Desde o início da história do ser humano temos a mania de criar personagens e de tentar entender tudo que está ao nosso redor. Repare como as pessoas se tornam cada vez mais desesperadas por conhecimento. Antes quem era sábio conseguia posição de destaque na sociedade, hoje em dia é mais quem possui o dinheiro para poder financiar.
A tecnologia evoluiu muito ao longo dos anos, mas ainda somo humanos e fazemos diversas besteiras como nossos ancestrais fizeram. É incrível como as pessoas repetem os mesmos erros ou então simplesmente pensam iguais, mesmo sendo tão diferentes. Isso intriga muita gente, principalmente aquelas céticas, que são difíceis de acreditar em como estamos ligados ao nosso antepassados pelas mesmas relações que iremos viver.
Esses acontecimentos são registrados através da escrita, ou então para facilitar foi criado diversas frases que representavam uma situação e que poderia ser passada de maneira mais fácil boca a boca para as gerações futuras. Algumas dessas frases ou expressões ficaram bem famosas que são faladas até os dias atuais, algumas alterando o contexto e possuindo agora um nome mais “chique”- provérbios.
Se pararmos para pensar em quantos provérbios que falamos nos nosso cotidiano iríamos nos surpreender, mas na maioria das vezes falamos sem perceber. Outra situação comum é não sabermos o que realmente caracteriza um provérbio para chamá-lo assim.
Nossos padrões de fala se alteram muito ao longo do tempo, seja expressões mais formais que se tornaram obsoletas, ou então palavras que foram modificadas, mudadas e até mesmo retiradas do vocabulário. Isso faz parte das diversas alterações que ocorrem com o tempo e que só ocorrem devido ao como as pessoas se comunicam. Mas ainda sim os provérbios se mantém, às vezes até com palavras que já não usamos com tanta frequência como por exemplo em “ quem desdenha quer comprar”, desdenhar já não é um verbo tão usado atualmente que foi substituído por desprezar ou rejeitar, dependendo do contexto utilizado.
Provérbios
Como foi bastante comentado, os provérbios estão enraizados em nosso cotidiano, podendo ser frases ou expressões que ficaram populares na boca do povo. Normalmente se referem a um conhecimento sobre fatos comuns da vida. Não estão ligados a um tempo em específico e por isso conseguem estar presente por tanto tempo sem serem consideradas obsoletas. Como tentam ser bastante realistas, a maioria dos provérbios possuem lógicas bem simples e fáceis de serem entendidas.
Os provérbios não possuem um autor em específico, somente vão passando de geração em geração por serem curtos e diretos, ou seja, tranquilos de decorar. Cada lugar tem provérbios particulares que definem sua cultura e principalmente as situações comuns do cotidiano deles.
Além de provérbio, pode ser chamado de ditado popular ou ainda de adágio. Todos eles são baseados em um senso comum estabelecido pela sociedade. Quando estamos na escola ouvimos falar um pouco sobre provérbios, quem os domina consegue se sair bem na matéria.
Principalmente na hora de escrever um texto, onde conseguimos ter diversas ideias de citações com os provérbios. Algo bastante interessante para quem está prestes a prestar vestibulares, Enem ou concursos.
Naquele período aprendemos que há mais de uma tipo de provérbio e que eles merecem a devida atenção para não serem confundidos. Dentro dos tipos, devemos entender que a origem dos provérbios podem ter berços como a filosofia, a religião ou então do povo.
Provérbios Religiosos
Os provérbios bíblicos ou de caráter religioso. Para aqueles que conhecem a bíblia devem saber, mas nela há um livro chamado Provérbios, onde está inteiro formado de pequenas frases, que tentam trazer ensinamentos dentro da moral da Igreja para os seus fiéis de maneira mais simples e direta, envolvendo vários princípios como justiça, amor, amizade, sabedoria, entre outros que podem ser interligados com a sociedade e com o relacionamento humano.
Para os que não frequentam a Igreja e não a leem é mais difícil conhecer alguns provérbios. Mas sabemos que podemos pesquisar na internet e encontrar todos eles.
“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Provérbios 17:17).
Esse, por exemplo, é um provérbio de amizade, mas ao contrário do que achamos às vezes, é algo bem simples e muito verdadeiro. Não sendo necessariamente voltado para os que seguem a religião, mas sim sobre a vida em geral. Como o provérbio abaixo:
“O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa.” (Provérbios 16:31).
Provérbios De Outros Povos
Existem também alguns provérbios que se encaixam melhor no nosso cotidiano mesmo sabendo que são estrangeiros. A maioria deles possuem o mesmo intuito de ensinamentos e assuntos do dia-a-dia.
Os provérbios chineses por exemplo contém muito da história deles, e por incrível que pareça eles conseguem utilizar muito mais do que nós. Há uma diferenciação entre os provérbios mais eruditos, com palavras mais rebuscadas e outro mais popular que eles usam sem perceber, principalmente por conta da sonoridade que apresentam.
Poderíamos citar dezenas de provérbios chineses, mas eles não são os únicos com provérbios fortes ligados a sua cultura. Os indianos, os alemães e os árabes também possuem lindos provérbios.
Provérbio chinês: “ “Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.”
Provérbio Indiano: “Águas mansas não fazem bons marinheiros.”
Provérbios alemães: “De nada adianta correr se estamos na estrada errada.”
Provérbios árabes: “Não aconselhes o tolo: em qualquer caso ele te culpará depois.”
Provérbios Populares
São aqueles realmente produzidos no nosso cotidiano brasileiro de acordo com nossa cultura. Os quais a maioria possuem uma história por trás bastante interessante ou então um significado que não seja explícito como em “Rodar as baiana” que se trata de fazer escândalo, ou então de “Descascar o abacaxi” que seria resolver um alguma situação muito complicado.
Preste atenção no seu cotidiano, pode acontecer muito de falarmos sem perceber, é mais forte do que nosso consciente.