Definir o que significa aceitar é muito complicado quando pensamos que aceitamos determinado acontecimento ou então determinada opinião. Ler dicionário é bem simples e possui definições que talvez não faça total sentido para as vivências. Pode significar consentir em receber ou então ainda estar de acordo com alguma situação. Aplicar na nossa vida é o grande problema.
Não pensamos muito ao discordar de alguma coisa e muitas das vezes até somos educação na forma como expomos nossa opinião. Há ainda momentos que não entendemos o porquê e ficamos simplesmente remoendo.
Há dois tipos de aceitação: aquela que você realiza com o outros e que você precisa fazer consigo mesmo.
Aceitação Alheia
Não adianta dizer que você aceita tudo que acontece com as outras pessoas, no máximo que fazemos é respeitar, porém acabamos julgando sem necessidade. Atos são muito evidentes, quando você não aceita de coração é bem notável.
A não ser que você consiga disfarçar bem, mas não há um arrependimento sobre o que você poderia ter feito diferente? É muito válido entregar críticas de maneira construtivas sobre determinadas coisas, faz as pessoas crescerem e você não ficará com a consciência pesada sobre.
Aceitar as pessoas como elas são faz parte do nosso dia-a-dia, nascemos todos diferentes, seja em cultura, valores pessoais e principalmente em comportamentos. E é essa questão que torna as coisas tão interessante,já imaginou se fossemos todos iguais? O quão monótono seria ? Isso faz parte da vida e por isso o respeito antes de qualquer coisa e com isso o aprendizado pode ser muito maior com essas diferenças.
Trocar experiências faz parte da vida humana, as diferenças irão acrescentar em sua maneira de formar opinião. Então antes de pensar em criticar alguém sem nenhum fundamento reflita sobre como novos aprendizados podem vir através de pessoas diferentes.
É comum querermos nos manter perto de quem tem opiniões parecidas, isso é um conforto gerado por estímulos internos e não há nada de errado. Isso é de fato o mais sábio para aqueles que pensam em evitar desavenças. Mas a questão é não simplesmente afastar de gente que apresente uma opinião diversa e sim aceitar de bom grado.
Mas claro que existem pessoas que realmente não tem como conviver, pois elas querem impor uma maneira de ser, pensar e opinar sobre determinado assunto. Para que o convívio seja pleno em todos lugares, seja família, trabalho ou até com amigos, lembre-se que é natural encontrar pessoas diferentes no meio do caminho e que não é sua obrigação ser passiva e não discordar, mas que a questão é não impor suas ideias e sim dialogar para procurar entender as razões que a fazem pensar assim e partir disso evoluir como pessoa.
A questão principal é simplesmente ser humilde para ouvir e dialogar, aceitando verdadeiramente sem falsidade e com respeito.
Aceitação Própria
Você já olhou no espelho e sentiu orgulho do que se torna diariamente? O primeiro passo para que as coisas fluam melhor é se aceitar, é gostar de como você age, vive. O primeiro passo sem dúvidas é refletir o que você não gosta em si próprio e tentar mudar.
É difícil, mas se tem algo que te incomoda e não permite que você seja feliz consigo mesmo, o primeiro passo é mudar. Quando se trata de aparência, não é ela que te define, então se te incomoda, se faz mal para saúde em algum aspecto, é tranquilo se cobrar.
Não se cobre por momentos que você poderia ter sido diferente. Por um peso que você não atinge na balança. A vida passa tão rápido para a gente ficar achando poréns para complicar mais ainda. Não vale a pena complicar momentos que deveriam gerar só aprendizados. Não tente se mudar pelos outros, fique feliz pelo jeito que você é.
Em relacionamentos existem muitos problemas do tipo, do casal ir se mudando e depois que termina perde toda a capacidade de ser autêntico.
Você aceitar que tem defeitos, mas que também é cheio de qualidades é a melhor sensação possível. A maioria dos psicólogos tentam passar essa idealização para seus pacientes, pois quem alcança sabe o quanto é bom não duvidar de si próprio e com isso se tornar mais forte para ultrapassar barreiras antes não pensadas.
Além disso, se aceitar e entender seus ponto de vistas é muito bom para que na hora de expor seus pensamentos seja algo que transmita confiança e amor pelo que acredita. Procure sempre entender como as coisas acontecem tentando olhar para si próprio primeiro. Conseguindo fazer as seguintes perguntas: O que eu estou fazendo que pode estar causando essa desavença? Há algo em mim que não condiz com que eu desejo passar para os outros?
Reserve sempre um momento para fazer esse tipo de reflexão. Não esqueça que o amor próprio traz uma vida muito mais tranquila .