O Natal é um dos feriados preferidos dos brasileiros e das pessoas do mundo inteiro, afinal, é uma época de reunir a família, trocar presentes e celebrar o nascimento de Jesus (ao menos para os cristãos). O Natal que surgiu como uma data religiosa há muito tempo transcendeu a esse significado, sendo mesmo para os não religiosos um momento em que se estima o amor e a fraternidade.
O Que Significa O Natal?
A própria palavra “natal” possui o significa literal de “nascimento”, usado no dia a dia para se referir ao local de nascimento de uma pessoa. Mas, quando se fala do Natal – 25 de dezembro – essa data específica tem um significado mais profundo.
O Natal, quando escrito com letra maiúscula, se refere ao ferido cristão, que diz respeito à data do nascimento de Jesus Cristo, o grande salvador da humanidade segundo a Bíblia cristã. Ele é comemorado na véspera do dia 25 de dezembro, ou seja, na noite do dia 24.
Segundo registros históricos, o Natal como é conhecido nos dias de hoje, já é comemorado dessa forma há, pelo menos, 1.600 anos.
História do Natal
O Nascimento de Jesus Cristo ocorreu em Belém, e é um dos momentos mais importantes da história para os cristãos e religiosos. Seus pais eram Maria e José, um judeu. Próximo à data do nascimento de Jesus eles estavam se locomovendo para Belém para que participassem de um senso que estava sendo realizado pelo Império Romano.
José e Maria então caminharam por cerca de 140 km, indo de Nazaré até Belém, através das margens do Rio Jordão. A mulher grávida estava montada em uma mula para não se esforçar tanto.
Quando estavam já na cidade, não conseguiram um lugar na hospedaria e tiveram que passar a noite em um estábulo. A mulher deu a luz ao bebê nesse estábulo, e no primeiro momento, o colocou em uma manjedoura (local usado para colocar comida para animais de fazendas, como vacas).
Logo após Maria dar a luz a Jesus, eles receberam a visita dos Três Reis Magos, que levaram presentes para o casal e o filho. Esses homens foram guiados pela Estrela de Belém, que os levaram até o local do nascimento do menino, que seria tão importante no futuro.
Origem Da Escolha Da Data Comemorativa Do Natal
Não se há registros exatos da data de nascimento de Jesus Cristo, por isso, durante muitos anos após a ocorrência de toda a sua história o dia do seu nascimento era comemorado em datas distintas.
No século IV o Papa Julius estabeleceu que o nascimento de Jesus Cristo passasse a ser comemorado no dia 25 do mês de dezembro. Houvesse controvérsias a escolha dessa data, pois nesse dia eram realizadas festas pagãs, sendo a data que os romanos comemoravam o solstício de inverno, fazendo festas em homenagem ao Deus Sol, momento que era usado pelos romanos para pedir bênçãos e fatura. A ideia do Papa Julius era, na realidade, se apropriar da data e a marca-la como uma data cristã, algo que realmente aconteceu.
Alguns outros rituais eram feitos no dia 25 de dezembro por povos diferentes, como a celebração ao deus Mitra, da mitologia grega, e o Yule, que era uma comemoração feita pelos vikings, também com relação ao solstício de inverno.
Apropriar-se da data utilizada pelos pagãos para outras celebrações era uma boa forma de conseguir mais adeptos ao cristianismo, já que aqueles menos informados poderiam até mesmo se confundir com a comemoração que estava ocorrendo, e para a população em geral, ter uma referência na data era algo importante.
A Importância Do Natal Atualmente
Com o passar dos anos, celebrar o Natal passou de uma simples comemoração cristã para um momento de harmonia em família, para os religiosos a data não se resume somente a um nascimento, mas sim, ao momento de lembrar toda a trajetória de Jesus na Terra, indo do seu nascimento até o momento de sua morte e posteriormente, ressurreição.
Para aqueles que não são cristãos o natal se transformou em um momento de celebrar em família ou comunidade, é também um momento de preparação para o ano que está próximo de se iniciar. É um momento de se motivar para o futuro, de superar os problemas que enfrentou no último ano e de se organizar para o que está por vir.
O Natal é o tempo de espalhar amor, bondade e carinho, é quanto todas as pessoas se unem em prol de um maior e esquecem suas diferenças para que possam comemorar em conjunto as coisas boas da vida.
É verdade também que o natal se tornou uma data comercial muito rentável, já que nesse período de união é bem comum que as pessoas desejem trocar presentes para agradar aqueles que amam, no entanto, o natal vai muito além da troca de bens materiais, a sua verdadeira essência está mesmo nas pequenas coisas: a reunião da família em torno de uma mesa para o jantar, os abraços dados quando se é o dia 25, o desejo de paz e bençãos na vida de todos aqueles que são importantes um para o outro, dentre outros detalhes que tornam essa data tão especial para toda a humanidade.
Existem várias formas de demonstrar que deseja o bem para um ente querido ou amigo, é possível fazer isso por meio da entrega de um presente e ao mesmo tempo, pelo envio de uma mensagem de natal que demonstre a importância daquela pessoa em sua vida. Para isso, as mensagens motivacionais de Natal são uma ótima opção:
Mensagens Motivacionais De Natal
Considerado um período de amor, esperanças e bondade, o natal é um ótimo momento para realizar boas ações e resolver problemas conhecidos. É também um período para resolver os seus próprios problemas, se encher com esse espírito natalino que tanto se fala que traz a alegria para a vida de todos, e conseguir superar uma fase ruim ou até mesmo um obstáculo que está instaurado em sua vida.
É por isso que existem algumas mensagens motivacionais de natal, que podem servir tanto para aquelas pessoas que estão passando por alguma dificuldade quanto para enviar a amigos que estão em tal situação. Alguns exemplos:
- “Eu sempre pensei em Natal como um tempo bom; um bem, perdão, generosidade, época agradável; uma época em que os homens e mulheres parecem abrir os corações deles/delas espontaneamente, e assim eu digo, Deus abençoe o Natal!” (Charles Dickens)
- “O Natal não é um acontecimento, senão uma parte de seu lar que um leva sempre em seu coração.” (Freya Stark)
- “Lembre-se, se o Natal não for encontrado no seu coração, também não o encontrará debaixo da árvore.” (Charlotte Carpenter)
- “O Natal faz a gente aproximar distâncias, cruzar fronteiras e formar novos laços de paz e amizade. Façamos então desta festa uma bela contemplação de harmonia, um presépio em nossos corações risonhos, uma estrela iluminando nossos sonhos” (Luizinho Bastos)
- “Paz e a generosidade e ter graça é compreender o verdadeiro significado de Natal.” (Calvin Coolidge)
- “O Natal! A própria palavra enche nossos corações de alegria. Não importa quanto temamos as pressas, as listas de presentes natalícios e as felicitações que nos fiquem por fazer. Quando chega no dia de Natal, vem-nos o mesmo calor que sentíamos quando éramos meninos, o mesmo calor que envolve nosso coração e nosso lar.” (Joan Winmill Brown)
- “No Natal comemore e faça com bom ânimo, porque o Natal vem apenas uma vez por ano.” (Thomas Tusser)
- “Natal não é uma época nem uma estação, mas um estado da mente. Apreciar a paz e benevolência, ser abundante em clemência, é ter o real espírito de Natal.” (Calvin Coolidge)