Mensagens do Dia do Folclore

A cultura brasileira é uma das mais ricas do mundo todo. Isso porque o país é um resultado de miscigenação de várias culturas e costumes diferentes, pela vinda de pessoas de várias localidades do planeta.

Podemos perceber isso com a chegada dos negros provindos da África por meio do tráfico negreiro com o propósito de escravizá-los para trabalharem nas fazendas dos grandes senhores de terra no país. Apesar desse capítulo obscuro da história do Brasil, a cultura africana desembarcou no território e, hoje, fazem parte da cultura brasileira, como questões religiosas, artesanatos, comidas, enfim.

E, com o passar dos anos, com a chegada de imigrantes de países como Itália e Japão, que vinham ao país procurar emprego para o sustento deles e de suas famílias, mais elementos culturais desses locais foram sendo incorporado a já vasta cultura brasileira, para fazer dela o que é hoje.

Um dos elementos que visam enaltecer a riqueza e grandeza da cultura brasileira é o folclore, que é o alvo do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conferir um pouco mais sobre o folclore e suas características, bem como algumas informações sobre ele que é um marco importante da cultura brasileira. Vamos lá?

O Folclore

O folclore, palavra que vem do inglês onde o “folk” significa “povo, gente”, e “lore”, que significa conhecimento é definido como a tradição ou costume de certo povo que são transmitidos de geração para geração. Não é possível dizer que nenhum povo possui um folclore específico, já que qualquer tradição religiosa, artesanal, alimentícia ou outros tipos já são considerados um tipo de folclore.

A UNESCO, Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura, que foi fundada em Paris, França, no final do ano de 1946 e tem grande importância em assuntos sociais no mundo considera que a palavra “Folclore” pode ser considerada como um sinônimo de cultura popular, acrescentando que toda a cultura popular representa a identidade cultural e social da sociedade, seja nacional ou regionalmente, considerando ainda que todo tipo de cultura que possa identificar um povo pode e deve ser acrescentado à cultura da região como um todo, ou seja, deva ser parte da cultura nacional do país onde a região se encontra.

Deve-se salientar que o folclore não é um conhecimento engessado, ou seja, possua apenas uma vertente a ser seguida, apesar da origem em tradições passadas, nas quais as suas raízes fazem parte do folclore de uma região, mas sim, no contato com outras vertentes culturais. Por fim, com esse contato entre as culturas, as teias de relação entre elas começam a ganhar forma e, assim, o folclore assume o seu posto.

A UNESCO, por sua vez, incentiva as nações a valorizarem suas culturas, mostrando meios de como fazer isso, como a boa utilização dos meios de comunicação, como a internet, que é, atualmente, o meio mais importante de disseminação de informações. Além disso, alerta as nações que certas medidas para a valorização do folclore têm reações inesperadas, podendo enriquecer as culturas existentes ou, no mesmo tempo, pode destruir tais conceitos para sempre.

Segundo pesquisadores, os primeiros indícios do nascimento do folclore se deram entre os séculos XVIII e XIX, por meio dos Irmãos Grimm e de Herder, que iniciaram pesquisas com o intuito de investigar a cultura poética da Alemanha. Nesses estudos, os pesquisadores concluíram que a cultura do povo ia à contramão da cultura elitista daquela época, que era imposta como a única a existir e a ser seguida. Logo depois dessa conclusão dos pesquisadores, outros movimentos parecidos ocorreram pela Europa e por outros países do mundo, onde os pesquisadores passaram a dar importâncias a outros elementos culturais existentes nesses locais ao invés do que já era conhecido e pregado como sendo o “certo”. Foi a partir daí que o folclore começou a despontar como uma representação unificada de todas as culturas e tradições de um povo.

O Folclore Brasileiro e as Mensagens Que o Movimento Busca Passar

O Folclore brasileiro é um dos mais conhecidos e ricos de todo o mundo porque, como já se sabe, recebeu elementos culturais de vários pontos do planeta por meio das Grandes Navegações, do triste movimento do tráfico de negros para o país para serem escravos e a imigração realizada por pessoas de países como a Itália e o Japão para trabalhar nas lavouras dos grandes senhores de terra.

O processo para se implantar o folclore no Brasil é, relativamente, recente, tendo o processo se iniciado apenas nos idos do século XIX, sendo concluído em 1970, já no século XX. Depois da definição do folclore brasileiro, o mesmo foi institucionalizado e, portanto, o conceito sobre o que é o folclore brasileiro tomou forma e é aceito até hoje.

Por conta de sua pluralidade, por conta da contribuição negra, indígena e portuguesa, além de outras culturas, o folclore brasileiro é muito diversificado, sendo, portanto, alvo de estudos tanto nacionais como internacionais, ajudando, até mesmo, na economia brasileira, por conta da produção (artesanato) e comércio, geração de empregos e, também, o desenvolvimento do turismo nacional, já que, além de fazer parte do folclore, o turismo é um prato cheio para o Brasil, que conta com várias localidades que são os preferidos dos turistas nacionais e internacionais.

As mensagens que o Folclore, tanto nacional quanto internacional, tenta passar é a da importância da preservação das memórias que fazem parte da história cultural da nação, por meio de ações como medidas que valorizem as culturas: teatros e programas de televisão que mostrem a história cultural do país em questão, cartilhas distribuídas em escolas e locais públicos que evidenciem o folclore e incentive o cidadão a buscar mais informações acerca da cultura, enfim.

Por causa disso, o dia 22 de Agosto é considerado, no Brasil, o Dia Nacional do Folclore, outorgado pelo congresso nacional nos anos 1960. Nesse dia, as escolas públicas e privadas realizam atividades que visam relembrar a cultura nacional, bem como instruir os alunos a preservar essa importante identidade cultural do Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.