Mensagens Para Profissionais de Saúde

Um dos profissionais que mais passam pela nossa vida, desde quando nascemos até quando morremos são os profissionais de saúde. E na extensa lista pessoas estão médicos, enfermeiros, auxiliares, que, conforme sua vocação, procuram fazer o máximo para minimizar nosso sofrimento e tristeza, para que alcancemos a saúde o mais prontamente possível.

Às vezes, quando somos bem atendidos em um estabelecimento de saúde, seja pronto-socorro, hospital ou PAS, temos vontade de voltar e agradecer, pois naquele momento de dor e desanimo havia ali um anjo que nos confortou e nos ajudou a enfrentarmos aquele momento complicado. Mas não sabemos bem o que falar e, por isso, somente o “Muito Obrigado!” já diz tudo e mais um pouco.

Mas, esses profissionais que, em determinados lugares, são obrigados a atender por longos períodos, sem que consigam se alimentar e dormir adequadamente, passam horas em pé e mal conseguem pagar as contas no final do mês se não virarem os plantões, precisam de um incentivo a mais, para se manterem firmes em sua profissão.

Mensagens para Profissionais de Saúde

Mensagem 1: Quando você abriu os olhos pela primeira vez, certamente não sabia que seu destino estava traçado e que nele estava implícito a convivência com muitas pessoas diariamente. Além disso, não sabia que muitas dessas vidas seriam salvas por você e pela dedicação que está implícita em seu trabalho. Ser um profissional de saúde não é como qualquer outra profissão é acima de tudo uma vocação, já que muitos abdicam da convivência familiar em prol do chamado urgente. Por isso, creia que tudo o que faz tem uma recompensa, ainda que seja o sorriso amável daquele que você fez de tudo para recobrar a saúde.

Mensagem 2: Acredite que nada na vida é por acaso, e nem foi por acaso que você escolheu a enfermagem. Deus lhe confiou essa missão, para que através de seus conhecimentos possa aliviar o sofrimento e dores daqueles que estão sob sua proteção. Cuidar de pessoas doentes é provar todos os dias da misericórdia e dos milagres de Deus. É saber que a vida é apenas um sopro, por isso, não deixe de aproveitar muito bem todos os momentos que tem de folga, para que possa voltar inteiro ao seu trabalho. Lembre-se que cansaço e descanso fazem parte de seu cotidiano, mas as forças do céu estarão sempre contigo, para que nunca o cansaço seja maior.

Mensagem 3: Quando terminou sua faculdade, não sabia ao certo que sua profissão traria tanta responsabilidade. Ser médico implica muito mais que apenas clinicar, implica ser um pouco de pai, de mãe de psicólogo, já que há tantas pessoas que procuram os consultórios médicos e pagam consulta apenas para terem com quem conversar, dar risadas ou somente alguém que as escute. As pessoas sofrem de solidão, e quando ela é muito forte acaba se transformando em doenças do corpo, por isso, os médicos precisam ser sensíveis ao humano, ao outro e isso ninguém ensina na universidade, somente a vida pode lhe trazer isso.

Mensagem 4: Aplique também em sua vida particular todo o empenho que tem na vida profissional, pois haverá um tempo em que você irá piscar os olhos e verá seus filhos grandes, sua mulher aposentada e nem percebeu que tudo isso aconteceu. A dedicação ficou somente delegada à profissão e a família ficou em segundo plano, mas o tempo não volta. Dedique-se primeiramente à sua família e depois cumpra com seus deveres profissionais, assim você se tornará bom em todas as áreas.

Mensagem 5: Os profissionais de saúde precisam estar atentos à sua saúde pessoal, pois sempre passam por cargas horárias contínuas e estressantes, lidando quase que exclusivamente com tristeza e sofrimento. A alimentação nem sempre é a melhor, ainda que o profissional saiba melhor que ninguém que “saco vazio não para em pé”. Não se descuide de você mesmo, pois somente estando bem mental e corporeamente poderá dar suporte ao sofrimento alheio.

Mensagem 6: Seguir carreira de profissional da saúde, seja em qual profissão for é estar sempre pronto para qualquer chamado, ainda que seja na noite de Natal ou de madrugada. É estar sempre pronto para enfrentar a dor do outro, desde que o outro não seja ninguém de sua família, senão, suas pernas não dão conta e suas mãos desabam. É saber que toda a sua vontade e conhecimento não são maiores que a vontade de Deus e deixar que as lágrimas escorram pela face quando isso acontece. É saber lidar com o amor e com a dor, lado a lado e viver com o ganho e a perda todos os dias. É ver partir gente que cumpriu o que precisava por aqui e ver nascer gente nova que tem muito o que fazer pela frente. É acreditar que cada dia faz, de fato, uma grande diferença.

Mensagem 7: Falar sobre os profissionais da saúde é falar de pessoas que sofrem conosco, mas precisam engolir esse sofrimento e transformá-lo em coragem, especialmente quando nosso choro não pode ser contido e nossas palavras teimam em não sair. Geralmente quando procuramos um hospital é porque já tentamos todas as possíveis alternativas anteriores, e, sempre que somos bem recebidos, conseguimos mais que 50% de nossa cura. Os remédios são imprescindíveis, mas o carinho e a atenção dos profissionais podem muito mais.

Mensagem 8: Alegre-se se decidiu ser um médico, enfermeiro ou auxiliar, pois de uma maneira ou outra colabora para a saúde da pessoas, e ainda que indiretamente ou diretamente, contribui para a vida. Dê o melhor de si e certamente receberás o melhor de volta. Não busque apenas reconhecimento financeiro, pois pode ser que este não venha, porém, os abraços carinhosos, os olhares de agradecimento e os sorrisos sinceros sempre brotarão e aquecerão seu coração, dando-lhe força para enfrentar todas as dificuldades. Saiba que tens vida nas mãos, e são mais preciosas que qualquer joia, são mimos que Deus lhe deu para cuidar, não desperdice e nem deixe de atende adequadamente alguma delas por falta de dinheiro, tenha zelo com todas, pois todas são especiais e únicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi, gostei muito da mensagem numero 1 e gostaria de usá-la em meu trabalho, como posso referenciá-la? Qual o nome completo do autor?
    Aguardo respostas.
    Att.

    Andressa Daiany 19 de janeiro de 2014 19:02 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.