Provérbio Chinês Sobre Felicidade

O mundo está cada vez mais globalizado, e isso se justifica pela presença cada vez maior de tecnologia em todos os quatro cantos do planeta. Para se ter uma ideia, em 1950, por exemplo, era muito difícil se estabelecer uma comunicação direta com alguém que estivesse, por exemplo, há 4 quilômetros de você. Hoje, se pode falar com alguém que esteja do outro lado do mundo com uma rapidez nunca antes visto: é instantâneo.

E isso só foi possível de ser alcançado com a organização das pessoas em uma sociedade estratificada, impondo regras de convivência, estabelecendo leis e limites para que ela fosse moldada assim como nos encontramos hoje. E não pense que esse foi um processo rápido, mas sim bastante moroso e, muitas vezes, doloroso. Principalmente, para quem foi obrigado a “adotar” esses costumes padronizados, e muitas vezes pagaram com a vida por se recusarem a entrar em tais padrões.

Atualmente, muito se discute a intromissão da modernidade em questões mais íntimas das pessoas, e como isso pode afetar no desenvolvimento psicológico tanto dos adultos quanto as crianças, essas que estão sendo expostas cada vez mais aos resultados da grande modernidade que temos hoje.

E, em meio a tantas novidades tecnológicas, nos paira uma pergunta: será que somos felizes? Pode ser bastante difícil de se responder, sendo necessária uma reflexão bastante profunda a ponto de encontrar a melhor resposta para isso. E, nada melhor do que navegar em provérbios chineses sobre a felicidade pois, certamente, algum ensinamento pode-se retirar desses provérbios. Aqui, você vai conferir um pouco mais sobre a cultura chinesa, que é uma das mais incríveis do mundo, e também alguns dos provérbios para a felicidade, além de outras informações bastante pertinentes sobre o assunto. Vamos lá?

A China: Um Dos Países Mais Antigos Do Mundo

A China é, como o próprio nome já diz, um dos países mais antigos de todo o planeta, tendo mais de dois mil anos. Desde antes de Cristo, já se existiam diversas dinastias no país, que foram se mantendo com o passar dos milênios. A República Popular da China está localizada na Ásia, tendo uma população incrível de 1,2 bilhão de pessoas, sendo o país mais populoso do mundo até então. Estudos indicam, porém, que a Índia, país também asiático, irá ultrapassar esse número bem em breve.

Atualmente, o país é governado pelo Partido Comunista, podendo ser considerado um país que segue essa doutrina, assim como a Coreia do Norte e Cuba. E, contrariando todas as expectativas (principalmente de quem se declara contra o comunismo), a China é o país que mais cresce atualmente, podendo tirar o posto de país com a economia mais forte das mãos dos Estados Unidos, que é quem detém o título hoje.

Muito se pesquisa para saber o porque desse sucesso comercial todo, e muitos especialistas indicam que um dos principais motivos para o fortalecimento da economia chinesa e de seu crescimento anual que sempre passa dos 10% é a sua mão de obra, que costuma ser a mais barata do mundo todo, o que atrai a atenção de investidores de todo o planeta, que estão em busca de um lucro maior sem pagar muito pelo serviço.

A indústria também se fortalece muito na China, sobretudo pelos incentivos fiscais concedidos pelo governo para que as fábricas instalassem suas unidades no país. Basta ver a quantidade de produtos que abastecem as lojas brasileiras, sendo que a maioria deles vieram todos da China. A produção em larga escala barateia o produto, que pode chegar aqui custando um décimo do que seria se ele fosse produzido por aqui. E isso vem causando dor de cabeça às demais potências mundiais, sobretudo aos Estados Unidos, que, com Donald Trump no poder, visa fazer retornar a hegemonia Estadunidense perante a comunidade internacional: Atualmente, as duas nações se encontram em uma verdadeira Guerra Comercial, onde uma começa a taxar a mercadoria de outra como uma forma de valorizar os produtos do próprio território. Uma decisão de Trump, de taxar em ate 30% o aço e o alumínio exportado para lá teve como mira principal a China, mas acabou respingando em outros países, como o próprio Brasil Canadá e México. Percebendo o equívoco, Trump decidiu retirar da lista um por um de seus aliados.

É notória a tensão que se existe entre as duas maiores potências do planeta, com analistas prevendo que, se não for encontrados meios para a resolução da questão sobre a taxação de produtos, o embate pode sair da escala econômica e pode virar um caso de guerra armada. Mas, por enquanto os ânimos ainda estão tranquilos, ainda mais com outros assuntos que balançaram o governo estadunidense recentemente: Kim Jong Un, o ditador da Coreia do Norte, se encontrou com o presidente da Coreia do Sul e decidiu estabelecer o fim da Guerra da Coreia. Além disso, Kim se comprometeu a cessar os ensaios com bombas nucleares, no qual o encontro entre essas duas autoridades se deu para que se fizesse uma ponte entre o governo dos EUA e o governo da Coreia do Norte.  Depois das espinhosas trocas de ofensa na internet, o presidente dos EUA e o ditador da Coreia do Norte irão se encontrar em uma data próxima, para tratar de assuntos como a própria bomba atômica, bem como sobre uma possível parceria de cooperação entre Coreia do Norte e Estados Unidos.

Provérbio Chinês De Felicidade

Embora estejamos todos mergulhados em casos econômicos, tensões econômicas de um lado, problemas financeiros de outro, acabamos esquecendo que a nossa vida é uma só e, enquanto estamos aqui “sem tempo”, a vida continua, o coração continua a bater, os rins continuam filtrando o sangue, e por aí vai.

No entanto, para que esse conjunto todo possa funcionar, é necessária uma boa saúde mental, já que, sem isso, é praticamente inviável que se busque a felicidade, pois é necessário estar sob relaxamento para tomar decisões sábias.

Nesse link, estão contidos diversos provérbios chineses que falam justamente sobre a felicidade e como alcançá-la.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Felicidade

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.