Quem não gosta de uma boa história? Muitas pessoas podem até não gostar de ler um bom livro, mas concordamos que histórias são sempre muita bem vindas, seja uma história verídica ou então uma história que apresente fatos chamativos que prendam atenção.
As histórias começaram a ser escritas para que elas não se perdessem no tempo, nem sequer deixar um detalhe para trás. Inicialmente era tudo passado de geração em geração, sendo muito bem definido quando era necessário escrever algo, deixando mais explícitas sempre as novidades descobertas.
Com o passar do tempo algumas pessoas começaram a criar histórias, algumas baseadas em realidade, outras em mitos e até mesmo sonhos e outras irrealidades.Quando isso ocorreu, muitas pessoas ainda nem sabiam o que era escrita e leitura, já que naquele período essa habilidade era voltada somente para os profissionais, os líderes da época tinha um escrivão para fazer o serviço.
Durante a história muitas línguas foram se formando, outras se extinguindo, ganhando formas e se estabilizando. Somente após muitos anos que a leitura/escrita foi se espalhando para o restante das pessoas.
Livros
Imagina escrever todo um livro a mão, com cerca de trezentas páginas? Assim que as coisas funcionavam no começo, a Bíblia mesmo foi feita totalmente a mão, somente anos depois com as novas tecnologias que a impressão foi se modernizando. Porém para o livro ser fabricado como é hoje é bem recente, passando por diversas modificações.
A necessidade de se escrever foi crescendo constantemente. As descobertas se perdiam, as histórias eram esquecidas e a evolução se tornava lenta. Por isso o livro precisava ser portátil e prático para conseguir obter eficiência. Com isso os papéis foram evoluindo, as tintas utilizadas também e por último uma maneira de unir todas as informações.
O livro, hoje, é encadernado por apresentar maior facilidade e ainda há alguns textos manuscrito, porém a maioria deles são impressos. A divisão é bem clara feita por capítulos – em sua maioria, podendo conter imagens e outras ilustrações. Cada livro pode ser unitário ou então parte de uma saga, de um trabalho científico, ou literário, transformando em volumes de acordo com a quantidade.
Livros desde sempre trazem conhecimento acumulado, ou então algumas opiniões pessoais seja de uma única pessoa ou até mesmo de um coletivo. Para que agrade o público os livros começaram a ter seus próprios designs, transformando um original em um livro através de um editor e sua equipe.
Isso é importante, querendo ou não, o livro é muito julgado pela capa e com isso precisa dessa aprovação do público para se tornar um Best-Sellers. Alguns livros superam os números esperados e conseguem vender milhares de exemplares pelo mundo, sendo traduzido para outras línguas e podendo até mesmo se tornar filme, seriado e outras formas de expressão.
Literatura Infantil
Ao longo do tempo, a literatura se desenvolveu para todas as idades, o público adulto claro era o mais focado no início, pois a maioria dos letrados eram mais velhos. Vendo a necessidade de ter uma variedade maior de livros nas livrarias, algumas histórias que poderiam ser interessantes para um público mais novo foram modificadas para ter palavras mais simples e também ilustrações que chamassem atenção.
A literatura infantil encanta crianças que não sabem nem mesmo ler, mas que conseguem imaginar dezenas de personagens a partir de uma história e uma imagem. Alguns livros também se tornaram interativos, trazendo atividades para as crianças, se tornando um grande investimento por parte dos pais.
Pequeno Príncipe
Pequeno príncipe é sem dúvida que é muito mais do um simples livro de criança, conseguindo trazer lições valiosas até mesmo para adultos, inspirou muitas pessoas e mesmo sendo um livro da década de 50 no século XX ainda faz muito sucesso.
É uma obra escrita pelo aviador, escritor e também ilustrador francês Antoine de Saint-Exupéry, sendo publicada no ano de 1943 nos Estados Unidos, pois durante a segunda Guerra Mundial, ficou exilado por lá, dando vida a diversos dos seus livros.
O livro já foi publicado em mais de duzentos idiomas e faz parte de muitas literaturas obrigatórias.
Frases E Significados
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Uma das frases mais marcantes do livro, que se refere a como devemos tratar bem as pessoas que realmente nos fazem bem e que nos querem bem. Se você cativou uma amizade, ou amor que seja fiel a ele e o trate com respeito.
“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas”
Tenta mostrar que os objetos e sonhos alcançados só acontecem através de bons desafios vivido, enfatizando o quanto pode ser lindo depois assim como uma borboleta.