Feliz Ano Velho

Todo fim de ano é a mesma coisa. O Natal vem chegando, os corações ficam mais aquecidos e com isso a bondade reina, fazendo com que milhares de pessoas se unam para celebrar esse momento. Seja famílias que estão brigadas ou então unir para ajudar pessoas que precisam, o fim de ano traz um sentimento de amor, união e prosperidade que nenhuma outra época do ano consegue. 

Vai chegando dezembro e já começamos a refletir o que fizemos durante o ano, se ele foi realmente proveitoso ou se arrependemos de algo. Final de ano é hora de se renovar e tentar ser diferente para o ano seguinte. As pessoas costumam fazer promessas e desejos para que no final do ano seguinte possa ser melhor. É um momento de muita festa, alegria e renovação. As pessoas comemoram no mundo todo, cada uma ao seu modo e no seu fuso horário.

Tradições De Ano Novo

As tradições são as mais variadas, em alguns lugares se pedem dinheiro. A maioria das pessoas se vestem com cores que representam o que elas mais querem para o ano seguinte. 

Verde- esperança e prosperidade

Amarelo – dinheiro, calor, alegria e felicidade

Branco – Paz, pureza, espiritualidade e inocência

Vermelho – amor, paixão e energia.

Azul – Segurança, calma e fidelidade

Laranja- criatividade, energia, alegria e otimismo.

Pelo mundo há diferentes ritos, além da roupa aqui no Brasil também não é comum pular sete ondas e comer lentilha.

África Do Sul

Feliz Ano Novo na África Do Sul

Feliz Ano Novo na África Do Sul

É um dos países mais bem organizados do continente, mas quando se trata de ano novo,as tradições são um tanto estranhas para nós arremessando eletrodomésticos e móveis nas ruas. Práticas do tipo trariam renovação para o ano seguinte

Canadá

Feliz Ano Novo no Canadá

Feliz Ano Novo no Canadá

Já no Canadá a tradição é pular em um lago quase congelado para receber o novo ano. O ano novo é a época do ano mais gelada do país e ainda sim isso não impede que as pessoas fazem promessas e pedidos pulando no rio para se renovar 

Chile

Feliz Ano Novo no Chile

Feliz Ano Novo no Chile

País bem próximo ao nosso, as tradições variam de origem espanhola com indígenas. Eles costumam comer doze grãos de uva, acreditando ser um reflexo de cada mês do ano que será vivido. A uva é bem comum no Chile, sendo produzida em abundância, com vinícolas dignas de muitos turistas.

China

Feliz Ano Novo na China

Feliz Ano Novo na China

Um dos povos mais antigos de todo mundo, com influências próprias, tanto é que o Ano Novo é em uma data diferente, normalmente no final de janeiro ou fevereiro, adotando o calendário lunar. Durante a comemoração são usadas roupas vermelhas e douradas e pode durar cerca de quinze dias. Os anos na China são representados por animais e assim o tudo será simbolizado por ele durante o determinado ano.

Os animais dos anos chineses são: cachorro, galo, javali, serpente, cavalo, cabra, búfalo, rato, tigre, coelho, dragão, macaco

Grécia

Feliz Ano Novo na Grécia

Feliz Ano Novo na Grécia

As festas do país são típicas desde os primórdios do mundo grego. Sendo mais importante até mesmo do que o Natal. A cultura e a gastronomia ajuda bastante durante as celebrações. Eles costumam jogar carta antes e depois dos fogos de artifício.

Há outros países, com culturas diversas, não deixe de pesquisar.

Feliz Ano Velho

Voltando a falar do Brasil, alguns autores retrataram esses sentimentos citados sobre o fim de ano. Um título que ficou muito famoso foi Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva, que tenta passar uma grande reflexão sobre a vida que não deve ser feita somente no final do ano.

A mensagem passada pelo livro é que todos os dias precisamos saber qual é o sentido da vida. Todas as tradições de fim de ano são para que começamos tudo novo, mas acontece que na maioria das vezes é só mais um ano, que se não houver atitudes será igual ao velho.

Marcelo sofreu um acidente de mergulho que o deixou tetraplégico e no livro tenta contar um pouco de sua vida após o acidente, trazendo uma perspectiva diferente sobre a vida. Ficou meses no hospital após bater a cabeça em um lago às margens da Rodovia Bandeirantes. A obra se tornou tão famosa que chegou até nos cinemas.

Mostra que em meio a condições adversas Marcelo conseguiu superar fraquezas, que no seu caso eram físicas, mas que pode ser emocionais também. Durante vários momentos ele mostra que não é um herói, nem um exemplo a ser seguido, fazendo questão de mostrar alguns de seus defeitos ao longo da vida. A autobiografia, apesar de dar ênfase na vida após o acidente, também conta detalhes até de sua infância.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.