O que Significa o Natal?

Quando chega o mês de dezembro parece que uma euforia toma conta da grande maioria das pessoas, com relação ao dia vinte e cinco de dezembro, dia de Natal. A agitação toda é por conta dos presentes que querem ganhar, dos presentes que precisam comprar, da roupa nova que querem usar, da ceia que pretendem fazer enfim, tudo o que se pensa e faz está voltado para comemoração. Contudo, só se fala em festa.

De uns bons anos para cá, uma festa que foi iniciada para se comemorar a fraternidade e o amor ficou reduzida simplesmente a uma data onde as pessoas só pensam em comprar mais e gastar mais. às vezes depois que a festa passa, muitas pessoas lamentam o saldo negativo do que foi em suas vidas o dia de Natal  que passaram. São dívidas assumidas sem pensar, festas que acabaram mal, desavenças no lugar da fraternidade que deveria haver.

Isso tudo porque, o Natal, essa grandiosa festa que a humanidade criou para festejar o nascimento de Jesus Cristo foi transformada pela própria humanidade em nada mais do que um evento consumista. A humanidade trocou Jesus Cristo pelo Papai Noel.

O Consumo é Incentivado Pelo Comércio

O comércio tem total interesse que tudo continue assim. Porque, é a época em que o faturamento é maior. Todas as lojas vendem muito mais na época do Natal. Não se trata de ser estraga prazeres, nem de ser contra as comemorações de ninguém, acontece, que atualmente poucas pessoas se lembram de quem realmente é o dono da festa. A maioria só pensa realmente nas guloseimas, nos presentes e nos festejos. E ainda estão ensinando às crianças que no Natal elas devem esperar pelo Papai Noel. Essas mesmas pessoas que não se esquecem e dizem às crianças para não se esquecerem do Bom Velhinho não poderiam ensinar sobre Jesus?

Precisamos Ensinar às Nossas Crianças o Verdadeiro Significado do Natal

Ainda temos tempo para ensinar às nossas crianças  o que significa de verdade o dia 25 de dezembro, o Natal, porque sobre as festas elas já sabem.

O Natal existe para nos fazer lembrar de um menino que nasceu há muito tempo e que deseja que cada um de nós viva vendo no nosso próximo  um irmão.

O Significado do Natal

Natal significa na verdade nascimento. E essa data foi escolhida para a comemoração do nascimento de Jesus, o centro do Cristianismo, há mais de 1600 anos. O  Papa Julio I através da igreja católica escolheu essa data no ano de 350. Na Bíblia não tem nenhuma citação que possa afirmar com exatidão a data do nascimento de Jesus. Por isso, não havia nenhuma comemoração nesse sentido segundo as tradições do Cristianismo. Porém, acontecia uma festa pagã entre os dias 17 e 25 de dezembro e para substituir essa festa a igreja instituiu o dia 25 de dezembro para se comemorar o nascimento de Jesus. Desde então, o Natal começou a ser comemorado na data que conhecemos até agora.

Para aquele que no dia de Natal ainda lembra no verdadeiro dono da festa, sabe que para ele não é importante os presentes caros que se compra, a roupa cheia de brilho que se veste, a ceia repleta de comidas e bebidas se a família não estiver reunida e ele não for lembrado.

Natal significa amor, fraternidade, união, esperança. O que Jesus espera de cada pessoa é isso. Ele não pede uma casa cheia de luxo e riqueza para entrar e comemorar com os donos. Jesus entra em qualquer local onde ele for chamado e bem recebido. Esse lugar pode ser um barraco coberto com tábuas. A única exigência que ele faz é que exista amor. Em muitas residências luxuosas que montam uma festa magnífica para comemorar o dia de Natal não existe um mínimo de amor e respeito entre os membros da família. E a comemoração é só uma festa com árvore de Natal repleta de luzes e enfeites e aos pés dessa mesma árvore, os presentes caros para os filhos, irmãos, pais, amigos, é só isso. Sem nenhum outro sentido. Para muita gente isso é tudo  o que é necessário. Na verdade talvez fosse quase o suficiente se a comemoração não fosse o nascimento de Jesus. Geralmente nessas grandes festas ninguém lembra de citar o nome de Jesus. A festa começa e acaba sem que ninguém se lembre dele. O significado verdadeiro do Natal transcende qualquer festa por maior que ela seja se nela não existir o verdadeiro amor Cristão.

Ainda há Tempo Para Recomeçar

Que tal fazer no próximo Natal uma comemoração diferente? Ainda existe tempo para recomeçar. Ninguém precisa deixar de comprar presentes, mas pode fazer de um jeito diferente. Fazer a comemoração voltada para o dia do nascimento de Jesus Cristo. Juntar a família para montar a árvore, decidirem juntos, pais e filhos no que fazer para cearem, agradecer com uma oração por todas as conquistas que tiveram, durante a ceia de Natal, renovar as esperanças para continuar em busca do que desejam e principalmente, voltar o pensamento para Deus. Porque ele está sempre com o pensamento voltado para cada um dos seus filhos, até para aquele que  esquece o dia do  aniversário de seu filho.

Na comemoração de Natal o ideal é que a família esteja reunida. Esse dia não é para se fazer uma festa para os amigos. É uma comemoração íntima. Quem comemora verdadeiramente o Natal como dia do nascimento de Jesus faz dessa maneira.

Uma casa sem Natal é uma casa repleta de tristeza. Não porque faltam coisas materiais, mas sim porque falta amor. Em muitos lares há de tudo em coisas materiais: árvores enfeitadas, mesa farta, muita beleza em tudo, porém não existe o espírito do Natal. Onde existe o espírito de Natal está presente: amizade, solidariedade, compaixão, amor ao próximo, fraternidade. Através desses sentimentos podemos alcançar outros ainda maiores que podem nos conduzir às bênçãos de Deus. São esses sentimentos que Jesus quer que cada pessoa use como enfeites para a árvore de Natal na comemoração do seu aniversário. Os outros enfeites serão simples adornos, bonitos certamente, mas não acrescentarão nada a mais para o dono da festa.

Boas Festas e Feliz Natal!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natal

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.