Mensagem De Aniversário – Cecilia Sfalsin

Nós estamos cada vez mais nos fazendo entender como ser humano, não é mesmo? Embora já estejamos habitando esse planeta por milhões de anos, muitos de nós ainda não sabemos ao certo o que viemos fazer a esse mundo. Estudar, trabalhar, viver a vida? Enfim, são muitas as opções.

Como muitos já devem saber, o ser humano, no início, era muito dependente da caça, da pesca e da coleta, vivendo em bandos como nômades, ou seja, assim que um elemento principal de sua alimentação acabava, eles migravam para outras regiões, em busca de alimentação e também abrigo. Foi com o passar do tempo que foi percebido que era possível se fixar em um lugar só e começar a dar início a atividades agrícolas, bem como, também, domesticar animais selvagens para poderem servir como alimento, entre muitas outras coisas.

Com o passar do tempo, também, os seres humanos foram se ajustando a alguns comportamentos, que evidenciariam ainda mais o seu dom de se envolver com outras pessoas em uma comunidade. Hoje, é praticamente impossível conviver sozinho: nós precisamos, em algum momento do nosso dia, ter um contato mais humano com as outras pessoas.

Cecilia Sfalsin - Felicidade pra mim é coisa de Deus

Cecilia Sfalsin – Felicidade pra mim é coisa de Deus

É comum que nós façamos reuniões com os amigos e familiares para poder comemorar algo em especial, como a aprovação em alguma universidade, alguma conquista em seu trabalho, entre outros. Mas, uma data especial para a maioria das pessoas é, sem dúvida, o seu aniversário. Mais do que uma data de transição para uma idade mais adulta, é uma maneira de juntar todos ao seu redor, bem como, também, de fazer uma grande recordação do que já passou e mentalizar o que você quer que seja realidade no futuro.

A Comemoração De Um Aniversário

Em uma definição mais formal, um aniversário nada mais é do que uma data em um mês onde algo grandioso aconteceu, e, por conta disso, deve ser lembrado pelos próximos anos, na mesma data em que aconteceu pela primeira vez. Para nós, a data do nosso aniversário é muito mais do que especial, já que se trata, basicamente, do dia que nascemos e viemos para o mundo. E, com o passar dos anos, podemos perceber o quanto evoluímos em diversos assuntos.

História

Não se sabe ao certo quando e onde as primeiras comemorações de aniversário surgiram. No entanto, muitos historiadores associam a comemoração do aniversário com rituais religiosos. Antigamente, as pessoas se reuniam em suas casas, acendiam uma vela para a pessoa que estava aniversariando com o intuito de fazer com que ela fosse protegida do demônio e de maus espíritos, com a premissa de proteger o aniversariante até que chegasse a próxima comemoração.

Inicialmente, o Cristianismo, maior religião do planeta, abominava a comemoração natalícia, pois considerava que este era um costume claramente pagão. Demorou para que ela pudesse aceitar essa comemoração como uma coisa comum e familiar. Na Bíblia, para se ter uma ideia, foram identificadas, até hoje, apenas duas passagens que falam sobre festas de aniversário.

É Isso... Cecilia Sfalsin

É Isso… Cecilia Sfalsin

Os gregos e romanos já acreditavam que o aniversário estava puramente relacionado com um espírito “guardador” que tinha, por objetivo, proteger o indivíduo, sendo o aniversário uma data para a renovação desse “pacto”. Alguns povos antigos acreditavam que, no dia do aniversário, a pessoa tinha contato com espíritos tanto do bem, quanto do mal, pois, nesse dia, ela estava em um encontro espiritual consigo mesma. Por conta disso, era importante a presença de pessoas e amigos ao redor, sinal claro de que eles iriam protegê-lo caso algum espírito fosse cometer algum “mal” contra ele.

O Presente

Nesse sentido, dedicar um presente ao aniversariante era forma de endossar ainda mais essa proteção, bem como, também, participar de uma refeição ao lado do aniversariante, o que significava, entre outras palavras, que os espíritos não tinham como fazer mal ao aniversariante. Nesse enredo, podemos perceber que tais reuniões são muito similares ao que acontece hoje no planeta. Porém, com um sentido puramente diferente do daquela época.

Atualmente

Um dos motivos para a comemoração do aniversário naquela época é, também, a “sobrevivência” da pessoa perante os diversos desafios impostos pela época, como a mortalidade infantil. Ou seja, se uma criança fez aniversário, é importante parabeniza-la por sobreviver a mais um ano. E, assim, a tradição de comemorarmos nosso aniversário perdura até hoje.

Foi depois de muito e muito tempo que os seres humanos começaram a enxergar a lógica por trás dos aniversários e, enfim, as comemorações começaram a ter mais o sentido que vemos hoje.

Para conferir uma mensagem de aniversário, acesse esse link! 

Frase de Cecilia Sfalsin

Frase de Cecilia Sfalsin

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aniversário

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.