Assistir a um filme sempre foi uma das atividades preferidas da maioria das pessoas. Isso porque o filme é, geralmente, uma expressão da sociedade que vivemos; dependendo da temática, ele pode abordar fatos e acontecimentos que podem ser tanto históricos quanto fatos novos.
O mundo hoje caminha para uma direção onde as minorias que sempre foram rejeitadas pelas pessoas, como os LGBT, as mulheres e os negros começaram a ganhar protagonismo perante à sociedade, e, como você pode acompanhar pelos jornais ou até pelas redes sociais, essas pessoas ainda tem um longo caminho a percorrer. Mas o espaço que eles estão conquistando pode muito bem refletir nas produções cinematográficas que estão saindo, dando maior espaço para essas pessoas.
O polo de filmes do planeta é, como todos sabem, os EUA, sobretudo, em uma cidade incrustada na costa sul do estado da Califórnia: Los Angeles, mais especificamente, em um distrito: Hollywood. Esse nome já faz as pessoas lembrarem de todo o glamour e a concentração de atrizes e atores que mais fazem sucesso no planeta. Um outro lugar que tenta buscar a ser mais um polo cinematográfico fica a alguns milhares de quilômetros de Hollywood, mas que jura ser da mesma qualidade ou até mesmo melhor: Bollywood, que está localizada na Índia, que, daqui uns anos, será o país mais populoso de todo o planeta.
Um dos filmes produzidos por Hollywood, e um dos mais conhecidos do ator Tom Cruise é a obra “O Último Samurai”, que é o alvo desse artigo. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre esse filme, além de algumas curiosidades sobre o filme. Confira:
O Último Samurai – O Filme
“O Último Samurai” é uma produção do ano de 2003, com enredo que falava sobre uma guerra, sendo filmado na Nova Zelândia, mas com produção nos Estados Unidos. Sendo um filme de época, o protagonista do filme trava contato com samurais, que serão a chave de ouro para que o roteiro do filme se materializasse. É inspirado em conflitos que envolveram o Japão e grandes potências que desejavam colonizar a Terra do Sol Nascente, conflitos esses que aconteceram no século XIX, mais, basicamente, durante os anos de 1870. O filme também mostra a ocidentalização que o Japão passou depois dessas invasões imperialistas, o que é refletido até hoje na história do país. É um filme com boas recomendações, chegando a faturar mais de 455 milhões de dólares, além de várias indicações para diversos prêmios importantes no cinema mundial, como o Oscar, Globo de Ouro, entre outros. Só para você ter ideia da importância que esse filme teve perante o público, só para o Oscar, tal filme teve nada mais nada menos do que 4 indicações.
O filme narra a história de Nathan Algren que, como se sabe, interpretado por Tom Cruise, que foi um veterano de guerra crucial para a Guerra Civil Americana. Quando esse conflitou finalmente cessou, Algren foi chamado pelo seu amigo e ex-comandante para participar de uma operação que tinha como função principal ajudar no treinamento do recém-formado Exército Imperial Japonês. Isso se deu quando o Imperador reconquistou seu cargo perante À população Japonesa, e, com isso, decidiu contratar comandantes, engenheiros e outros militares com o intuito de preparar o seu exército para a Restauração Meiji. E, assim, depois da contratação desses profissionais, foi dado o início do treinamento dos mesmos. No entanto, depois de muito treinarem, Algren acredita que eles ainda não estão preparados para vencer, já que eles iam para a linha de guerra sem nenhum tipo de equipamento (leia-se arma de fogo), o que os tornaria alvo fácil para os inimigos. O capitão, então, decide reportar ao comandante essa preocupação. Ele, no entanto, dá de ouvidos e acredita que eles estão, sim preparados para o enfrentamento. E, como previsto por Algren, o exército é massacrado pelos samurais. O comandante, ao ver que seu plano tinha ido por água baixo, decide fugir, já que não tinha como obrigação lutar com os soldados. Mas o capitão Algren, como um bravo guerreiro que era, decidiu continuar e lutou lado a lado com os combatentes, surpreendendo, até mesmo, os samurais, rivais na guerra. Algren, não aguentando a pressão samurai, é capturado, e, por conta de sua desenvoltura na guerra, é poupado da morte, mas continua sendo tratado como prisioneiro e, por isso, é levado com os samurais. Com o tempo, o capitão vai aprendendo um pouco sobre a vida dos samurais e é aí que ele decide lutar do lado deles contra as forças imperiais que iriam vir ainda mais preparadas por causa do fiasco do último encontro. Além disso, passa a apoiá-los, também, na luta contra a imposição de valores ocidentais na ilha do Japão, o que leva os telespectadores a pensar em como isso enraizado no costume da população.
Confira, nesse link, onde está disponibilizada um pequeno poema que fez sucesso dentro deste filme:
Tom Cruise
Tom Cruise, sendo esse seu nome de batismo (e não um nome artístico, que é adotado por grande parte dos famosos) é um notável ator estadunidense, bastante famoso por seus papeis como um agente infiltrado. Sua fama teve início no ano de 1986, quando interpretou o clássico da aviação “Top Gun”, filme esse que também levou ao estrelato a música “Take my breath Away”, da banda Berlin. Desde então, com o sucesso desse filme, o ator seguiu fazendo outras produções com o mesmo estilo de personagem, que foi dando certo e o ajudou a ser uma das celebridades mais ricas do planeta. Em 2006, por exemplo, Cruise foi considerado pela Bloomberg como a celebridade mais popularizada do ano de 2006.
Tom possui uma filha, Sue, com a também atriz Katie Holmes. O ator é um conhecido adepto da Igreja da Cientologia, e o seu envolvimento com a religião têm atrapalhado a vida do ator e de sua família. Holmes e Cruise se separaram seis anos após terem se casado (de 2006 a 2012), sendo que o divórcio não foi um dos mais amigáveis, com intrigas até mesmo sobre uma falta de interesse de Tom de se comunicar com sua filha.