Um congresso é uma reunião de pessoas com interesses em comuns, que se unem para falar, deliberar, discutir e compreender um mesmo tema que seja de interesse a todos.
Um congresso bíblico irá se basear em algum tema do Novo Testamento, onde as pessoas se uniram para falar sobre algo relacionado a ele. Um congresso de mulheres é destinado somente a reunião das mulheres de determinada igreja, esse dia é muito especial para todas, pois uma união feminina é algo muito importante para os dias atuais. Os temas de um congresso podem ser os mais variados possíveis, temas que trarão reflexões a cerca da vida, do papel da mulher na igreja, e do empoderamento necessário para as senhoras no mundo atual.
Algumas Atividades Que Podem Ser Realizadas Num Congresso De Senhoras
O congresso pode possuir muitas atividades, como por exemplo, o estudo bíblico da semana, onde as mulheres se reunirão para que possam ler e entender mais sobre o que foi escrito para aquela semana. As mulheres também podem realizar um estudo de um livro, como uma espécie de clube do livro, onde elas irão discutir sobre o que leram no mês. Outra atividade importante para um congresso é um desenvolvimento de projetos sociais, unidas as mulheres podem dar ideias e no fim aderir uma delas para seguir como forma de ajudar a comunidade em que vivem.
No congresso as mulheres também irão orar para Deus, pedir para alcançar as graças que desejam, orar uma pelas outras e também pelas famílias e pela comunidade que conhecem.
O encontro entre mulheres pode ser realizado durante um dia todo, ou durante um chá ou um almoço em grupo, as mulheres podem seguir para um retiro em um projeto com duração de mais dias, realização de grupo de apoio ente as mulheres, acampamentos e viagens juntas.
Vamos conferir alguns temas bíblicos para congressos de senhoras que você pode se basear para a realização de um congresso com as suas companheiras de igreja. Os temas seriam o que irá nortear a reunião dessas mulheres.
A Mulher Sábia
Provérbios 14:1 – “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua”.
Esse tema, baseado em um provérbio bíblico, compara e exemplifica o que seria a mulher sábia. Esse tema é importante, pois ele irá trazer uma reflexão da mulher em sua vida. As mulheres sábias são aquelas que conseguem manter o seu lar em harmonia, com as suas palavras e sua compreensão. Essas mulheres são aquelas que conseguem resolver os seus problemas, dessa forma, edificando a sua casa, a transformando em um lar forte e saudável, um local de fé e harmonia.
Esse tema pode ser usado em congresso de senhoras, a partir dele serem desenvolvidas palestras e outras discussões que conseguem transformar a vida das mulheres.
Os Passos De Uma Mulher Cristã
Provérbios 31:30 – “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada”.
O tema consegue ser extremamente ampliado para ser base de um congresso. Os passos de uma mulher cristã são baseados no ensinamento cristão. Ser cristã é seguir os ensinamentos bíblicos, os mandamentos definidos por Jesus. Esse tema consegue transformar um congresso em uma grande importante discussão sobre a vida dessas senhoras, e como se manter no caminho de Deus.
Assim como foi exemplificado nesses dois temas acima, há diversos outros temas que podem ser usados como base para a realização de um congresso, confira eles abaixo e deixe a imaginação fluir para que se realize um ótimo encontro em sua comunidade:
- Mulheres: Fortalecidas e prontas para vivenciar desafios.
- O papel da mulher no Plano de Deus
- Toque de fé e amor
- Aquelas que foram chamadas para servir
- Deus guiará os seus sonhos
- Sou mulher, e sim, eu posso!
- A mulher na sociedade cristã
- Mulheres transformadas pela palavra de Deus
- Mulheres restauradas na fé
- Deus visite as nossas famílias!
- Somos livres para seguir o caminho de Deus
- A caminhada da mulher com Deus
- É tempo de brilhar
- Mulheres que foram marcadas por Deus
- As mulheres na vida de Jesus
- O Senhor é a minha força – Prov. 24.10
- As maravilhas de Deus através da vida de uma mulher Josué 3.5.
- Mulheres vivendo uma nova vida em Deus
- Toda mulher de Deus deve ser…
- Levantai-vos Mulheres!
- Expectativas femininas e a fé em Deus
- Os desafios da vida Moderna
- Mulheres a imagem de Cristo
- Mulher, um ser especial
- A beleza da mulher cristã
- Beleza interior e Beleza exterior
- O poder da mulher que ora
- Marta ou Maria?
- Mulheres de joelhos e casa de pé
- Os desafios da mulher cristã
- Renunciando o controle
- Despertem mulheres!
- A mulher que Deus deseja que você seja
- Cristãs a moda antiga
- Qual meu valor para Deus?
- Chamadas para vencer
- Rainhas e não plebeias!
- As mulheres podem ser o que quiser!
- Vencendo nossos medos e duvidas
- Lembrai-vos da mulher de Jó
- Transformadas para transformar
- Chamadas para serem santas
Mulheres Da Bíblia Que São Exemplos De Vida
Maria mãe de Jesus, a mulher que foi escolhida dentre muitas para ser mãe do nosso Salvador. Mesmo sendo a escolhida por Deus, ela se manteve humilde sempre, cooperando com a missão que Deus a designou, se mantando no caminho da fé.
Ana, mulher de Elcana, não teve uma vida fácil, seu marido possuía duas mulheres, e Ana era infértil e por isso considerada amaldiçoada por Deus. Ela era extremamente desprezada por todos, principalmente pela outra mulher de seu marido, mesmo assim, foi persistente na sua grande vontade de ter um filho, se dedicando a orações até que conseguisse realizar seu sonho.
Maria Madalena, é mostrada como sendo uma pessoa ruim, de fato é dito que ela estava possuída por demônios, que foram expulsos por Jesus. Ela teve um passado difícil, algo sofrido e ruim. Porém Maria Madalena superou seu passado, e se tornou uma serva de Senhor. Ela foi a primeira, a saber, da ressureição de Jesus, e mostrou como Deus pode mudar a vida das pessoas.
Miriam, foi uma pequena menina que salvou a vida de seu irmão com grande esperteza. No Egito antigo, quando o Faraó ordenou que matassem todos os meninos, a mãe de Miriam colocou o seu recém-nascido, Moisés, em um cesto no rio. Miriam seguiu o cesto e convenceu a filha do faraó a entregar o menino a mãe, para que fosse criado no palácio. A sabedoria de Miriam para tramar algo assim inusitado, ainda tão jovem deve ser um exemplo a ser seguido.