Vivemos rodeados de pessoas que criticam nosso modo de agir pensar, agir, trabalhar, viver no geral. Precisamos aprender lidar com essas críticas, adaptar para o cotidiano o que for bom e interessante e simplesmente esquecer aquelas que não acrescentam em nada.
As críticas são muito importante para nos construir como pessoa, para sabermos o que o próximo pensa sobre a gente, com atingimos e somos vistas pelo mundo. Críticas também ajudam a destruir imagens erradas, e mudar positivamente.
Nem sempre recebemos bem as críticas, muitas vezes as pessoas se sentem certas e orgulhosas a ponto de não admitirem que estão erradas, não gostam de quebrar expectativas que existe sobre ela, por isso além de não aceitar sugestões, não pede ajuda para conseguir melhorar.
Mas o que é Crítica?
Etimologicamente crítica vem do grego kritikós que significa apto a julgar alguma coisa, dar opinião e avaliar a situação. No estudo da filosofia, Immanuel Kant pensa em conceitos para críticas, sendo um ramo do racionalismo. Pode ser considerado uma ciência contidas em diversos lugares, até mesmo na bíblia. Em termos mais atuais é usada também para examinar e admirar diversos tipos de artes, como as plásticas, jornalísticas e cinematográficas.
No mundo profissional existem muitas críticas, a principal delas é sem dúvida as críticas culturais, mesmo existindo críticas em todos os tipos de serviços. Nesses tipos de críticas, existem profissionais que se dedicam a isso e que transforma o profissional em sucesso ou em fracasso, pois uma crítica negativa sobre um restaurante por exemplo, faz com que muitos que a lerem pensem duas vezes antes de ir no local.
Por isso as pessoas que são praticamente formadoras de opiniões devem ser pessoas que realmente tem experiência e sabem que a responsabilidade é grande. Muitas vezes os críticos são pessoas que já produziram o serviço em questão por muito tempo e que consegue entender tanto sobre o assunto que decide comentar, palpitar e tentar ajudar outros mais novos na área.
Nas críticas literárias, os próprios autores leem os livros dos colegas e criticam, esse tipo de crítica não é muito utilizada por outros cenários, um diretor de cinema dificilmente irá julgar filmes, séries e documentários de outros diretores. Outro tipo de crítica com característica peculiar é a de arte, onde os responsáveis fazem um artigo sobre o que encontraram em exposições.
No jornalismo, a crítica é feita por diversos profissionais, já que nos jornais se falam sobre tudo. Um simples comentário acerca de determinada notícia pode ser muito importante para o jornal, políticos normalmente criticam muito, mas isso são críticas sobre o conteúdo. Existem técnicos que analisam sobre a redação do texto e precisa ser comprovado com fatos objetivos, para que não pareça uma crítica subjetiva, principalmente quando se trata de assuntos polêmicos que cada um tem sua própria opinião.
Historicamente as primeiras críticas que surgiram e eram divulgadas para a população foram as literárias, dedicadas a analisar poemas, livros e romances.
Tipos de Crítica:
- Artística: bem focada em belas artes e artes plásticas, existe até uma instituição que regulariza todas críticas que é a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e possui ainda um instituição mundial para ter controle sobre todas as artes, chamada de Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).
- Cinematográfica: São as mais comuns e divulgadas, pois ajuda muito na escolha na hora de assistir ou não determinado filme. Existem muitos críticos famosos espalhados pelo mundo, outro exemplo é a revista francesa Cahiers du Cinéma que é conhecedora e divulga críticas de filmes sempre.
- Musical: são bem mais complicada de serem feitas por possuir dificuldade para julgar algum conteúdo. Existem jornais, e muitos programas de rádio que fazem esse tipo de critico.
- Teatral: são mais vistas nas cidades maiores, onde o teatro é mais valorizado. No brasil existe um crítico muito famoso dessa área chamado Décio de Almeida Prado.
- Televisiva: é julgada através de como sua interação entre os conteúdos que são passados com a realidade social, já que a televisão muitas vezes passa informações ou erradas, ou então somente as que lhe convém, deixando o público alienado.
Críticas Como Um Todo
Em todo lugar que formos, seja em casa, no âmbito profissional ( como mostrado acima), sempre vai haver críticas e elas precisam ser escutadas. Não se deixe abater por críticas destrutivas, pois elas podem servir de força para continuar e melhorar. As construtivas devem ser ouvidas e analisadas com carinho.