos para que tudo seja perfeito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.