O Brasil é um país reconhecidamente multifacetado, e isso se dá muito por conta da presença de um grande leque de culturas e costumes, que fazem o país ser um dos mais miscigenados de todo o mundo. Esse processo de mistura de culturas e a criação de uma cultura unificada juntando todos esses elementos começou a ser feito em 1500, quando os portugueses atracaram por aqui em busca de metais preciosos e mercados para escoar as suas produções, que estavam entrando em declínio comercial pela grande produção e pouca procura.
Além dos colonizadores europeus (principalmente portugueses e espanhóis) terem vindo para cá em busca de poderio econômico e explorarem a riqueza das terras, trouxeram também seus costumes, que eram majoritariamente guiados nos moldes religiosos, ou seja, o Cristianismo, que, na época, era uma das poucas religiões e a maior delas (ainda mantendo esse título) tinha total domínio sobre as decisões sociais e financeiras.
E por muito tempo, a cultura ficou toda sobre o bastião da religiosidade, sendo que, aos poucos, ela foi se libertando e a hegemonia cristã foi recuando, até chegar ao que é hoje, embora ainda seja bem grande e tenha uma estimativa de mais de 2,2 bilhões de seguidores.
A música, por exemplo deveria seguir os preceitos determinados pela Igreja, embora tenham surgido diversos movimentos que mudaram esse rumo. E hoje, no Brasil, podemos dizer que os gêneros musicais são muitos e agradam quem mora nos quatro cantos desse enorme país, considerado quase que um continente. E, apesar de muitos gêneros musicais, os ritmos mais escutados aqui no país são o funk e o sertanejo, sendo que, esse último, ganhou uma ressignificação nos últimos anos, passando para o Sertanejo Universitário, que conquistou diversos fãs.
E, aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o sertanejo, além de novas e antigas personalidades da música sertaneja, cujas músicas podem ser utilizadas para legendas em fotos. Confira a seguir:
O Sertanejo E OS Seus Representantes
O movimento sertanejo iniciou-se no começo do século XX, em 1910 para ser mais exato, em vários locais do Brasil. Pensava-se que o movimento tivesse se iniciado no nordeste, mas, segundo os historiadores, ele surgiu em diversas zonas rurais dos variados locais do Brasil, principalmente no interior de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro e em Goiás, sendo que, esse último estado é alvo de diversas piadas no Brasil, onde muitas pessoas acreditam que os sertanejos saíram todos desse estado. Isso se dá por causa que, todos os expoentes da música sertaneja, principalmente os antigos, vieram do estado de Goiás, como Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo E Luciano, entre outras diversas duplas sertanejas e cantores solos. Muitos são os memes na internet que brincam com a situação, alguns chegando a insinuar que as crianças são incentivadas a formarem duplas sertanejas para tentarem alcançar a fama.
Não podemos nos esquecer, é claro, de outros expoentes da música sertaneja não ficaram somente no fluxo sudeste-centro oeste, como, por exemplo, a cantora Roberta Miranda, que é considerada a Rainha da Música Sertaneja, que nasceu em João Pessoa, na Paraíba, no nordeste brasileiro.
Em meados dos anos de 2007, o Sertanejo passou por uma reformulação, que originou em um outro estilo derivado do clássico: o sertanejo universitário, tendo esse nome pelo ritmo ser frequente em rodas de amigos universitários e em festas promovidas pelos estudantes. Pode-se dizer que esse movimento teve início com a dupla César Menotti e Fabiano, que ajudaram a popularizá-la. Hoje, os principais nomes desse estilo de música é a dupla Jorge e Mateus, Victor e Léo, Maiara e Maraísa, Marília Mendonça, Munhoz e Mariano, entre muitos outros. No país, é comum a ocorrência de diversos rodeios e exposições agropecuárias, nos quais os shows de sertanejo são quase que as atrações principais da festa.
Jorge e Mateus
A dupla Jorge e Mateus nasceu em Itumbiara, cidade Goiana bastante conhecida no meio sertanejo e que começou a despontar para o sucesso durante os idos dos anos de 2008 e 2009. Uma de suas músicas mais famosas e cantadas é o single “Amo Noite e Dia”, que sempre pode ser vista como legenda para fotos. Apesar de seu sucesso só se iniciar no fim da primeira década de 2000, a dupla se juntou profissionalmente no ano de 2005, sendo que ambos já cantavam, mas de forma separada. Eles ficaram bastante conhecidos depois de mixar o sertanejo com o axé, ritmo nordestino que faz um grande sucesso n o carnaval. Com o êxito dessa mistura cultura, a dupla foi convidada a tocar no Carnaval de Salvador, sendo que essa foi a primeira dupla sertaneja a conseguir tal feito.
E, hoje, ela é uma das duplas mais consagradas no meio do sertanejo universitário, cobrando nada mais nada menos do que a bagatela de 500 mil reais por show.
Maiara E Maraísa
A dupla feminina conquistou o Brasil com o hit “10%”, no qual relata sobre a vida boêmia que levava devido á música de “sofrência” que o garçom colocou para tocar no bar enquanto bebia. A carreira das duas irmãs gêmeas começou quando ambas tinham cinco anos, no Mato Grosso, estado de origem. Somente em 2013 que a dupla lançou a sua carreira à nível nacional e, desde então, vem acumulando diversos hits e parcerias com outros cantores.
Naiara Azevedo
A cantora Naiara Azevedo pode ser utilizada como a nova ‘face” do sertanejo universitário, por conta do conteúdo de suas músicas, principalmente do seu maior sucesso atualmente, que é o hit “50 reais”. Além de ter uma entonação digna de uma cantora de sertanejo universitário, a musa também tratou de aventurar-se pelos gêneros musicais, lançando músicas com participação de estrelas como Ivete Sangalo e, também, com celebridades promissoras da música, como MC Kevinho, o que demonstra a verdadeira versatilidade da artista.
Todos os cantores apresentados a seguir possuem músicas que podem ser utilizadas, facilmente, como legendas para fotos, sempre deixando o autor da foto atualizado perante os amigos sobre as novas tendências musicais.Quando uma música está muito em alta, acaba que a criatividade de muitos não se manifesta, e ,assim, as frases são usadas em grande excesso.