Coragem e Medo
- Coragem não significa ausência de medo. Coragem é ter força capaz de vencer o medo que sente. Engana-se quem pensa que os corajosos são incapazes de sofrer. Os corajosos também sofrem, mas não têm medo de enfrentar o que lhes causam o sofrimento e a dor. Na verdade, eles pensam e agem diferente daqueles que têm medo até de ter coragem.
- Ter coragem para enfrentar o perigo não significa que não sinta medo. Apenas que o medo é menor do que a vontade de vencer.
- Enquanto o covarde cria uma determinada situação para sentir medo, um medo irreal, o corajoso só sente medo (quando sente) quando se trata de medo real. Daquilo que está frente a frente com ele.
Reflita!
Veja um Exemplo de como Funciona o Medo Irreal e o Real
Duas pessoas chegam ao aeroporto para fazer pela primeira vez, uma viagem aérea. Uma corajosa e a outra não. A pessoa desprovida de coragem já demonstra medo muito antes de embarcar. Ela age como se fosse embarcar e o avião cair. Essa é a demonstração clara de alguém medroso, esse medo é irreal. Porque os aviões não vivem caindo o tempo todo. A outra pessoa, a corajosa, embarca tranquilamente. Se durante a viagem acontecer de o piloto anunciar que a aeronave está com problemas e, que ele precisará fazer uma tentativa de aterrissagem forçada pode ser que nesse momento ela, a corajosa, tenha medo. Medo real. Naquele momento ela está passando por uma situação real de perigo.
Coragem ou Imprudência?
- Em algumas situações pessoas corajosas são chamadas de imprudentes. Talvez seja pela forma de ser e de encarar a vida. O corajoso não sofre por antecipação e sabe bem que não adianta perder tempo lutando contra o inevitável. Por isso, ele gasta as suas energias no que é provável, real e naquilo que pode ser mudado.
- Só os corajosos não têm medo de dizer o que sentem. Não têm medo de dizer eu te amo, perdoa-me ou eu te deixo ir. É preciso muita coragem para abrir mão de quem se ama. Só os covardes insistem em manter junto de si alguém que não deseja mais ficar.
- Muitas pessoas talentosas não usam os atributos que têm pela falta de coragem de enfrentar críticas. E acabam por não revelar o quanto incríveis são.
- Para se ter todas as qualidades indispensáveis ao ser humano, é preciso que antes de todas elas se tenha a coragem.
- O corajoso de fato é capaz de se esconder para não constranger a fraqueza de outrem.
- Dominar o medo que se tem, resistir ao medo que se aproxima, isso é coragem.
- Quando se tem coragem, o medo não consegue atingir o limite, porque, a coragem faz com que o limite avance sempre um pouco mais. Coragem é isso! É continuar avançando quando todos já ficaram pelo caminho. É a força que se tira não se sabe de onde para ir um pouco mais além.
- O sucesso e o amor caminham lado a lado com a coragem, pois só o corajoso luta para consegui-los.
- O corajoso sabe que a única coisa certa é a morte. Por isso não perde tempo pensando nela. Aproveita o tempo que tem para viver.
- Muitas vezes a vida nos coloca entre duas situações ruins. Nesse momento é preciso coragem para escolher o mal menor.
- É preciso muita coragem para se pronunciar diante de uma representação qualquer de força. Assim como é preciso coragem para não se calar, para levantar-se e se fazer ouvir e mais ainda calar-se e escutar.
- O corajoso não tem medo de recuar na hora certa. Porque, ele não teme críticas nem insinuações.
Coragem, Palavra Feminina
Coragem é uma palavra feminina. Deve ser por isso, que ela é tão bem representada por várias mulheres. Principalmente pela mulher que é mãe. Alguém já presenciou uma mãe defendendo um filho? Existe demonstração de coragem maior? Se uma mulher percebe que seu filho está correndo algum tipo de perigo ela é capaz de enfrentar um exército armado sem medir as consequências, sem sentir nenhum tipo de medo. E, se ela tiver que fazer uma escolha entre a sua própria vida e a de seu filho, sem nenhuma dúvida ela escolhe por ele. Para algumas pessoas esse tipo de gesto é único e exclusivamente um gesto de amor. Porém, é bem mais. É coragem de sentir esse amor. Porque até para amar é preciso ter coragem. Os covardes não amam porque têm medo. Medo de sofrer, de ser rejeitado, de perder, etc. Amor é um sentimento experimentado em toda a sua totalidade pelos corajosos. Sejam eles representados pelas maravilhosas mulheres e seus incríveis amores de mãe, ou os amantes corajosos que não têm medo do que pode acontecer.
Coragem para Viver a Vida
A pessoa corajosa é mais feliz. Porque vive mais a vida. Lógico que com elas também acontecem coisas desagradáveis, mas isso não as impede de continuar vivendo. De prosseguir sonhando. Para os corajosos, não existem dias iguais. Cada dia é visto de maneira totalmente diferente do dia anterior. Cada dia lhe pode oferecer novas possibilidades, novos rumos, novos desafios. O corajoso está sempre pronto para o que a vida lhe oferecer. Se for algo bom, ele aproveita o momento e vive. Mas se for algo ruim, ele tentará descobrir o que ser feito para melhorar, se for possível ele o fará, mas se não for ele terá coragem para suportar o que a vida lhe colocou sobre os ombros.
O Medo Aprisiona
O medo é castrador. O medo não deixa com que o indivíduo arrisque, siga em frente. Não é que o corajoso coloque a vida em risco por nada. Quem faz esse tipo de coisa não é corajoso é tolo. Ninguém deve confundir coragem com imprudência. Ou coragem com tolice, estupidez. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Coragem é uma virtude, um dom. Coragem faz de qualquer indivíduo um forte. Todas as conquistas que a humanidade conhece foram conseguidas por pessoas de extrema coragem.