Frases Estimulantes Para Alunos
-
Compreendo o Conceito de Estímulo nos Mais Diferentes Cenários
O ser humano tem em sua essência a natureza de necessitar de apoio de terceiros, que o admirem e que o estimulem para dar sequencia ao trabalho ou atingir certos objetivos. Isso não vem da técnica de ensino atual, talvez seja datado de muito tempo (antiguidade clássica), porém apenas com o advento da psicologia aplicada ao ensino, tenha ganhado a força que sempre mereceu. Quando falamos sobre estimular alunos, podemos abranger os mais diversos tipos de aprendizado, até porque alunos são os seres humanos em busca de conhecimento, independente de estar numa cadeira de ensino.
O estímulo é necessário logo no ensino básico. Essas atividades devem continuar depois ao longo do ensino fundamenta, ensino médio e ensino superior. Pesquisas apontam que crianças submetidas a pressão tendem a ter o rendimento prejudicada. Já crianças que passam por incentivos e estímulos para alcançarem suas metas, tem seus objetivos alcançados e tem seu rendimento absolutamente elevados. Apesar de todos esses dados, muitas instituições ainda relutam quando o assunto é alterar o sistema de educação para estimular os alunos. O Ministério da Educação (MEC), tem tentado realizar mudanças sem comprometer o padrão de ensino brasileiro.
-
Problemas Entre os Alunos que Podem Ser Resolvidos com Estímulos
Existem muitos problemas psicológicos que podem ser resolvidos através de estímulos dados pelos responsáveis pela educação, tanto na casa quanto na instituição de ensino. A utilização dessas técnicas impactam tanto, que reduzem até a evasão escolar. Vamos a alguns problemas que podem ser evitados com o uso de estímulos.
- Desempenho: A escola acima de tudo e um ambiente de preparação de pessoas para o mercado profissional. Independente do nível da educação (preparatório, fundamental, médio, superior), deve existir estímulo mesmo quando a formação pessoal e a integridade já estejam formadas, como em uma pós graduação. Os estímulos partem por parte dos educadores, que devem reconhecer nos alunos a ausência de interesse e dificuldade na implementação do foco (que são as maiores causas de falta de aprendizado).
- Depressão: A depressão é uma doença que sempre existiu, mas que recentemente com o advento e acessibilidade do conhecimento sobre psicologia tem ganhado maior visibilidade. Sintomas como dificuldade em realizar simples tarefas, não gostar de coisas que antes eram interessantes, aspectos sexuais desativados e sentimentais prejudicados, tristeza profunda e sensação de angustia constante, fazem parte do quadro geral de um paciente que apresenta depressão. A depressão inclusive impacta a educação promovendo uma redução drástica nas notas, e inclusive resultando na desistência e evasão do sistema educacional. O tratamento se dá por meio de psiquiatria, e a prevenção no âmbito escolar se dá por meio dos estímulos por parte de responsáveis e funcionários do sistema de educação.
- Dificuldade em Fazer Amizades: A maior utilidade de passar anos na escola, além é claro de estar preparado para o mercado de trabalho através da profissionalização, é a de aprender a socializar e formar laços com pessoas que não pertencem a família. As instituições de ensino se fazem fundamental nesse sentido, e através delas, crianças que não teriam acesso a grupos de integração, criam capacidade de liderança.
Quando a escola não consegue exercer essa função de integração, o problema pode ser a falta de estímulos educacionais. Portanto a dificuldade em se fazer amizades, é um dos problemas que as instituições de ensino conseguem resolver. A medida que os alunos criam laços estudantis, criam mais vontade de ir para a aula e podem ter o nível de conhecimento elevado.
- Problemas Domésticos: Independente das classes sociais, idade ou localização, as famílias podem ter sérios problemas domésticos relacionados a abuso, agressão física ou falta de cuidados essenciais por parte dos pais. Através desse embasamento conseguimos estabelecer para a escola, a função fundamental de ser um complemento do perímetro domestico. Crianças que passam por esse tipo de problemas, devem se sentir a vontade, de forma que possam relatar com professores e pedagogos os possíveis maus bocados, que por ventura venham a passar dentro de sua casa.
O principio de se sentir a vontade, parte a partir de estímulos promovidos pelos educadores.
-
Modelos de Frases Estimulantes Para Alunos
Uma vez que ressaltamos a necessidade de estimular os alunos, agora podemos fornecer um embasamento para promover esse tipo de estimulo. Obviamente existe uma diferença entre todos os níveis de educação e por isso, o tipo de mensagem deve variar, em função que o vocabulário e as ideias, devem ser mais apropriados a medida que o nível de escolaridade aumenta.
-
Ensino Preparatório (Pré Escola)
Nessa fase as crianças não desenvolveram ainda capacidade cognitiva nem vocabulário para textos muito rebuscados. Baseado nisso, desenhos e poemas podem ser utilizados. Ao invés de aluno, use o nome do aluno, ou o apelido que eles gosta de ser chamado.
“Aluno querido que é tão importante
Estou aqui para lhe lembrar
Que aqui além de aprender muito
Você também vai ter momentos de brincar.
Saiba que pode confiar em todos nós
Na tia, na diretora, e no coleguinhas.
Agora vou me despedir
Até amanha e pode voltar para sua casinha.”
-
Ensino fundamental e Médio (Quinta a Oitava Série, e do Primeiro ao Terceiro Colegial)
Nessa fase tão extensa não é muito fácil estabelecer um certo tipo de texto que caiba para uma criança entrando na puberdade de 11 anos até um adolescente que esteja no terceiro colegial e já tem 17 anos. Mas um meio termo que seja carinhoso e comunicativo pode ser estabelecido.
“Caro aluno, é com muito orgulho que digo que tenho todo o prazer de ser sua educadora, e dizer em nome de todo o corpo docente, que você sempre terá suporte para expandir seus conhecimentos, e poder abrir o seu coração com quaisquer problemas que venham a aparece no âmbito pessoal. Inclusive quero ressaltar que além disso, podemos ajudar você na escolha da carreira. Você pode ser o que quiser, um grande médico, um grande advogado ou engenheiro. Daremos nosso melhor para fazer sua caminhada a mais construtiva e agradável possível. Peço que qualquer dificuldade ou desconforto, nos comunique sem o menor constrangimento. Um ótimo ano letivo!”
-
Demais níveis Posteriores
Para os demais níveis educacionais como ensino técnico, graduação e pós graduação se faz necessário adequar o papo para cada estudante, e sua respectiva profissão. Portanto um misto de pedagogos com profissionais da área, devem preparar um texto comunicativo, de forma que o estudante não seja tratado de forma genérica como nos demais níveis educacionais.