Citações para a Vida

Em uma sociedade moderna, cada vez mais competitiva, os habitantes das grandes cidades passam a desenvolver diversos conflitos emocionais, como por exemplo, buscar um sentido para a vida. Isso acontece porque mesmo convivendo com milhões de pessoas ao seu redor na metrópole em que vive, o indivíduo tem dificuldades de expressar os seus sentimentos a alguém com quem confie.

Segundo especialistas, os conflitos contemporâneos costumam surgir primeiro nas grandes metrópoles, já que são locais que concentram um grande número de pessoas, que necessitem conviver em um mesmo espaço. Isso, inevitavelmente, gera conflitos que podem abalar o emocional dos indivíduos.

Aflições Emocionais Levam as Pessoas a Questionar Sobre o Sentido da Vida

Com o ingresso maciço da mulher no mercado de trabalho, somada com o aumento da expectativa de vida da população, o aumento da concorrência no mercado de trabalho, o estresse das grandes cidades devido ao trânsito e a violência, colaboram para desencadear conflitos emocionais nos moradores das metrópoles.

Diante desse cenário, quem é que nunca se perguntou: “Qual é o sentido da vida ?”, “Por que estou aqui ?”, “Para onde vou ?”, “Quem sou eu?”, entre outras. Essas perguntas costumam ser indagadas especialmente diante das dificuldades, como por exemplo: A perda do emprego, de um amor, de um ente querido, uma doença grave, dívidas, entre outras.

As aflições sempre irão surgir, para todos nós. Em algum momento de nossas vidas, iremos nos deparar com conflitos ou situações difíceis, os quais teremos que contar com serenidade para procurar resolve-los e superá-los.

Contar com bons amigos e confidentes que possam nos amparar perante as dificuldades, costuma ser a melhor solução para seguir adiante. Mesmo que não resolvam imediatamente nossas dores emocionais, saber que contamos com alguém disposto a nos ouvir e dar uma palavra de apoio ou um abraço fraterno, é fundamental para nos dar conforto e serenidade.

Ajuda Psicológica pode Ajudar nas Aflições Emocionais

Importante ressaltar de que as aflições emocionais sempre existiram, desde o surgimento da humanidade. Na nossa sociedade moderna isso não é diferente. Somente surgiram novos problemas, mas com a vantagem de que está mais fácil procurar apoio e ajuda para resolver nossos problemas emocionais.

Um dos importantes avanços para que as pessoas possam buscar uma melhora emocional é a ajuda psicológica. Cada vez mais pessoas, em especial moradores das grandes cidades, não têm mais receio de procurar um profissional especializado em psicologia para expor as suas aflições.

http://www.youtube.com/watch?v=xfrGFroLmrY

Somente na cidade de São Paulo (SP), a maior do país, existem aproximadamente 37 mil profissionais da área regulamentados para o exercício da profissão para atender a demanda de pacientes.

Isso acontece porque, aos poucos, a psicologia vem sendo desmistificada pela população, já que ela passou a ser vista como realmente é: Uma terapia voltada para promover o autoconhecimento do indivíduo, para auxiliar no seu desenvolvimento pessoal.

Contar com o apoio de um amigo e de ajuda profissional são fundamentais quando a pessoa passa por sérios problemas emocionais, como a depressão, que atualmente é considerada como doença, necessitando de tratamento adequado.

Pessoas com Problemas Emocionais Necessitam de Apoio Profissional e dos Amigos

Como sabemos que o Brasil possui dimensões continentais e com a maioria da população carente de recursos para contratar os serviços de um psicólogo particular, muitos indivíduos sofrem com problemas psicológicos e costumam ser incompreendidas por parentes ou pessoas de seu convívio. Em decorrência disso, a depressão só aumenta, podendo levá-los a ter idéias perigosas de suicídio, por exemplo.

Não é a toa que não param de surgir sites, blogs, além de fóruns de discussão nas redes sociais, de internautas que buscam métodos de suicídio ou que pretendem se suicidar. Isso tudo é resultado de problemas emocionais graves, como: Desemprego, rompimento amoroso, morte de ente querido ou diagnóstico de doença grave. Muitas pessoas entram em depressão e passam a seguir suas vidas sem rumo, sem uma razão para viver.

Trata-se de um momento extremamente perigoso. Se o indivíduo não contar com o apoio dos amigos ou ajuda psicológica, pode até mesmo optar pela solução drástica de dar fim a própria vida.

Quando se forma esse estado emocional, o indivíduo pode deixar se levar pelas circunstâncias, não tendo nenhuma resistência moral para superar as situações difíceis em que passa. Dessa forma, quem se encontra nesta situação, precisa mudar a sua forma de ver a vida com urgência, tomando consciência do papel que possui em sua vida e buscar um sentido para ela.

Sites e Blogs Trazem Citações Para a Vida que nos Fazem Refletir

Se você não possui um amigo realmente confiável para expor suas aflições ou não tem recursos de contar com ajuda de um psicólogo, procure entidades de apoio existentes em igrejas, ONG’s, associações beneficentes e postos de assistência psicológica gratuita.

Sites e blogs com mensagens de reflexão e citações sobre a vida também podem ajudar a confortar as aflições emocionais, levando o indivíduo a refletir sobre as situações em que está passando.

Citações para a Vida

Citações para a Vida

Dentre os blogs especializados em citações de vida, destaca-se o Blog Filosofia e Tecnologia: http://filosofiaetecnologia.blogspot.com.br/2011/02/qual-o-sentido-da-vida.html , que traz diversas citações sobre a vida escritas pelo próprio autor do blog, trazendo dicas para que o internauta possa refletir sobre a sua vida e o que deve fazer para superar as suas dificuldades e seguir adiante.

Dentre as principais citações para a vida, o blog expõe a ideia de se dedicar a alguma causa ou a alguém que lhe seja querido, podendo ser até mesmo cuidar das plantas, dos animais, enfim, algo que motive as pessoas a se animarem.

Dessa forma, com as mudanças de atitudes, buscando fazer o seu melhor, ter uma visão positiva da vida, dedicar-se a uma causa e cuidar de doentes ou pessoas que estão em uma situação bem pior do que a sua, podem servir para responder qual o sentido da vida.

Se você conhece algum amigo querido que passa por uma situação difícil, não deixe de dar apoio e carinho a ele. Mesmo com a correria do dia a dia, telefone para ele ou mande um e-mail com mensagens carinhosas e com citações de vida, que podem ser obtidas em diversos sites e blogs como:

http://www.ronaud.com/frases-pensamentos-citacoes-sobre/vida

http://www.osentidodavida.com.br/citacoes.html

http://pensamentos.aaldeia.net/pensamentos/vida/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reflexão

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.