Pensamentos Sábios

Se você quer ler alguns pensamentos sábios sobre a vida, o amor, e sobre qualquer seguimento pode sempre buscar as frases escritas por grandes pensadores e filósofos, que com certeza são pessoas que escreveram frases que podem nos ajudar a refletir um momento de dor, tristeza, solidão e até mesmo nos momentos felizes.

O Que São Os Pensamentos Sábios?

Os pensamentos sábios são frases, que podem ser tanto curtas como longas, e tem a intensão de instigar no leitor algum tipo de reflexão, ou ainda, trazer clareza sobre determinado assunto.

Qualquer pessoa pode escrever um pensamento que pode ser considerado como um “pensamento sábio”, mas é fato que os grandes pensadores da humanidade deixaram frases que com certeza irão despertar a mente dos leitores.

Alguns grandes pensadores da história da humanidade foram: Santo Agostinho, Immanuel Kant, Jean-Jacques Rousseau, Euclides, Friedrich Netzsche, René Descartes, Platão, Aristóteles, Sócrates, John Lock, David Hume, Karl Marx, Epicuro, Michel Foucault , dentre outros.

Vamos conhecer um pouco mais de cada um desses grandes nomes, e conferir alguns de seus pensamentos sábios:

Sócrates

Considerado o pai e fundador, da filosofia ocidental, é com certeza um ícone dentro dessa ciência. Os estudos de Sócrates fundamentavam-se em conhecer melhor a natureza da alma humana, todos os seus estudos foram extremamente inovadores para a época, assim como a sua forma e abordagem deles. Viveu entre os anos de 470 a.C. a 399 a.C., em Atenas.

Estátua de Sócrates

Estátua de Sócrates

Confira alguns de seus pensamentos:

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates).

“Só sei que nada sei.” (Sócrates).

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.” (Sócrates).

“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.” (Sócrates).

Platão

Já era um filósofo e estudioso grego, quando ele conheceu Sócrates se tornou seu discípulo. Ele fundou a Academia em Atenas, a primeira Instituição de Ensino Superior, e junto de Sócrates (seu mestre) e Aristóteles (seu seguidor), compõe a base da filosofia ocidental, filosofia natural e da ciência. Sua filosofia é e extremamente influente em diversas áreas, como ética, metafísica, política, dentre outros temas, até os dias de hoje. Vamos conferir alguns de seus pensamentos:

 “Todo homem é poeta quando está apaixonado.” (Platão).

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.” (Platão).

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.” (Platão).

“O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê…” (Platão).

Aristóteles

Estátua de Aristóteles

Estátua de Aristóteles

Considerado pupilo de Platão, era o membro de maior destaque na Academia fundada pelo mestre. Aristóteles não só seguia a filosofia de Platão, ele foi além, transcendendo os pensamentos de quem o ensinava e reformulando a tradição grega. A sua maneira de pensar é uma forte influência para muitas áreas, como psicologia, política, retórica, lógica, metafísica, ética, até os dias de hoje. Ele viveu entre os anos de 384 a.C. até 322 a.C. Confira alguns de seus pensamentos:

“A dúvida é o princípio da sabedoria” (Aristóteles).

Ter muitos amigos é não ter nenhum.” (Aristóteles).

“Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.” (Aristóteles).

“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.” (Aristóteles).

Euclides

Euclides

Euclides

Viveu em Alexandria, nos anos de 360 a.C. a 295 a.C. sendo um famoso escritor, matemático e professor, sendo o criador da geometria euclidiana. Sua principal obra é chamada de “Os Elementos”, além dessa obra, escreveu sobre rigor, teoria dos números, geometria esférica, seções cônicas e perspectivas. Acompanhe alguns de seus pensamentos:

 “As leis da natureza são apenas os pensamentos matemáticos de Deus”. (Euclides).

“Quem tenta permanecer jovem perde o passado e morre para o futuro”.(Euclides).

“Entre os mortais é sábio quem pensa duas vezes”(Euclides).

” Um número é uma pluralidade composta de unidades”.(Euclides).

Epicuro

Viveu em Atenas, entre os anos de 341 a.C. a 271 a.C, a partir de seus pensamentos se desenvolveram os centros epicuristas, principalmente no Egito e na Jônia. Lucrécio, o poeta romano, foi um grande divulgador do seu trabalho. Confira alguns de seus pensamentos mais conhecidos:

A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.” (Epicuro).

As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.” (Epicuro).

A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada.” (Epicuro).

“A justiça é a vingança do homem em sociedade, como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem” (Epicuro).

Confúcio

Confúcio

Confúcio

Viveu entre os anos de 551 a.C a 479 a.C., na China, sendo um grande pensador e filósofo do período chamado Período das Primaveras e Outonos. Seus pensamentos giravam em torno da moralidade pessoal e também das autoridades, focando sempre nos procedimentos corretos que devem ser tomados pela sociedade. Com o poder que os seus pensamentos tomaram, acabou criando-se um sistema filosófico chamado confucionismo, que muitas vezes também é considerada uma religião. Vamos conhecer alguns de seus pensamentos:

“Escolhe um trabalho que goste, e não terás que trabalhar nem um dia da sua vida”. (Confúcio).

“Se queres prever o futuro, estude o passado” (Confúcio).

“A maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois da queda”. (Confúcio).

Santo Agostinho

Santo Agostinho

Santo Agostinho

Viveu entre os anos de 354 a 430. Iniciou sua carreira focada em sua vida católica, como bispo da Igreja, mas, logo se tornou teólogo e filósofo. Ele era considerado em sua época como doutor, e após sua passagem na terra foi considerado santo. Confira alguns de seus pensamentos:

A medida do amor é amar sem medida.” (Santo Agostinho).

“Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.” (Santo Agostinho).

“O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página.” (Santo Agostinho).

René Descartes

René Descartes

René Descartes

Descartes era filósofo, físico e matemático, mas possui uma grande influência no campo da filosofia. Viveu entre os anos de 1596 a 1650, na França, se tornando destaque pelo seu trabalho, que foi considerado revolucionário. Além do campo da Filosofia, onde é considerado o fundador da filosofia moderna, ele criou o sistema de coordenadas cartesiano, sendo considerado o pai da matemática moderna. Acompanhe alguns de seus pensamentos:

“Eu penso, logo existo.” (René Descartes).

“Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.” (René Descartes).

“Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos.”(René Descartes).

Johon Locke

Johon Locke

Johon Locke

O inglês ficou conhecid como pai do liberalismo, sendo que dentro dos seus estudos o que mais se destacou foi o contrato social. Ele ficou conhecido como fundador do empirismo defendia a tolerância religiosa e a liberdade pessoal. Era um crítico das ideias de Platão. Viveu entre os anos de 1623 a 1704, em Harlow. Confira alguns de seus pensamentos:

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.” (John Locke).

“Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes dos seus pensamentos.” (John Locke).

“Onde não há lei, não há liberdade.” (John Locke).

Jean-Jacques Rousseau

Foi um grande destaque do movimento Iluminista, além de ser o precursor do Romantismo. Foi um grande líder e fonte de inspiração durante a Revolução Francesa. Viveu entre os anos de 1712 a 1778, nascido na Suíça e passando sua vida em países europeus. Vamos acompanhar alguns de seus pensamentos:

Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.” (Jean-Jacques Rousseau).

“Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos.”  (Jean-Jacques Rousseau).

“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.” (Jean-Jacques Rousseau).

Immanuel Kant (1724-1804)

Nasceu no ano de 1724, se tornando o último grande filósofo dos princípios da era moderna, era um grande influente ao Iluminismo. Foi muito impactante para os movimentos culturais no período em que viveu como no Romantismo e em filosofias idealistas. Morreu no ano de 1804.

Immanuel Kant

Immanuel Kant

“Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.” (Immanuel Kant).

“Não há garantias. Do ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do amor, ninguém é necessário.” (Immanuel Kant).

David Hume

David Hume

David Hume

Nasceu na Escócia no ano de 1711 e se tornou um historiador, filósofo e ensaísta. Seu sucesso se deu principalmente ao seu empirismo radical e sua filosofia cética. É um dos mais importantes pensadores do iluminismo escocês e também da filosofia ocidental. Ele se opunha as ideias de Descartes, e devido as suas teorias ocorreram avanços no campo da filosofia analítica e também da fenomenologia. Confira abaixo alguns de seus pensamentos:

“A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla.” (David Hume)

“A razão é, e só pode ser, escrava das paixões.” (David Hume)

“De um modo geral, os erros na religião são perigosos; enquanto os da filosofia apenas ridículos.” (David Hume)

Karl Marx

Karl Marx

Karl Marx

Um dos sociólogos mais conhecidos da atualidade principalmente por haver muitas controvérsias as suas teorias, Marx nasceu no ano de 1818 na Prússia, mas viveu em Londres, e se tornou além de sociólogo, filósofo, economista, historiador, jornalista e revolucionário. Publicou diversos livros ao longo de sua vida, sendo “O Manifesto Comunista” e “O Capital” suas obras mais proeminentes. Acompanhe alguns de seus sábios pensamentos:

“O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.” (Karl Marx).

“Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.” (Karl Marx).

“Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.”  (Karl Marx).

Friedrich Nietzsche (1844-1900)

O filósofo alemão nasceu no ano de 1844 e se tornou muito influente em seu campo, assim como um grande crítico da cultura ocidental, das religiões e da moral. Também era poeta, filólogo e compositor. Leia alguns de seus pensamentos:

 “O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.” (Friedrich Nietzsche).

“Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.” (Friedrich Nietzsche).

Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche

“E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.” (Friedrich Nietzsche).

Michel Foucault

Nascido no ano de 1926 foi um teórico social, filósofo, historiador das ideias, crítico literário e professor. Ele teorizou em torno do conhecimento e do poder, e como eles são uma forma de contrato social. Ele considerava seu pensamento uma história crítica da modernidade, se tornando grande influência para movimentos ativistas e também ativistas. Analise alguns de seus pensamentos:

Michel Foucault

Michel Foucault

“A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.” (Michel Foucault)

“Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta.” (Michel Foucault)

“As pessoas sabem aquilo que elas fazem; frequentemente sabem por que fazem o que fazem; mas o que ignoram é o efeito produzido por aquilo que fazem.” (Michel Foucault)

Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre

Sartre trouxe a filosofia grande pensamentos relacionados ao existencialismo. Para ele os intelectuais precisam desempenhar um papel ativo na sociedade, sendo um militante que apoiava diversas causas políticas com as quais se identificava. Confira alguns de seus pensamentos mais famosos:

“O inferno são os outros.” (Jean-Paul Sartre)

“Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos.” (Jean-Paul Sartre)

“Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação.” (Jean-Paul Sartre)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sábias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.