Homenagem para Enfermeiras

A gente escuta desde pequeno que a gente deve escolher como profissão aquilo que a gente gosta de fazer. Quando nós começamos a trabalhar, nós começamos a ver isso na pele ao perceber que, como profissionais, muitas pessoas querem passar por cima umas das outras, só visam o lado financeiro, só falam com você por interesse, isso quando esse interesse não é o de lhe prejudicar.

Além disso, também há a questão financeira. Muitas pessoas escolhem a profissão x ou y porque paga bem. Mas, e se você receber muito bem mas o trabalho lhe causar muito estresse? Será que todo esse dinheiro paga esse estresse todo? Será que realmente não vale a pena deixar um pouco de lado o que você ganhar pra avaliar o que você vai fazer?

Trabalhadores Guerreiros

Uma área que realmente requer muito amor à profissão é a área da saúde. Médicos e enfermeiros são profissionais guerreiros por aguentarem tudo aquilo que eles aguentam.

Quando acontece uma emergência, seu irmão quebra um braço, por exemplo, e você o leva para o hospital. Quem lhe recebe e já dá os primeiros encaminhamentos? O enfermeiro, mesmo com toda a sua provável agitação, lhe recebe calmamente e vai fazer de tudo para lhe ajudar, afinal, esses profissionais passam cerca de 4 anos estudando formas de ajudar o seu corpo a se manter são.

Os enfermeiros enfrentam cargas horárias muito puxadas, chegando a passar mais de um dia inteiro trancafiados em um hospital, tudo isso para poder garantir que, quando você chegue, seja premeditado ou marcado, esteja tudo em ordem.

Os enfermeiros enfrentam medos que muitas pessoas tem, como medo de sangue, de agulha e até mesmo de hospital, para poder ajudar que a sua saúde esteja intacta e tem que cuidar inclusive de suas próprias saúdes para que nada ocorra a você.

Algumas pessoas costumam dizer que os enfermeiros trabalham mais do que os médicos e ganham menos pois são eles que aplicam a medicação prescrita pelos médicos. Você estudar o mesmo ou mais que um profissional e ganhar menos que ele, é justo? Mas os enfermeiros não se importam com isso. Eles se preocupam com o bem estar de seus clientes/ pacientes.

O Princípio da Carreira de Amor

Os enfermeiros tem como seu criador a enfermeira Florence Nightingale. A enfermeira foi a pioneira na profissão, dando inicio a ela durante a primeira guerra mundial. Florence demonstrava amor ao cuidar dos soldados feridos durante a guerra pois achava que dessa maneira estaria agradecendo a eles por estes estarem arriscando suas vidas em campo de batalha.

Nightingale ficou conhecida como “A dama da lamparina”, uma forma carinhosa que seus colegas e soldados de guerra encontraram para chamá-la já que, durante a noite, ela andava na enfermaria e nos campos buscando tratar os feridos. Com toda essa dedicação, não tem como negar que Florence Nightingale é a mãe da enfermagem. Por ter sido a pioneira, o dia mundial da enfermagem é comemorado no dia 12 de maio, em homenagem ao nascimento dessa mulher guerreira que tanto fez pelos soldados assim como os enfermeiros de hoje em dia fazem por nós.

Mensagens de Nightingale

Além de mostrar ao mundo com o próprio exemplo de que a enfermagem deve ser exercida com muita paixão, Nightingale deixou como herança, além de todo o ensinamento técnico da área, escritos os quais inspiram aqueles que ainda tem dúvida de qual profissão seguir.

Nightingale afirmava que a enfermagem é uma arte a qual, para ser realizada, é necessário que o artista disponha de muita devoção. O preparo para essa arte deve ser rigoroso afinal, nessa arte você não pinta uma tela ou esculpe um mármore e sim trata do corpo humano, vivo. “A mais bela das artes”, dizia ela, ao falar da arte da enfermagem.

Os Sacrifícios da Enfermagem

Assim como em toda profissão, quem escolhe ser enfermeiro deve abrir mão de algumas coisas para escolher outras. Se você realmente gosta de cuidar dos outros, saiba que você vai enfrentar plantões. Florence dizia que havia escolhido os plantões por saber que os enfermos tinham medo do escuro da noite, sendo ela a proteção.

Enfermagem muitas vezes são alegrias mas em sua maioria são tristezas. Por muitas vezes você vai presenciar gritos de dor e lágrimas de sofrimento, mas você pode acabar com aquilo ou, pelo menos, confortar. Com isso você escolher estar disponível ao próximo, mesmo que por apenas um momento, mesmo que nunca mais o veja.

O branco de suas vestes não é apenas uma forma de ver a sujeira mais facilmente, mas uma súplica por paz. A enfermeira não usa todo o conhecimento adquirido em livros e técnicas decoradas, mas utiliza métodos de trabalho para amar e respeitar a vida que muitas vezes depende de suas delicadas mãos.

Muitas vezes você nunca viu a pessoa na vida, mas você vai cuidar dela, e amá-la de uma forma incondicional. Você vai dar o seu melhor sem esperar retorno, pois ali você está apenas para dar amor.

O médico é, muitas vezes, treinado para dizer as palavras corretas, dar mensagens boas ou trágicas, e ajudar a dar o suporte à família, mas nada supre todo o carinho e a atenção de uma enfermeira. Algumas pessoas (principalmente os profissionais de enfermagem) dizem que a enfermagem é a mãe da medicina, a qual criou e educou a filha ao ponto dessa se tornar livre e se sobressair à mãe, e a mãe continua ali, junto, e auxiliando a filha em sua suma humildade.

Realmente, ser enfermeiro não é fácil. Existem enfermeiros que trabalham em hospitais e clínicas particulares, há os que conseguiram ingressar nos hospitais públicos, há aqueles que prefiram trabalhar apenas com um cliente/ paciente, sendo cuidador de idoso, babá, ou apenas acompanhante de algum deficiente ou portador da alguma necessidade, mas posso lhe garantir, todos esses, independente de onde trabalhem, fazem o que fazem por muito amor.

Você já havia pensado que um enfermeiro passar por tudo isso? E muitas vezes eles passam por isso pensando em você, que ele nem conhece, mas só de saber que existe alguém que um dia possa precisar do serviço dele, o enfermeiro está ali, disposto a amar como ele ama a todos e servir como lhe foi ensinado. Quando você estiver com um enfermeiro, agradeça a ele por todo o amor dedicado.

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.