A arte não tem sido sempre o que achamos que ela é hoje. Um objeto considerado como arte hoje pode não ter sido percebido como tal quando foi feito, nem a pessoa que o fez necessariamente foi considerado um artista. Tanto a noção de “arte” e da ideia do “artista” são termos relativamente modernos.
Nesse texto faremos reflexões e elaboraremos pensamentos relacionados às frases sobre arte. Objetos de Arte Muitos dos objetos que identificamos como arte hoje – cerâmica pintada grego, manuscritos medievais, e assim por diante – foram feitos em momentos e lugares em que as pessoas não tinham o conceito de “arte” como nós entendemos o termo. Estes objetos podiam ter sido apreciados de diversas maneiras e, muitas vezes admirados, mas não como “arte”, no sentido real da palavra.
A arte não tem uma definição satisfatória. É mais fácil de descrevê-la como a maneira como algo é feito – De acordo com a definição da Britannica Online “o uso da habilidade e imaginação na criação de objetos estéticos, ambientes ou experiências que podem ser partilhadas com os outros” – e não o que é. A ideia de um objeto ser uma “obra de arte” surgiu, juntamente com o conceito do artista, nos séculos 15 e 16 na Itália.
Durante o Renascimento, a arte da palavra surge como um coletivo abrangente de escultura, pintura e arquitetura, um agrupamento dado como moeda pelo artista italiano e biógrafo Giorgio Vasari no século 16. Posteriormente, este agrupamento foi expandido para incluir Música e Poesia, que se tornou conhecido no século 18 como as “Belas Artes”.
Estas cinco Artes formaram um núcleo irredutível do qual têm sido geralmente excluídas as “artes decorativas” e “de artesanato”, como a cerâmica, a tecelagem, a metalurgia, a fabricação de móveis, e todos os que têm utilidade como um objetivo principal. Mas como distinguir Arte em sua essência das artes decorativas e do artesanato? Como e por que um artista é diferente de um artesão?
No mundo antigo e da Idade Média a palavra que se traduz como hoje “arte” foi aplicada a qualquer atividade regida por regras. A Pintura e s escultura foram incluídas entre uma série de atividades humanas, como a fabricação de calçados e tecelagem, que hoje chamaríamos de artesanato. Durante o Renascimento, surgiu uma percepção mais elevada da arte, e um concomitante aumento do status social do artista.
O pintor e o escultor eram vistos como pessoas inspiradas e suas atividades equiparadas com aos do poeta e dos músicos. Na segunda metade do século 16 as primeiras academias de arte foram fundadas, primeiro na Itália e depois na França, e mais tarde em outros lugares. As academias assumiram a tarefa de educar o artista através de um curso de instrução que incluíam temas como geometria e anatomia. Fora das academias surgiu o termo “Belas Artes”, que sustentava uma definição muito estreita do que constituía a arte.
A institucionalização da arte nas academias, eventualmente, provocou uma reação a suas restrições e definições no século 19 em que reivindicações do novo tempo foram feitas sobre a natureza da pintura e escultura. Em meados do século, abordagens “modernistas” foram introduzidas e adotaram um novo tema e novos valores pictóricos. Em grande parte, os artistas modernos foram rejeitados, ou desmentidos, devido às normas e os princípios das academias e da tradição renascentista.
Até o final do século 19 e início do século 20, os artistas começaram a formular a noção de verdade para os materiais, reconhecendo que a pintura é pigmento e a tela uma superfície bidimensional. Neste momento ela foi chamada também de “arte pela arte”. No início do século 20 todas as noções tradicionais da identidade do artista e da arte foram jogadas em desordem.
Na paródia irônica da tradição renascentista, que tinha colocado o homem em uma posição exaltada como um artista declarou que qualquer coisa que o artista produz é arte. Ao longo do século 20, essa posição minou com a concepção como a arte é percebida, ao mesmo tempo em que promoveu uma avaliação mais ampla, mais abrangente de arte. Segundo historiadores de arte “a ideia de definir a arte é tão remota hoje”, que eles acham que “ninguém se atreveria a fazê-lo.”
Já outros afirmam que “não há consenso sobre qualquer coisa hoje”, ou ainda alguns concordam que hoje “qualquer coisa mais ou menos pode ser designada como arte.”. O que terminou, no entanto, não é a produção artística, mas certa maneira de falar sobre arte. O artista, seja ele quem seja, continua a produzir, mas nós, os que não somos artistas, já não somos capazes de dizer se é arte ou não. Mas, ao mesmo tempo, não estamos mais confortáveis em descartá-la como arte, porque não se encaixam no que nós pensamos que a arte deva ser qualquer que seja sua forma de expressão.
Lutamos com isso porque fomos ensinados que a arte é importante e estamos dispostos a enfrentar a visão que revelou recentemente que a arte de fato não tem “essência”. Quando tudo estiver dito e feito, “arte” continua a ser importante para os seres humanos e com a ideia de que agora tudo pode ser arte, e que nenhuma forma de arte é mais verdadeira do que qualquer outra.
Frases Sobre Arte
“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!” Mario Quintana
“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Vinícius de Moraes
“Temos a arte para não morrer da verdade”. Friedrich Nietzsche
“A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final”. Luís Fernando Veríssimo
“A arte é a autoexpressão lutando para ser absoluta”. Fernando Pessoa
“A verdadeira arte de viajar… A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa, Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo. Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali… Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando” Mario Quintana
“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte”. Johann Goethe
“A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo”. Oscar Wilde
“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”. Leonardo da Vinci
“A arte de interrogar não é tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que de discípulos; é preciso ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe”. Jean Jacques Rousseau
Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor”. Wolfgang Amadeus Mozart
“A arte começa onde a imitação acaba”. Oscar Wilde
“Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma”. George Bernard Shaw
“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte”. Johann Goethe
“A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade”. Pablo Picasso
“A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são”. Fernando Pessoa
“A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em libertá-los deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação”. Fernando Pessoa
“A finalidade da arte é, simplesmente, criar um estudo da alma”. Oscar Wilde
“O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar”. Fernando Pessoa
“A arte, felizmente, ainda não soube encobrir a verdade”. Oscar Wilde
Salete Dias