Uma das maiores metas das pessoas é justamente fazer com que o estudo e conhecimento seja cada vez mais absorvido entre as pessoas. Dessa maneira, a maioria das crianças, desde cedo, são encaminhadas para a escola – cada uma direcionada para a idade correspondente, de forma a preparar cada vez mais essas pessoas a receberem uma quantidade grande de informação e de conhecimento para que lá na frente, então, ele possa saber qual caminho trilhar e, a partir disso, ter as melhores decisões para a sua vida tanto profissional como pessoal.
Um dos maiores incentivos aos alunos é eles sempre conseguirem cumprir com suas obrigações e mostrar para os pais que está dando conta do recado. Uma dessas maneiras é sempre mostrar empenho por parte das avaliações que essas pessoas forem submetidas, como provas, trabalhos, enfim. Tudo aquilo que possa ser utilizado como prova para poder mostrar que o desempenho está indo muito bem.
É claro que, infelizmente, muitas pessoas têm dificuldades em seu aprendizado. Essa é uma oportunidade, até mesmo, para poder reavaliar diversos tipos de conceito. Ou seja, será que o sistema de provas já não está muito ultrapassado? Que tal criar maneiras novas de avaliar o aluno?
É sabido há tempos que o sistema que vigora no Brasil e em diversos outros países, no qual a prova é utilizada como sendo o meio para poder definir se um aluno é bom ou não, está mais do que defasado. Um dos principais pontos de partida é, justamente, criar maneiras de os alunos colocarem em prática aquilo que aprenderam sem ter a necessidade de sofrer por antecipação, como é o caso das provas.
Enquanto isso não acontece, e, independente de como seja o sistema, é importante sempre motivar os alunos a sempre manterem o seu desempenho alto. Dessa maneira, a probabilidade de ele conseguir se destacar lá na frente é bem grande. Confira, a seguir, algumas frases feitas especialmente para alunos nota dez:
Frases de Incentivo Para Alunos Nota Dez
“Parabéns! Essa conquista é muito mais do que merecida! Só Deus sabe o esforço que você teve para poder chegar até aqui.”
Essa é uma das frases mais conhecidas e ditas pelas pessoas àquelas que se dedicaram bastante e conseguiram pontuações altas em suas notas. Ou seja, para ser possível que as notas estejam indo bem, é necessária muita determinação e, claro, força de vontade, aliado com a necessidade de buscar cada vez mais conhecimento e não deixar a peteca cair, obviamente.
“Parabéns pela conquista! Mas, lembre-se: nem todo aluno nota dez é, necessariamente, inteligente! Cabe a você saber se a sua nota é um reflexo do seu esforço ou da sua sorte”.
Essa, talvez, seja uma das frases mais duras que alguém pode ouvir. Como assim um aluno que só tira nota dez não é inteligente o suficiente? Lembra que dissemos que a prova não avalia muito o conhecimento dos alunos mais profundamente? Pois bem. Um aluno pode ser, sim, bastante astuto ao ir bem nas provas. Mas e se ele sabe fazer prova, foi treinando durante um tempão para poder entender as dinâmicas de prova e fazer? Pode muito bem acontecer isso. Na hora da prova, uma pessoa que se preparou mas que, por diversos motivos, tenha ficado nervoso na hora, pode não ter tirado uma nota alta. Mas, na hora de aplicar o conhecimento, pode se sair melhor do que a outra pessoa que tirou uma nota maior só porque já entende como funciona uma prova.
“Nunca se contente com um dez. Tente sempre fazer com que o seu conhecimento ultrapasse as fronteiras do numeral da sua nota.”
Meio parecida com a frase anterior, essa frase está relacionada intimamente com o fato de que só tirar dez não importa para a vida acadêmica, muito menos para a vida profissional. Dessa maneira, o que importa é tentar ver se a pessoa conseguiu absorver algo em sua vida acadêmica e, dessa maneira, contribuir para que isso se reflita em sua vida profissional. Imagine, por exemplo, um médico cirurgião que não consiga fazer uma cirurgia adequada? Estamos falando de uma responsabilidade com a vida. Portanto, é de extrema importância que as pessoas entendam que a vida é muito mais do que uma prova.
Como Se Preparar Para as Provas?
Muita gente tem certa dificuldade de se preparar para as provas. E isso é perfeitamente normal. Uma dica que é universal e que acaba sendo dada para todas as pessoas é que começar a se preparar mais cedo e a chave para fazer com que as pessoas possam ter sucesso lá na frente. Isso se dá porque quando o preparo começa mais cedo, ou seja, sem nenhum tipo de pressão, a chance de absorver conteúdo é bem maior do que se deixar tudo para a última hora, não concorda? Pois é.
- Criar uma rotina de estudos onde a pessoa possa ter um tempo maior de estudos e, também, para tirar dúvidas é a melhor maneira de fazer com que ela possa absorver o conteúdo e chegar até a prova sem se preocupar com nada.
- É importante você saber que a hora de estudos é um momento bastante “sagrado” e, dessa forma, interrupções são muito ruins para o seu processo de aprendizado. Como uma maneira de tentar contornar esse problema, uma das propostas é, justamente, reservar um lugar calmo em sua casa para poder proceder os seus estudos, fora do barulho e de importunações. Converse com seus familiares ou colegas de quarto sobre a importância de manter o local bem arrumado e arejado.
- Alguns amam; outros odeiam: a utilização de músicas enquanto estuda é uma maneira válida de fixar os conteúdos. Porém, isso deve ser feito de acordo com o seu desempenho: músicas instrumentais sem a letra são as mais recomendas para o estudo. E, nem pensar estudar ouvindo suas músicas favoritas. E por quê? O cérebro identifica a música como sendo a sua favorita e, dessa maneira, acaba por desviar o foco principal, que é o estudo. Portanto, se for estudar, prefira música sem letra ou música clássica.