Frases Sobre Aceitar a Derrota com Dignidade

 1) Saber Perder é a Essência da Vitórias

A grande chave em ter vitórias na vida, é saber utilizar as derrotas como motivação para vencer, e não como poço para cair mais ainda. Se você não entendeu essa metáfora, talvez seja hora de saber lidar melhor com os obstáculos que a vida lhe impõe. Todos os dias, milhares de pessoas são diagnosticadas com patologias mentais e psicológicas, e a cura (que muitas vezes é realizada com base em medicamentos) pode muitas vezes ser obtidas através da famosa virada de chave. Mas o que é a virada de chave?

Virar a chave é uma expressão que se origina do termo em inglês “turn the key”, que significa observar os acontecimentos com uma outra abordagem. Ao perdermos alguma competição, ou até mesmo quando não conseguimos alcançar os objetivos que almejamos, devemos ter em mente que não podemos nos abalar de forma tão agressiva. Se não temos uma boa cabeça para lidar com as mudanças de trajetória, estamos fadados e não saber lidar com derrotas. O primeiro passo é não colocar expectativa excessiva sobre alguma coisa, pois em uma grande porcentagem das vezes, não conseguimos obter êxito nos nossos objetivos.

Mas como não concentrar expectativas excessivas em algo que queremos muito? A maneira mais fácil de não criar expectativas excessivas, consiste em fazer outras coisas que não estejam relacionadas àquele objetivo. Essa tática de descentralizar energia vital, vem na intenção de fazer com que nosso cérebro não tenha apenas uma prioridade. Sempre que temos apenas uma prioridade, nos candidatamos a uma frustração quase que inevitável. O segredo da felicidade é aproveitar o caminho, e não focar unicamente e exclusivamente no objetivo final. Se não seguirmos essa tática, em caso de derrota, provavelmente entraremos em uma tristeza muito profunda, e é justamente isso que nos afasta da percepção do lado positivo de uma derrota.

2) Maneiras de Se Preparar

2.1) Planejamento

Toda tarefa ou objetivo só será bem sucedida com um dos seguintes fatores (ou ambos): sorte e planejamento. A sorte é algo completamente randômico, e jamais deve ser considerada como um caminho a ser seguido. Nietzsche já dizia em uma das suas reflexões mais profundas que “nenhum vencedor acredita no acaso”. O que pode ser visto como total prova de ceticismo, na verdade faz um alerta ao planejamento.

O planejamento é a forma mais realista e qualificada de se conseguir os objetivos . Existem várias formas de realizar um planejamento dedicado e eficiente, inclusive existem softwares especiais para esse tipo de tarefa. Experimente realizar uma lista de tarefas todos os dias antes de dormir, planejando o dia seguinte. Essa lista pode ser escrita com todos os horários, ou dividindo as tarefas entre manhã, tarde e noite. Além disso os famosos adesivos coloridos (post its, por exemplo), podem ser usados para submeter nossa memória aos eventos importantes. Além de ser coloridos, esses papéis adesivos também ativam a memória podendo submeter total urgência (em caso de vermelho), ou que talvez a tarefa requeira atenção (em caso de amarelo).

Aceitar a Derrota com Dignidade

Aceitar a Derrota com Dignidade

2.2) Treino

Depois de definir o planejamento do dia seguinte, para a semana seguinte e até mesmo os planejamentos mais contínuos (para o mês seguinte ou para o resto do ano), é hora de começar a treinar e estudar. Treino e estudo são as formas de estar preparado com foco nichado, ou seja, diretamente direcionado para o objetivo que queremos alcançar. Se você não é acostumado a estudar (caso seu objetivo seja passar num prova ou entrevista) ou treinar fisicamente (caso seu objetivo seja num esporte), comece com curtos períodos. Depois disso aumente gradativamente os períodos, e a quantidade de vezes praticadas na semana.

2.3) Estabelecendo Plano B

Para aceitar uma derrota com dignidade, devemos estar preparados para não criarmos expectativas muito altas, e ficarmos extremamente frustrados quando isso, por algum motivo não acontecer. Para isso, uma excelente forma de não entrar em depressão ou ficar extremamente irritado com uma derrota é estabelecer um plano B.

O plano B não precisa ser um caminho completamente oposto daquilo que você sonha, pode ser uma estratégia de continuidade um pouco mais alterada. Por exemplo, se seu objetivo é disputar uma luta por um cinturão na categoria peso pesado, tente mudar a categoria e ver se não se encaixa melhor. Isso que parece ser um exemplo muito especifico, na verdade é uma metáfora pra você que possa estar tentando alguma coisa, que na verdade não é tão bem direcionada para o ser perfil.

2.4) Ter com Quem Contar

Motivando após a Derrota

Motivando após a Derrota

Sempre que nos frustramos por uma derrota, ficamos extremamente triste e desolados. Isso acontece porque mentalizamos aquilo por noites e noites antes de dormir, contamos para todos os amigos e familiares que estávamos na eminencia da conquista, e já dávamos aquilo como certo. O primeiro conselho aqui é: não conte para todas as pessoas os seus planos pessoais e profissionais mais desejados. As pessoas são boas por natureza, mas nem todas conseguem controlar as energias que emanam quando ficam sabendo dos planos alheios.

Se um dos segredos é não contar para as pessoas os seus planos, um outro segredo é ter com quem contar. O verbo “contar” tem diferentes conotações, e nesse caso perceber a diferença é bem importante. Contar seus planos para todos é prejudicial, mas ter com quem contar em caso de frustração ou sentimento de derrota é extremamente importante. Sozinhos, não conseguimos chegar a lugar algum, e é por isso que precisamos ser sociáveis, políticos (no sentido de gostar de pessoas) para que os momentos de derrota não sejam momentos desoladores, e sim momentos de extremo aprendizado.

Existe um provérbio popular que diz: A melhor maneira de atravessar os obstáculos é aprendendo com erros alheios, a segunda melhor é aprendendo com os próprios erros, e a pior de todas, é não prestar atenção nos próprios erros e não aprender. Por isso, preste atenção às suas falhas, estude o que pode ter lhe prejudicado. Essa auto analise pode ser feita com a ajuda de um profissional da área que você sonha conquistar, ou com muito planejamento e auto controle.

  • Frases Para Pessoas Próximas Sobre Como Aceitar A Derrota com Dignidade

Existem dias que estamos nos sentindo mal e tudo que precisamos é de um ombro amigo, e é por isso que muitas vezes precisamos ser esse ombro amigo para alguém. Ser essa pessoa que apoia as outras pessoas em momentos difíceis, nos faz melhores como ser humanos, além de nos tornar melhores “problem solvers” dos nossos próprios problemas.  As frases aqui começam com o vocativo “Meu querido amigo”, mas podem ser substituídas pelo que achar mais conveniente.

-“Meu querido amigo. Tudo que precisamos em momento como esse, é de muita serenidade e capacidade de aprendizado. Saiba que passou muito perto da vitória, e que com muita dignidade e trabalho duro chegará ao seu objetivo em breve.”

-“Meu querido amigo. Não é todo dia que podemos nos orgulhar de conhecer alguém tão batalhador como você. Fico muito feliz de poder dizer que sou seu amigo, e por mais que triste pela sua derrota, sei que já esta batalhando duro para conseguir alcançar seu sonho.”

-“Meu querido amigo. Se todas as pessoas fossem persistentes e resilientes como eu sei que você é, o mundo seria repleto de vencedores, em potencial. Saiba que a derrota de hoje apenas lhe deixou mais forte, e que o seu futuro é tão promissor quanto a carga horária do seu trabalho.”

-“Meu querido amigo. Todos os dias temos a oportunidade de começar de novo, e sermos a melhor versão de nós mesmos, mas você não precisa disso. Você apenas deve continuar seu trabalho, da mesma maneira que estava antes dessa pequena derrota. Sei que você vai usar esse obstáculo, como um trampolim motivacional para te colocar no exato lugar que você sempre deveria estar: no topo do mundo.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.