Mensagens Para Trabalhadores Rurais

As pessoas que trabalham na lavoura são chamadas de trabalhadores rurais, e por mexerem na terra e não estarem confortavelmente instalados em escritórios e nem trajarem terno e gravata, não recebem dos demais o respeito merecido. Ocorre que é dessas mãos calejadas que provem todo nosso sustento diário, pois como muitos não sabem, o arroz, o feijão, o leite, o óleo e muitos outros alimentos, precisam ser semeados, cultivados e depois colhidos, para que só então possam chegar até nossa mesa.

Há bastante tempo, os trabalhadores rurais não tinham seus direitos trabalhistas reconhecidos em lei, ficando à margem dos demais profissionais. Ocorre que, atualmente possuem direitos adequados à complexidade de suas tarefas, podendo trabalhar com maior alegria, pois tem carteira assinada, refeitório para sua alimentação e banheiro privativo, dividido em categoria feminina e masculina.

Trabalhadores Rurais

Trabalhadores Rurais

Pode até parecer bobagem, mas antes isso não funcionava assim, os trabalhadores comiam embaixo de árvores, uma marmita com comida fria, por isso eram chamados de “boia-fria”, recebiam sua remuneração apenas diária e não tinham seus recolhimentos feitos, como o INSS, por exemplo, o que lhes garante a aposentadoria.

Então, pelo agradecimento devido a esses profissionais, apontamos logo abaixo algumas mensagens para trabalhadores rurais.

Mensagem para o Trabalhador Rural

Mensagem 1: A você que levanta com o sol e está sempre disposto a derramar seu suor em prol do sustento alheio. Que, faça chuva ou não, está sempre lá a debruçar o olhar sobre as mudas até que as mesmas se transformem em frutos. Que quando a chuva vem demais ou o sol esquenta, sofre dentro da alma a perda de toda a colheita. Que o céu lhe seja sempre justo e lhe traga a dose certa água, calor e também uma dose extra de esperança.

Mensagem 2: O sustento de uma família não depende somente do emprego do pai e da mãe, mas ainda antes da disponibilidade do trabalhador rural, que arou a terra, semeou e cultivou, para que somente ali, o alimento pudesse se estender a todas as famílias. Por isso, jamais menospreze um homem do campo, pois se você tem o que comer é porque antes aquele homem plantou!

Mensagem 3: Somente quem se dispõe a sujar as mãos de terra, poderá saber o quanto é gratificante se alimentar dos frutos do próprio trabalho.

Mensagem 4: Quando o sol nasce e nós ainda estamos confortavelmente deitados em nossa cama quentinha, tem gente que mesmo antes do sol já está na labuta diária. Para muitos desses trabalhadores não há feriado e nem finais de semana, pois o cultivo não escolhe dia e nem hora. Somente mãos hábeis que estão dispostas a fazer de uma simples semente o alimento de milhares de pessoas.

Mensagem 5: Todos os trabalhadores rurais precisam ter seus direitos reconhecidos em lei, já que nossa Constituição considera todos os trabalhos e trabalhadores iguais. Não há como se deitar a cabeça no travesseiro e dormir sabendo que muitos, que trabalham de sol a sol, não podem ter uma garantia de salário e de uma futura aposentadoria.

Mensagem 6: Trabalhar com a terra é estar em contato diário com natureza e a cada vez que se vê um planta germinar, se tem a certeza de que se toda a riqueza puder ser repartida, não haverá fome no mundo e, com isso, diminuirá a tristeza e as desavenças entre os povos.

Mensagem 7: Todas as vezes que se coloca à mesa para fazer suas refeições, certamente nem passa pela cabeça que, alguém, num município distante, se desdobrou para que esse alimentos chegasse até você. Pensar num trabalhador do campo é última coisa que as pessoas fazem, talvez porque a comida sempre esteja lá. Mas, a facilidade que temos em comprar nossos alimentos, não é mesma que os agricultores e trabalhadores rurais encontram no campo. Já que, em muitos casos, não têm o incentivo necessário para fazer sua lavoura e nem mesmo trabalhar nela. Com isso, há muito mais pessoas trabalhando nas cidades do que no campo. A valorização do agricultor e do trabalhador rural deve ser proporcional a sua importância e ainda a importância que têm na economia nacional.

Mensagem 8: Quem trabalha na lavoura, como os trabalhadores rurais, não possuem o mesmo prestígio que os demais trabalhadores, talvez por pura falta de informação das pessoas, já que é um dos trabalhos mais importantes que temos. Pois, sem eles, não haveria comida, e, consequentemente, haveria fome. Muitos dos trabalhadores rurais, se viram obrigados a trabalhar na cidade e deixar o campo para trás, pois foram substituídos por máquinas modernas, capazes de fazer o serviço de 100 homens em menos tempo. Mas, quem lida com a terra sente prazer em estar em contato com ela, com isso, é importante que se mantenha o homem do campo, no campo, para que possa tirar seu sustento e o de sua família e levar o sustento também há muitas pessoas.

Mensagem 9: Muitos compositores já fizeram suas homenagens ao homem do campo, ao lavrador, trabalhador rural. Àquele homem e mulher, que com as mãos calejadas, trabalhou de sol a sol para conseguir o sustento de sua família, e, com isso, conseguiu educar seus filhos, mas, infelizmente, nenhum deles se dedicou à labuta diária do campo. Trabalhar na lavoura requer muito mais que força de vontade e incentivo, requer amor e dedicação, é uma forma de vocação, repleta de paciência. Pois há um longo tempo entre a semeadura, o cultivo e a colheita e não adianta querer apressar a situação, a terra sabe o tempo certo para cada uma de suas sementes. É um ofício divino, já que cada uma das sementes pode alimentar muitas e muitas pessoas depois de crescida. Agradeça sempre a Deus por proporcionar o dom de trabalhar a lavoura, é através dele que conseguimos nos alimentar todos os dias.

Mensagem 10: Que o trabalho de suas mãos se transforme em bênçãos a todos que receberem os alimentos que cultivas. Que jamais percas a fé na natureza e no Criador e saibas, que, se neste ano a colheita não foi tão produtiva, Deus te dará meios para que na próxima, certamente ela o será.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde,

    Gostaria de saber se a foto publicada por este blog, que contém trabalhadores rurais, datada de 2009/04/23 (3/9) tem autoria. Gostaria de usá-la em um material sindical.

    Obrigada pela atenção.

    Att,

    Claudia Costa

    Claudia Costa 19 de fevereiro de 2015 20:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.