Frase Final do Filme Oblivion

Não é novidade para ninguém que a cultura do ser humano é muito diversificada, e, por consequência, rica.  Apesar de toda essa riqueza, infelizmente as únicas culturas que são levadas a sério no planeta são as culturas estadunidenses e europeias. Talvez, isso faça um pouco de sentido, já que, como a Europa é conhecida como o “Velho Mundo” e ela quem saiu atrás colonizando meio mundo, e, como bem sabemos, ela impôs o seu modo de vida a, praticamente, todos os seus dominados, o que explica, em parte, todo esse eurocentrismo.

Os Estados Unidos, apesar de ter sido colonizado pela Europa também, conseguiu ter a façanha de sair deste meio e também ditar tendências, moda e cultura. Por conta disso, o Eurocentrismo passou a ser considerado “ocidentalização”, ou seja, os costumes ocidentais (leia-se europeus e americanos) passaram a se destacar perante os outros.

E, quando falamos em ocidentalização, estamos falando de, praticamente, tudo aquilo que pode ser entendido como cultura: moda, alimentação, estudos, filmes, peças teatrais, entre outros. Isso é muito discutido e sempre alvo de polêmica, já que vários outros países, principalmente os subdesenvolvidos também tem culturas e uma identidade própria que são, geralmente, deixados de lado em detrimento de culturas oriundas dos países ricos.

Por exemplo, em um caso recente, a estreia do último filme da saga dos “Vingadores” reacendeu a polêmica, no Brasil: quase 100% das salas de cinema do país exibiram o filme estadunidense, deixando de lado outros títulos, como o filme brasileiro “De Pernas Pro Ar 3”. A crítica ficava por conta da falta de representatividade que os cinemas estavam deixando de apresentar com a locação quase que completa pro filme hollywoodiano.

Vingadores

Vingadores

E, já que estamos falando de filmes, que tal conhecer um pouco mais sobre um dos filmes que tem Tom Cruise como protagonista ? Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre o filme Oblivion. Confira:

A História do Cinema Mundial

Não é surpresa para ninguém que o ser humano sempre buscou retratar a sua história, seja ela em qual canto for. Tudo começou lá atrás, com os nossos ancestrais que tinham anseios em fazer desenhos nas paredes das cavernas, retratando um pouco de sua realidade. As pinturas rupestres são um grande marco para a ciência histórica e antropológica, já que é com esse conhecimento que são traçados os perfis dos comportamentos humanos daquela época, bem como, também, modos de tentar prever como o ser humano vai se comportar no futuro.

As Pirâmides

Depois das pinturas rupestres, vieram os seres humanos que tinham anseio em fazer diversos tipos de artesanatos, como vasos e ornamentos para residências, palácios e templos. Um grande exemplo disso é o Egito, local onde os seres humanos podem apreciar o que há de mais elaborado em questão de desenvolvimento estético: as suas artes e esculturas, bem como, também, a sua arquitetura, que é bem vista em todas as partes do mundo. No caso de sua arte, ela está presente nos seus vasos, nos desenhos presentes nesses vasos e, claro, dentro dos túmulos dos faraós, túmulos estes que são as famosas Pirâmides, que, até hoje, intrigam os historiadores em relação a como essas estruturas foram feitas.

Passando um pouco adiante, o ser humano, como ser curioso e determinado que é, viu que as expressões corporais também poderiam transmitir diversos tipos de mensagem. Foi a partir daí que os teatros começaram a ganhar força, com as pessoas cada vez mais interessadas em expressar tudo aquilo que elas estavam sentindo em termos de sentimentos, acontecimentos cotidianos, enfim. Até que, mais para frente, bem mais para frente mesmo, os seres humanos começaram a levar o teatro para lugares cada vez mais distantes: a invenção da película fotográfica, que foi o pontapé inicial para a existência da fotografia e das câmeras fotográficas, também foi o estopim para o desenvolvimento de novos tipos de tecnologia, tais como o do cinema.

Como já era de se imaginar, o cinema no começo era bastante primitivo: as películas de produção de filme eram bastante caras e, também, os primeiros filmes lançados não tinham cor, eram somente em preto em branco: mais: os filmes não tinham som. Um dos atores que mais se destacou nessa época, que compreende desde o fim do século XIX até metade do século XX foi o ator Charles Chaplin. O ator, que criticava de modo cômico a vida cotidiana, ganhou um grande destaque por conta dos filmes que estrelava.

A Televisão

História da Televisão

História da Televisão

E, assim, o cinema foi se desenvolvendo e se desenvolvendo, até que uma tecnologia secundária começou a ganhar força: a televisão: a partir de 1950, ela passou a chegar em todo o planeta, prometendo entretenimento, informação e tecnologia de graça para a população. O Brasil, por exemplo, fundou em 1950 a sua primeira estação televisiva, que viria a ser, também, a primeira da América Latina: a TV Tupi. De lá para cá, tanto a televisão quanto o cinema cresceram exponencialmente, compartilhando, entre si, os louros colhidos com a evolução da tecnologia.

O Filme Oblivion

Oblivion é um filme de ficção científica, lançado em 2013, e que foi estrelado por Tom Cruise, Morgan Freeman e Olga Kurilenko. Baseado em uma história em quadrinhos que sequer foi publicada, o filme tem por intuito fazer uma homenagem aos filmes de ficção científica que foram lançados durante a década de 1970.

O cenário do longa se baseia em uma guerra terráquea contra alienígenas,  nos quais a terra é totalmente arrasada, sendo que, por conta dos altos níveis de radiação, os poucos seres humanos que restaram estavam vivendo sob colônias nas nuvens. Os personagens, nesse caso, tinham como missão resgatar os últimos sinais vitais que o planeta Terra ainda tinha e, com isso embarcado, rumar para o Sistema Solar interior, mais basicamente, para a lua Titã, satélite natural do planeta Saturno que os cientistas acreditam que pode abrigar vida.

No entanto, durante essa missão, os personagens acabam encontrando uma colônia humana que sobreviveu ao ataque, mudando os seus conceitos e que, realmente, valia a pena lutar pela vida no planeta Terra.

Para conferir frases sobre o filme, acesse o link a seguir:

https://www.mellho.com/frases/oblivion

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.