Nós sabemos que a religião é um dos verdadeiros motrizes da humanidade, não é verdade? Pois bem. Atualmente, existem mais de três mil doutrinas e seitas que se determinam como sendo religiões. Parece muito, não é? Mas, se analisarmos a quantidade de pessoas que habitam o nosso planeta – número que já ultrapassou os sete bilhões de pessoas – podemos dizer que esse é um número baixo, até.
Uma constatação que pode ser tomada é de que a maior parte da população mundial é adepta de alguma religião. Essa constatação pode ser tomada por conta de que as três maiores religiões desse leque de três mil – O Cristianismo, o Islamismo e o Hinduísmo já respondem por mais da metade dos habitantes do nosso planeta. Isso sem contar, é claro, o número de pessoas que são adeptas das outras três mil religiões existentes. Ou seja: não é exagero nenhum dizer que a sociedade é essencialmente religiosa.
As Três Maiores Religiões
Por falar nas três maiores religiões do planeta, não poderíamos deixar de dar uma pequena introdução sobre esse assunto: o hinduísmo é a terceira maior religião do planeta, com um número de seguidores que beira os novecentos milhões de pessoas.
Logo em seguida, o Islamismo, que é a religião que mais cresce atualmente, com quase dois bilhões de seguidores. E, liderando esse ranking, o Cristianismo, que conta com mais de dois bilhões e duzentos milhões de seguidores, sendo que o Brasil é o país com o maior número de cristãos católicos do mundo.
O Cristianismo é uma religião que, por muito tempo, influenciou o modo de pensar do ser humano. Em sua teoria, é uma religião voltada para o culto de Deus e, também, para reconhecer a importância de Jesus Cristo quando de sua vinda para cá. Em termos mais resumidos, Jesus é o filho de Deus que fora mandado à terra com o princípio de fazer os seres humanos se arrependerem dos seus pecados e, assim, poder viver na glória eterna ao seu lado no reino dos céus.
Roma E A Igreja
No início, como era de se esperar, o Cristianismo foi muito perseguido pelos romanos, que acusavam que a religião queria ir contra os princípios dos imperadores da época. Depois de séculos de perseguições e derramamento de sangue, curiosamente, o Cristianismo fora proclamado como a religião oficial do império Romano, numa época onde o declínio do Império estava iminente de acontecer. Alguns historiadores acreditam que o último suspiro do Império Romano veio mesmo com o anúncio do Cristianismo como religião oficial.
Embora o império já não estivesse com aquela carga toda, a Igreja passou a ter em suas mãos um poderio nunca antes visto. Além de dinheiro e influência, a Igreja gozava de imunidade contra várias investidas contra ela, o que a fez fortalecer muito, a chegar ao ponto de , até, começar a interferir em assuntos governamentais, tais como guerras, expedições, enfim.
Por séculos, a Igreja controlou o modo de pensar da sociedade, interferiu em decisões estratégicas, enfim. Se transformou como o bastião da moralidade, dos bons costumes e do controle social. O ápice desse comportamento foi atingido durante a Idade Média, quando as expedições europeias partiram em busca de novas terras à oeste, aventura que teve parte do financiamento feito pela própria Igreja.
A partir daí, ela começou a entrar em declínio, sobretudo por conta das reformas que foram realizadas, bem como, também, os questionamentos realizados por diversos sacerdotes que, insatisfeitos com os rumos tomados pela religião, decidiram criar movimentos cristãos próprios.
Apesar do declínio que a Igreja passou a sofrer com o fim da Idade Média, todo o seu poderio, combinado também com a grande força religiosa existente, ela, até hoje, dita comportamentos e tendências a serem seguidas. Qualquer que seja a decisão tomada no Vaticano, que é a sede oficial da Igreja Católica, é motivo de interesse pela mídia internacional.
A Bíblia
Além de ser o livro mais vendido de todo o planeta, a Bíblia é utilizada como sendo o norte da religião cristã. Isso porque o livro nada mais é do que uma reunião de escrituras que foram realizadas em períodos distintos: muitos séculos antes do nascimento de Cristo e, depois, durante a vida de Cristo e alguns anos após a sua morte. Esses dois períodos são descritos como sendo o Antigo e o Novo Testamento.
Como já dito acima, é o livro com o maior número de vendagens de todos os tempos. Estia-se que, a cada quarenta segundos, uma Bíblia é vendida para alguém. Considerando a dimensão do nosso planeta é bastante plausível essa estimativa.
Embora seja um livro com um sentimentalismo religioso bastante grande, a Bíblia sempre passa por diversas contestações. Além de questionamentos sobre a veracidade das escrituras, alguns acusam de que o livro esconde passagens que também estavam incorporadas a ele antigamente. Recentemente, historiadores anunciaram ter achado em escavações um escrito onde se falava sobre um possível casamento de Jesus Cristo, bem como, também, outras características que hoje seriam inimagináveis na figura santa de Jesus.
Pedir a Deus: Oração
O fato é que o livro ajuda a nortear a religião para onde ela e seus adeptos devem seguir, pois, no livro, existem instruções para que um cristão possa viver em sua plenitude com sintonia em Deus para que ele possa fazer na Terra tudo aquilo de bom que Jesus sempre pregou. No entanto, existem algumas passagens onde coisas corriqueiras do nosso dia a dia são condenadas, como o corte de cabelo ou o consumo de carne de porco, por exemplo.
Se você quiser conferir algumas mensagens e versículos sobre pedir a Deus alguma coisa, clique no link a seguir: