“Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.” Essa profunda mensagem do pesquisador e escritor Augusto Cury nos faz refletir sobre as relações e o sentimento de solidão em nossas vidas. Ter contatos pessoais saudáveis é fundamental para a felicidade do ser humano. Somos inerentemente um ser social, que necessita viver em comunidade e interagir.
Com essa mensagem, Augusto Cury deixa várias possibilidades de interpretação. Uma dessas possíveis interpretações é que apesar de ser difícil se sentir abandonado por aqueles que te cercam, pode-se sim superar essa sensação e reencontrar a felicidade. O grande problema reside na descrença que as vezes temos em relação a nós mesmo. Nesse quadro, cabe bem um famoso jargão: “Se eu não acreditar em mim, quem irá acreditar?”. Nesse sentido, não devemos nunca “das as constas para nós mesmos”, deixando de crer que somos capazes de ir além. Acreditar que você não é capaz é o primeiro passo para realmente não conseguir o que deseja.
Queria carregar – lhe no colo e secar tuas lágrimas. Queria ver de novo teu sorriso tão sincero. Queria que olhasse para o mundo sem temer. Queria que se lembrasse da mulher que és e da mulher que ainda podes ser! Queria sim, lhe mostrar um caminho. Queria acabar com todas as suas dores, queria dias mais felizes lhe trazer, queria que tua tristeza a deixasse.
Enfim, senti – lá voltar a viver! Mas não posso fazer nada disso, não posso neste momento – lhe acolher. Não agora que pensas ser tão frágil, não agora que pensas estar vencida.
Não quando a vontade está esquecida. Estarei ao teu lado em todos os momentos. Mas se queres a felicidade em teus dias, então – vista tua armadura e pare de chorar! A vida é como um campo em guerra, tens que ir em frente – Sempre! E não ficar, se conformar, se derrotar! Tu és forte – és bela e maravilhosa, és capaz – Sei que podes vencer! Então – deixe esta tua escuridão! Pois, tu és responsável pelas suas escolhas, reaja! Ache a força dentro de teu coração! Eu acredito em sua força – acredito em você!