Os soberanos na China eram chamados de imperadores, desde a primeira Dinastia, chamada Dinastia Qin que se iniciou em 221 a.C, até a queda da última dinastia, que foi a Dinastia Qing no ano de 1912. Para os chineses, os imperadores eram chamados de ‘’filhos do céu’’ e eram considerados os dirigentes de todas as terras sob céu, apesar de não ter realmente jurisdição sobre tais terras.
As chamadas dinastias são as classificações que foram criadas para definir os períodos em que estavam em poder os Imperadores de uma mesma família, apesar de estudos acreditarem que a maioria dos Imperadores chineses geralmente era de uma mesma étnica, chamada étnica Han.
Origem da era dos Imperadores
Antes dos imperadores, os monarcas eram chamados de Wang, algo como reis. No ano de 221 a.C. Qin conquistou vários reinos dos estados, ele era chamado de rei, porém, para se mostrar melhor que os reis anteriores, ele adotou o titulo de Imperador, em chinês Huangdi. Ele se dominou Qin Shihuang, que quer dizer o primeiro imperador.
A China por diversas vezes foi dividida em reinos menores, com isso, o Imperador não tinha controle sobre toda a extensão territorial do país, apesar dele se considerar o líder legítimo. Ao longo dos anos houve épocas em que a China possuia mais de um imperador, isso se deve ao fato de tribos estrangeiras que emergiam na politica e cultura das sociedades chinesas, e seus líderes também tomavam para si o título de Imperador.
Houve Quantos Imperadores Chineses?
Do início da era dos imperadores, com a Dinastia Qin, até a Dinastia Qing, houve cerca de 400 imperadores. Esse número abrange aqueles que se declararam imperadores para lutar com o governo legítimo. Dessa forma, nem todos os quase 400 imperadores foram realmente imperadores legítimos.
O Poder Dos Imperadores Chineses
Como foi dito, os imperadores eram vistos como “filho do céu”, sendo considerados os representantes do céu na terra, por assim dizer. Com isso, eles tinham poder absoluto para fazer o que desejavam, suas ordens eram consideradas divinas, suas palavras eram éditos sagrados, tudo que deles vinha eram as diretrizes que eles foram instruídos diretamente dos céus para realizar. Dessa forma, tudo que o Imperador dizia devia ser obedecido imediatamente.
Apesar disso, houve alguns imperadores em que o poder não foi totalmente absoluto. Alguns exemplos de imperadores que reinaram sob o poder absoluto são: Qin Shihuang, o primeiro imperador, da Dinastia Qin, o imperador Taizong pertencente a dinastia Tang, o imperador Kublai Khan advindo da dinastia Yuan, e também o imperador Kangxi que era da dinastia Qing. Eles eram realmente monarcas. Já os imperadores que passaram pela Dinastia Song não possuíam grande poder.
O poder do Imperador era passado de maneira Hereditária, passado para o filho primogênito, e com isso, diversas crianças se tornaram imperadores devido a uma morte prematura dos pais, quando isso ocorria, a mãe da criança que possuía a maior parte do poder. Houve casos de rebelião em que a o título não foi passado de maneira hereditária. A sucessão também pode se dar a um irmão mais novo do Imperador falecido, se ele não possuir filhos.
Muitas imperatrizes obtiveram poder através dos filhos, como, por exemplo, a imperatriz regente Lu Zhi, durante a dinastia Han e a imperatriz regente Ci’na que pertenceu a dinastia Qing. Apesar de elas governarem como regente, eram consideradas fracas para suportar todo o poder, e dessa forma funcionários manuseavam o controle.
No esquema de poder também se encontram os eunucos, eles eram pessoas de confiança do Imperador, que geralmente confiava acesso a documentos judiciais a eles, e ao longo dos tempos houve eunucos que tomaram o poder, como, por exemplo, Wei Zhongxian pertencente a dinastia Ming.
O Imperador possuía somente uma Imperatriz, porém ele possuía diversas mulheres, podendo ter filhos com elas, e todos os filhos do imperador eram considerados filhos também da Imperatriz. Houve dinastias em que os filhos mais velhos do imperador, um de cada uma de suas mulheres, lutaram pelo poder. Para evitar tais disputas, o imperador devia nomear em vida um príncipe herdeiro.
O poder do imperador era questionado quando durante o seu mandato houvesse desastres naturais, seca e fome. Com isso era considerado que ele havia perdido o seu mandato, o que causava rebeliões em todo o povo. Na tentativa de evitar tais ocorrências os imperadores sempre oravam aos deuses e seus ancestrais para que tudo ocorresse perfeitamente. Quando mais íntegro moralmente e mais benevolente era o imperador, mais parecia que ele era o enviado dos céus. Por isso, segundo muitos historiadores, a China Imperial teve alguns dos governos mais eficientes da época.
Como Eram Tratados Os Imperadores?
Era considerado um tabu na cultura chinesa referir ao imperador pelo nome dado por sua mãe, qualquer pessoa então o chamava de Huangdi (Imperador) ou Er (filho), ele também nunca era chamado simplesmente de você. Para falar diretamente com ele eram usados Bixia (sua majestade imperial), Huang Shang (imperador), Tian ZI (o filho do céu) ou Sheng Shang (santidade divina). E para os empregados Wan Sui Ye (Senhor de dez mil anos). Eles também governavam com um nome da era, que podia ser mudado durante o seu reino.
Todas as Dinastias
- Dinastia Xia – 2100 a.C. — 1600 a.C.
- Dinastia Shang – 1600 a.C. — 1046 a.C.
- Dinastia Zhou – 1046 a.C. — 771 a.C.
- Primaveras e Outonos – 722 a.C. — 476 a.C.
- Reinos Combatentes – 475 a.C. — 221 a.C.
- Dinastia Qin – 221 a.C. — 206 a.C.
- Han Ocidental – 206 a.C. — 9 d.C.
- Dinastia Xin – 9 d.C. — 23.
- Han Oriental – do ano 25 ao ano 220.
- Três Reinos – do ano 220 ao ano 265.
- Primeira Dinastia Jin – do ano 265 ao ano 317.
- Dezesseis Reinos – do ano 317 ao ano 420.
- Dinastias do Norte e do Sul – do ano 420 ao ano 589.
- Dinastia Sui – do ano 581 ao ano 618.
- Dinastia Tang – do ano 618 ao ano 907.
- Cinco Dinastias e Dez Reinos – do ano 907 ao ano 960.
- Dinastia Song – do ano 960 ao ano 1279.
- Dinastia Liao – do ano 916 ao ano 1125.
- Segunda Dinastia Jin – do ano 1115 ao ano 1234.
- Dinastia Yuan – do ano 1271 ao ano 1368.
- Dinastia Ming – do ano 1368 ao ano 1644.
- Dinastia Shun – do ano 1644 ao ano 1645.
- Dinastia Qing – do ano 1644 ao ano 1912.
Alguns Dos Imperadores Chineses Mais Famosos
Apesar do número grande de imperadores, alguns ficaram mais marcados na história.
Qin Shihuang
Qin Shihuang governou por 35 anos, e é responsável por grandes projetos de construção durante seu governo, em suas mãos a China cresceu de maneira cultural e intelectual, porém também houve muita destruição no país. Ele é considerado um dos mais importantes governantes de toda a história da China.
A história de Qin Shihuang contada é a de que um rico mercador ficou amigo do príncipe da época, e sua esposa se encontrava grávida, tal mercador fez com que o príncipe se apaixonasse por sua esposa, e ela se tornou concubina do príncipe e deu a luz ao seu filho, que nomeou Ying Zheng, o príncipe acreditava que era o pai do menino.
Quando o príncipe morreu, o menino assumiu o governo como Qin Shi Huang, com apenas 13 anos de idade, o seu primeiro ministro era o mercador, que provavelmente era seu verdadeiro pai, porém o príncipe não tinha conhecimento desse fato.
A China se encontrava em uma luta dada por sete estados, todos buscando o controle da terra, Qin Shi Huang conseguiu derrotar todos os seis estados e unificar a China.
Após isso ele reorganizou a burocracia do estado, aboliu a nobreza e indicou novos oficiais, construiu estradas, simplificou a escrita chinesa, cunhou novas moedas, e padronizou os pesos e as medidas.
O seu poder enfrentava ameaças do norte, e ele mandou construir um enorme muro para defender o seu lado, milhares de escravos participaram da construção do muro durante os anos de 220 a.C. a 206 a.C. Essa construção formou a primeira parte do que se tornaria a Grande Muralha da China.
No ano de 211 a.C um grande meteoro caiu na China, sendo um mau presságio para o imperador, pois alguns viram que isso era um sinal que ele perdera seu mandato do céu. Ele morreu após um ano da queda de tal meteoro, em 210 a.C, provavelmente devido a envenenamento por mercúrio, que ele utilizava em tratamentos para a imortalidade.
Frases do Imperador Qin Shihuang
“Eu guardo todos os escritos do Império, porém queimei aqueles que não eram uteis” (Qin Shihuang).
“A razão pela qual a China sofre amargamente de guerras sem fim é por causa da existência de senhores feudais e reis. A confiança nos templos ancestrais inicialmente trouxe estabilidade, mas o renascimento dos estados resulta na disseminação de soldados. Fazer isso nunca trará estabilidade!” (Qin Shihuang).
Taizong de Tang
Nascido sob o nome Li Shimin no ano de 599, Taizong foi o segundo governante da Dinastia Tang. Ele foi um homem extremamente importante na China, e no final de sua vida já era reverenciado tanto no país como na Coreia, no Japão e em diversas regiões vizinhas.
O seu reinado durou 23 anos, e ele conseguiu levar ao país estabilidade econômica, politica e também cultural. Foi um Imperador que estabeleceu no país um período de paz, e conseguiu fazer com que ele prosperasse, seu reinado é chamado de Reinado de Ouro.
Lembrado como um governante que se importava com o povo, além de ser forte e decidido, respondia positivamente as críticas, até mesmo as mais ousadas. Ele apoiou a propagação do Budismo no país.
Ele seguia diversos princípios, sendo: O imperador deve considerar seu povo em primeiro lugar, deve implementar leis que são simples e tolerantes, promovendo assim o cultivo da virtude, o governo e o imperador não devem ter gastos com luxo, os impostos devem ser leve para incentivar a economia, os funcionários devem ser nomeados de forma justa e devem ser disciplinados, ouvir e responder as criticas e conselhos, refletindo sobre seu comportamento.
Frases do Imperador Taizong
“Na maioria das vezes, ser criticado não é uma situação agradável, mas pode servir para provocar uma autorreflexão e ajudar a identificar problemas e falhas” (Taizong).
“Roubar sem pudor tem bastante a ver com pesados impostos, servidão compulsória, corrupção no governo e condições de vida precárias. Se reduzirmos nossos gastos como governantes e reduzirmos os impostos, se selecionarmos funcionários que são justos e honestos e, se melhorarmos as condições de vida do povo, então, quem desejará ser um ladrão?” (Taizong),
“A verdadeira ameaça a uma nação vem de dentro e da própria administração de um governante. Um imperador deve todos os dias refletir sobre sua conduta e modo de governo. Se um imperador viver de forma extravagante, os impostos terão de subir e as pessoas sofrerão e se ressentirão. Por fim, o imperador não será capaz de sustentar sua posição.” (Taizong),
“Um de meus conselheiros me disse que as pessoas são como as águas e o imperador como um barco. O barco pode flutuar com facilidade ou ser engolido dependendo da felicidade do povo”. (Taizong).
Kangxi
Kangxi é um dos imperadores mais lembrados e queridos da história da China, ele pertenceu a Dinastia Qing e governou durante 61 anos. Nasceu no ano de 1654, e começou o seu governo quando tinha apenas 8 anos de idade, era um menino exigente consigo mesmo, estudando dia e noite desde que tinha 5 anos.
Ele foi um Imperador nobre, compassivo, generoso e determinado nos seus trabalhos pelo seu país. A China no seu reinado se tornou uma nação grandiosa e fortificada, com uma população numerosa e a cultura mais gloriosa da época, com economia próspera.
Quando ele assumiu o trono, o país não estava unificado, passando por diversas rebeliões e também invasões. No país os moradores viviam na miséria, e faltava paz para eles. Quando tinha 16 anos, ele já tinha uma sabedoria diferenciada e uma visão do que o seu país precisava.
Ele depôs governantes autoritários, acabou com as rebeliões o pais, deteve invasão de outros países nas fronteiras da China, como a invasão russa na fronteira norte. Fez com que os mongóis se rendessem de forma voluntária. Para ele as pessoas eram o mais importante do seu reinado, orientava sempre os seus oficiais a tratarem o povo da maneira que queriam ser tratados.
Frases do Imperador Kangxi
“Uma pessoa de grande compaixão não tem inimigos no mundo.” (Kangxi).
“A forma de acabar uma rebelião é ser tolerante, generoso e nobre. Podemos ganhar o coração das pessoas mediante a benevolência, para governar uma nação é necessário tolerância.” (Kangxi).
“Para governar uma nação, deve-se tratar as pessoas com benevolência, não se deve usar a coerção.” (Kangxi).
“Quando um imperador governa uma nação, apóia-se em seus recursos internos e não depende só de barricadas. A Grande Muralha foi construída durante a Dinastia Qin e constantemente reparada durante as Dinastias Han, Tang e Song, mas não impediu as invasões estrangeiras. Defender uma nação é cultivar a virtude e tratar as pessoas respeitosamente. Quando as pessoas estão felizes, a nação se harmoniza e as fronteiras ficam fortificadas.” (Kangxi).
“O ideal é que a pessoa possua virtude e talento. No entanto, é mais importante que possua mais virtude que talento, porque o talento de uma pessoa deve se basear em suas virtudes. Portanto, quando possui mais virtude que talento, é um verdadeiro homem de boas ações e sentimentos nobres. Se possui mais talento que virtude, é um homem rancoroso.” (Kangxi).