O Curso de Direito
A Faculdade de Direito possui a finalidade de formar profissionais que sejam responsáveis por interpretar, entender e propor a execução das leis contidas nos Códigos e na Constituição Federal.
Este curso, também pode ser denominado de Ciências Jurídicas e Sociais, e sua duração é de cinco anos, sendo que as disciplinas dadas no curso são totalmente teóricas, exigindo do aluno muita atenção e leitura, bem como um teor maior de concentração e alta capacidade de análise. Em seus primeiros anos é bastante comum haver disciplinas como Ciência Política, Sociologia, Português Jurídico, Psicologia Jurídica, além, é claro, daquelas básicas, como Direito Civil, Penal, Administrativo, Constitucional, entre outras.
Já nos últimos dois anos, as disciplinas sugerem mais prática e são colocadas juntamente com a consulta a processos através dos estágios realizados, tanto em escritórios de advocacia particulares, quanto nos fóruns.
Ainda no quinto ano é preciso se fazer uma pesquisa, chamada de TCC ou Monografia, a respeito de algum tema relacionado ao Direito, seguindo sempre as normas que são pela instituição de ensino em que se está matriculado. Além do TCC, a pessoa deve fazer um estágio e somente após feito isso, e com as notas acima da média, estará apto a concluir o curso e receber seu diploma.
O Brasil e o Direito
Segundo dados fornecidos por sites da internet, o Brasil é o país que tem mais cursos de Direito, tendo mais ou menos 1200 cursos cadastrados até 2011. Sabe-se que há cerca de 650 mil alunos matriculados nos cursos de direito do Brasil. Se formam em média 100 mil bacharéis por ano.
Embora seja o Brasil ser o país com mais cursos de direito no mundo, várias faculdades tiveram que diminuir o número de suas vagas em razão da baixa pontuação conseguida no exame prestado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e também no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
Atualmente os cursos de direito são vistoriados pelo MEC (Ministério da Educação) que faz o cruzamento dos dados dos dois exames. A finalidade dessa vistoria é fazer a manutenção das faculdades para que se consiga um ensino jurídico de maior qualidade, preservando todos aqueles que tencionam se graduar em Direito, bem como conseguir o maior número de aprovados.
Mensagens para Estudantes de Direito
Mensagem 1: É importante que todo estudante tenha uma percepção e uma compreensão nítida de seus valores. Ele precisa aprender a buscar um sentido bem definido do que é moralmente bom e do que é belo.
Mensagem 2: O direito da força não deve nunca superar a força do direito.
Mensagem 3: Tem pessoas que conseguem fazer tão bem o curso de Direito que, assim que se formam, chegam a processar a Faculdade, vencem a demanda e ainda recuperam tudo o que haviam gasto com os valores das mensalidades.
Mensagem 4: Geralmente os estudantes não se preocupam em ser intelectuais. Por isso, seguem a estrada, olham para trás, e acabam se perguntando como poderia ser atualmente, se tivessem realmente se dedicado ao estudo.
Mensagem 5: Muitos estudante comumente ouvem a seguinte frase: saiba aproveitar seu tempo de escola, já que melhor não há. Mas muitas acreditam que isso é uma grande mentira, pois não ter de estudar é bem melhor.
Mensagem 6: Melhores são aqueles estudantes que lutavam para que se tivesse maior liberdade pública e eram contra o regime de exceção, durante o período da ditadura militar, já estes de agora se preocupam em lutar pelo direito de fumar maconha e brigam para seja permitido o tráfico na universidade.
Mensagem 7: O melhor é que o advogado, nessa moderna sociedade, que se vê totalmente encharcada pelas ideias competitivas e que apenas focam o lucro a qualquer custo, não se permita contaminar por essa forma cruel de individualismo e ainda pela busca incessante do sucesso e da riqueza, ficando assim indiferente ao sofrimento e tristeza daqueles que esperam seu conforto.
Mensagem 8: De tanto que vemos as injustiças triunfando e ainda mais prosperando a desonra e crescendo as tristezas. De tanto que vemos aumentarem os poderes delegados às mãos de pessoas más, as pessoas sentem-se desanimadas em acreditar na bondade, e passam a rir da honra e ainda pior, sentem vergonha de serem honestas.
Mensagem 9: Todo advogado que abraça com amor e dignidade sua profissão, passa a se tornar um aliado imediato de Deus, pois faz cumprir na vida terrena parte de suas leis, mesmo que não toda a sua justiça, já que sabemos que só Deus é infinitamente justo e somente Ele vê a verdade de tudo e ainda o que se passa no coração do homem e ainda o que o levou aos tribunais. Além disso, Deus pode saber qual foi a lisura da atuação do advogado que fez o jurado condenar ou absolver o criminoso.
Mensagem 10: Da mesma maneira que todos precisam de ar para respirar, carecemos da oportunidade de se conseguir sucesso. Mas necessitamos mais do que somente aspirar o ar puro da oportunidade. É necessário usá-la, e esse passo não depende exclusivamente da oportunidade, mas também de nós. Pode ainda ser a mais importante oportunidade de sua vida, não importa. O que realmente vale a pena é o que você poderá tirar ela.
Mensagem 11: Há pessoas que vão à falência em diversas oportunidades: uma delas quando deixaram de ganhar uma determinada causa; em outra quando, mesmo ganhando a demanda, tiveram que pagar os honorários advocatícios acertados com seu advogado.
Mensagem 12: A competição econômica, ideológica e política é algo inevitável entre os países socialistas e capitalistas. Melhor seria se essa escolha ocorresse através de uma justa competição pacífica, que mostrasse a capacidade verdadeira de satisfazer todos os interesses e necessidades dos seres humanos.
Mensagem 13: Os advogados e juristas, não podem se deixar ser instrumentos que se colocam a mercê dos interesses e da vontade das partes. Devem litigar em busca da justiça, cumprindo com os deveres os quais declararam servir em seu juramento inicial.
Mensagem 14: Nosso cérebro pode ser comparado com um bom advogado: como uma união de interesses a serem defendidos, não se pode conseguir convencer a todas as pessoas, mas se pode ao menos tentar.