Aprendendo a Viver Em Paz Em Um Mundo Conturbado

O momento atual pelo qual todos nós estamos passando, no qual a onda de violência impera com seus crimes hediondos, às vezes nos faz pensar em como seria se nós conseguíssemos aprender a viver em paz nesse mundo tão conturbado, no qual estamos imersos.

Pensando nisso, nesse artigo faremos algumas reflexões sobre como nós, seres humanos do bem, podemos nos portar diante desse mundo e espalhar a paz por onde passarmos.

Atitudes Para Se Viver Em Paz No Mundo

1. Transmita paz as pessoas que estão em sua volta. Se você que sentir paz em seu coração, em primeiro lugar deverá espalhar esse sentimento em todos que estão ao seu redor.

Por exemplo, se você ama alguém, faça com que esse amor se multiplique com seus amigos, familiares, colegas de trabalho, filhos, marido, parentes, enfim todos que de alguma forma vivem e se relacionam com você.

Quando damos amor recebemos amor, quando proporcionamos a paz, ajudamos a tornar o mundo em que vivemos em paz.

2.  Ajude sem precisar que alguém lhe peça ajuda. Essa é uma atitude muito difícil dos seres humanos fazerem.

No geral eles até auxiliam os mais necessitados quando eles lhes pedem alguma coisa para sobreviver.

O ideal é não esperar que a pobreza venha ate nós. Nós é que devemos ir até os mais necessitados e oferecer a nossa ajuda.

Com esse comportamento estaremos mudando e transformando um mundo que é muito e violento e hostil em um lugar mais humano e com mais paz no coração das pessoas.

3. Procure ser gentil sempre. A gentileza nos dias atuais parece estar um pouco esquecida.

Não vemos aguem dar um lugar para sentar uma pessoa mais velha, não observamos ninguém deixar sua vez para o outro em uma fila, poucas vezes escutamos as palavras “obrigado” e “Por favor”.

Por isso, como já se dizia há muito tempo a gentileza, gera gentileza que por sua vez gera paz no mundo.

Imaginem um lugar onde todas as pessoas que nele habitassem fossem gentis umas com as outras, se preocupando somente em ajudarem-se mutuamente.

Que lindo mundo esse poderia ser e quanta paz nós teríamos em nossos corações.

Parece uma utopia, mas precisamos dar o primeiro passo. Só assim poderemos construir uma sociedade melhor e mais humanitária.

4. Tente ser mais compreensivo com o próximo. Atualmente, a grande maioria das pessoas não tem muita paciência para escutar os problemas de um amigo ou de um familiar.

No entanto, sobra tempo até demais para falar e se preocupar com a vida alheia.

Vamos mudar esse parâmetro de vida. Saber escutar é uma qualidade que poucos possuem e que em algum momento, todos nós precisaremos dela também. Por isso aprenda a escutar mais e falar menos.

A paz só pode ser construída quando todos os seres humanos tiverem em mente que a vida aqui nesse mundo passa muito depressa, e precisamos construir em nossos corações sentimentos de paz e fraternidade, para que possamos ter um mundo bem melhor do que temos hoje em dia.

5. Aprenda a ser generoso com seu semelhante. Ser generoso é muito mais do que dar coisas materiais (que também tem seu valor) para os mais necessitados, é saber ser empático e se colocar no lugar do outro.

É ter paciência de ouvi-lo e aconselhá-lo somente se for solicitado ou quando for extremamente necessário dar um conselho. Não julgue as pessoas pelo que elas demonstram ser procure antes de tudo tentar conhecer o seu interior.

Às vezes nos deixamos levar pelas aparências e cometemos grandes erros com os outros. Não será desse modo que poderemos construir a paz em nosso mundo.

6. Demonstre humildade em todos os momentos de sua vida. Mesmo que você seja um grande sábio, ou que possua uma riqueza muito grande, ou ainda que tenha uma aparência bela, procure não tirar vantagens dessas situações ao longo de sua vida.

Respeite as limitações das outras pessoas e aprenda a conviver com elas.

A paz somente poderá ser construída em nosso mundo quando formos capazes de vermos os nossos semelhantes como espelhos de nós mesmos, e aprendermos a ama-los como se fosse alguém de nossa própria família. Esse é o caminho para a construção de uma vida e de um mundo mais feliz para todos nós.

7. Procure viver sempre em harmonia com as pessoas que estão em sua volta.

Evite brigas e conflito desnecessários, e isso vale também para as estressantes brigas de trânsito, nas quais as pessoas passam um bom tempo discutindo sobre um carro, quando poderiam resolver a questão de forma mais prática e prosseguirem com suas vidas.

A harmonia constitui o equilíbrio emocional que nos leva a ter paz no coração, por isso devemos cultivá-la sempre em nossos corações.

Quando nos tornamos pessoas equilibradas emocionalmente, a paz surge naturalmente, e quanto mais pessoas assim existirem, mais a paz se espalhará pelo mundo.

Esse é o princípio da vida feliz: sem guerras, ódios, conflitos, competições, maldade. A Paz é o que impulsiona o ser humano em direção à perfeição e a felicidade.

Sem guerras no mundo a paz poderá aflorar e fazer com que cada um consiga viver uma vida melhor e mais tranquilidade como em um mundo fictício. Porém, eu não estou falando de utopias.

É possível sim, construir uma vida de paz, desde que ajudemos nossos semelhantes a serem mais felizes. Alguém tem que dar o primeiro passo para que isso aconteça: que esse alguém seja nós.

Considerações Finais

Muitas pessoas desejam ter a paz em seus corações, mas não sabem como fazer para adquiri-la. No entanto, isso é muito fácil: basta distribuir amor, carinho e compreensão para todos que convivem conosco.

O bem tem a capacidade de multiplicar-se, e sendo multiplicado pode trazer a tão desejada paz para nossos corações. A felicidade no mundo em que vivemos depende muito mais de cada um do que pudemos supor.

Os homens que promovem as guerras não têm a dimensão do mal que estão construindo para si mesmos e para seus filhos. A paz, ao contrário é elo que se perpetua enquanto houver amor no coração dos homens.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.