A compaixão é a virtude de empatia pelo sofrimento dos outros. É considerado como uma parte fundamental do amor humano, e uma forma de maior interconexão social e humanitária, com os mais elevados princípios de filosofia, da sociedade e personalidade. Nesse artigo veremos algumas frases sobre compaixão e algumas reflexões sobre com é ter compaixão pelos outros.
O Que é Compaixão?
A Compaixão é frequentemente considerada como de natureza emocional, e há um aspecto dela que respeita uma dimensão quantitativa. A compaixão por tal indivíduo que muitas vezes é dada em uma propriedade de profundidade, ou paixão. Mais virtuoso do que simples empatia, compaixão, geralmente dá origem a um ativo desejo de aliviar o sofrimento do outro.
É muitas vezes, embora não inevitavelmente, a componente chave no que se manifesta no contexto social como o altruísmo. Em termos éticos, as várias expressões ao longo dos séculos, por implicação encarna o princípio da compaixão: faça aos outro o que você gostaria que fizessem para você.
O Inglês substantivo compaixão, que significa sofrer vem do latim. A compaixão é assim relacionada em forma, origem e significado para o substantivo Inglês paciente (= aquele que sofre, para sofrer). Classificado em uma grande virtude em numerosas filosofias, a compaixão é considerada em quase todas as grandes tradições religiosas, como entre os maiores virtudes.
Principais Concepções Religiosas e Espirituais Sobre a Compaixão
Hinduísmo
Nas várias tradições hindus, a compaixão é chamada daya, e, junto com a caridade e autocontrole, é uma das três virtudes centrais. A importância da compaixão nas tradições hindus chega tão longe como para os Vedas. Para as pessoas do mal que causaram sofrimentos à raça humana, os Vedas mais tarde demonstraram uma maior sensibilidade para os valores da compaixão.
O conceito central particularmente relevante para a compaixão na espiritualidade hindu é a de ahimsa. A definição exata de ahimsa varia de uma tradição para outra. Ahimsa é uma palavra em sânscrito que pode ser traduzida mais diretamente como “abster-se de nocividade.” É uma derivação do himsa que significa nocivo, ou ter a intenção de causar dano.
Judaísmo
Na tradição judaica, Deus é o Compassivo e é invocado como o Pai da Compaixão, portanto, torna-se, ou a designação habitual para a Sua Palavra revelada. A tristeza e pena para uma pessoa em perigo, criando um desejo de aliviar, é um sentimento atribuído tanto para o homem quanto para Deus.
Os rabinos falam dos “13 atributos de compaixão.” O bíblico da concepção de compaixão é o sentimento do pai para o filho. Daí o apelo do profeta em confirmação de sua confiança em Deus invocando o sentimento de uma mãe por seu filho.
Muitas fontes judaicas também falam da importância da compaixão pelos animais. Alguns dos Rabinos mais importantes dissertaram sobre esse tema.
Budismo
A compaixão é o que faz o coração do bom movimento com a dor dos outros. Ela esmaga e destrói a dor dos outros, assim, ela é chamada de compaixão. Ela é chamada de compaixão, porque abriga e abraça os aflitos – Do Buddha.
Compaixão ou karuna está no coração transcendental e experiencial dos ensinamentos do Buda. “Seria correto dizer que o cultivo da bondade amorosa e compaixão é uma parte da nossa prática?” Para que o Buda respondeu: “Não. Não seria verdade dizer que o cultivo da bondade amorosa e compaixão faz parte da nossa prática. Seria correto dizer que o cultivo da bondade amorosa e compaixão é toda a nossa prática”.
O Dalai Lama disse: “Se você quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique a compaixão.” O norte-americano monge Bhikkhu Bodhi afirma que a compaixão “fornece o complemento da bondade” amorosa: enquanto bondade tem a característica do desejo, a felicidade e bem-estar dos outros, a compaixão tem a característica de querer que os outros sejam livres do sofrimento, o desejo de ser estendido sem limites para todos os seres vivos.
A compaixão surge por entrar na subjetividade dos outros, partilhando a sua interioridade de uma forma profunda e total. Ela brota, considerando que todos os seres, como nós, desejamos ser livres de sofrimento, mas apesar de nossos desejos continuamos a sermos assediados por dor, medo, tristeza, e outras formas de sofrimento.
Ao mesmo tempo, ressalta-se que, a fim de manifestar uma compaixão eficaz para os outros é necessário antes de tudo ser capaz de experimentar e apreciar plenamente o próprio sofrimento e de ter, como consequência, compaixão por si mesmo. Segundo Buda: “É possível viajar o mundo todo em busca de alguém que é mais digno de compaixão do que de si mesmo. Tal pessoa não pode ser encontrada.”.
Cristianismo
A compaixão em ação no século 18 retrata a Parábola do Bom Samaritano. O cristão da Bíblia da Segunda Epístola aos Coríntios é um lugar onde se fala de Deus como o “Pai das misericórdias” e “Deus de toda consolação” Ele diz o seguinte: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com o conforto que nós mesmos recebemos de Deus.
Pois, assim como os sofrimentos de Cristo flui sobre a nossa vida, assim também por meio de Cristo transborda nosso conforto.
Se estivermos aflitos é para o seu conforto e salvação; se somos consolados, é para o seu conforto, que produz em nós a resistência paciente dos mesmos sofrimentos que sofremos. E a nossa esperança para você é firme, porque sabemos que assim como em nossos sofrimentos, assim também vocês compartilharão do nosso conforto.
Jesus encarna para os cristãos, a essência da compaixão e o cuidado na relação com os outros. Cristo desafia os cristãos a abandonarem seus próprios desejos e agirem com compaixão para com os outros, especialmente aqueles estão em necessidade ou angústia. A compaixão cristã verdadeira, dizem os cristãos, deve se estender a todos, até mesmo a ponto de amar os inimigos.
Frases Sobre Compaixão
Todos os seres vivos buscam a felicidade; direcione sua compaixão para todos.
(Mahavamsa)
Todas as almas nobres têm como ponto comum a compaixão.
(Friedrich Schiller)
Só pela compaixão se pode ser bom.
(Joseph Joubert)
Quando nos concentramos em esclarecer o que está sendo observado, sentido, e necessário ao invés de diagnosticar e julgar descobrimos a profundidade de nossa própria compaixão.
(Marshall B. Rosenberg)
O destino é cruel e os homens são dignos de compaixão.
(Arthur Schopenhauer)
Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos… aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza.
(Albert Einstein)
Não há nada tão digno de compaixão quanto um infeliz que já conheceu a felicidade.
(Cícero)
Melhorar o mundo é melhorar os seres humanos. A compaixão é a compreensão da igualdade de todos os seres, é o que nos dá força interior. Se só pensarmos em nós mesmos, nossa mente fica restrita. Podemos nos tornar mais felizes e, da mesma forma, comunidades, países, um mundo melhor. A medicina já constatou que quem é mais feliz tem menos problemas de saúde. Quando cultivamos a compaixão temos mais saúde.
(Dalai Lama)
Salete Dias