Frases De Incentivo Para Alunos Do Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental é a fase de transição na vida dos estudantes, momento em que eles estão passando da educação infantil e se preparando para o ensino médio. É um período que exige muito mais esforço quando comparado ao que eles fizeram até então. O Ensino Fundamental I abrange as séries conhecidas como 1° a 5° ano, que é iniciado aos seis anos de idade, e finalizado aos dez anos, quando a criança irá partir para o Ensino Fundamental II, que vai do 6° até o 9° ano.

O Fundamental I é uma fase educacional essencial e extremamente importante na vida das crianças, á que nesse momento ela é introduzida na alfabetização, uma das fases mais importantes da formação de uma criança, e nos anos seguintes, são introduzidas novas áreas de conhecimento.

Os anos de ensino do Fundamental I são chamados de anos iniciais, sendo esse um momento onde todas as crianças devem receber atenção e incentivo para se dedicarem aos estudos. No entanto, é também nessa fase que tais crianças começam a se tornarem “desleixados” com a escola, já que exige muita dedicação quando comparado com a necessária para passar os anos da educação infantil. É por isso que é muito importante que haja um incentivo aos alunos, tanto por parte dos pais quanto pelos professores. Confira algumas dicas:

Como Incentivar Os Alunos Do Ensino Fundamental I?

Alunos do Ensino Fundamental

Alunos do Ensino Fundamental

É importante entender que essa é uma fase muito desafiadora na vida das crianças, e por isso, é necessário que elas sejam sempre incentivadas na escola, ao mesmo tempo, é preciso que saiba como tal incentivo deve ser feito. Há uma diferença entre incentivar alguém e a pressionar, é preciso sempre entender os limites da criança para que ela se sinta confortável com o que está fazendo.

Alguns passos podem ajudar na hora de fazer esse incentivo (por parte dos professores e também dos pais)

Crie Uma Boa Relação Em Relação Aos Estudos

Essa dica vale para os professores e pais, já que se relacionar bem com a criança e também fazer com que ela goste dos estudos é uma função de todos que estão envolvidos com a sua educação.

Para os professores é importante que se crie uma boa relação com os seus alunos, onde eles admirem a figura do professor ao invés de temê-la. Dessa forma, a simples presença do professor se faz já um ótimo incentivo, chama atenção dos alunos e cria um ambiente onde há respeito, receptividade e paciência de forma recíproca.

Já os pais precisam criar uma relação onde seja comum falar sobre os estudos, ajudar os filhos e se interessar pelo que eles aprenderam na escola, dessa forma, eles entendem a importância dos estudos.

Entenda Que a Criança É Um Indivíduo Com Personalidade Própria E Única

Respeitar as individualidades de cada um é algo essencial em qualquer tipo de relação, o mesmo se aplica quando se trata de uma criança e o incentivo a ela nos estudos. Para os professores é necessário entender que cada aluno é de uma forma, reconhecer a capacidade de cada um, percebendo que há diversos níveis de maturidade diferente, mesmo em uma classe com todos tendo a mesma idade. É por meio da compreensão dos alunos que se cria uma relação com eles.

Já os pais precisam entender que cada filho é único, não os comparar com possíveis irmãos mais velhos ou até mesmo com os próprios pais durante a sua fase de ensino. Entender a forma que a criança lida com os estudos torna os pais mais próximos dos filhos e ao mesmo tempo faz com que seja mais fácil os incentivar da maneira correta.

Proponha Desafios E Ofereça Recompensas

A maioria das pessoas se sente incentivada durante desafios, isso ocorre também nas salas de aula com as crianças. Atividades desafiadoras formam um importante para que os estudantes se interessem pelo tema e se empolguem com o seu trabalho.

É também uma dica para professores e pais, já que na sala de aula os professores podem propor atividades que necessitem de superação e alto índice de interesse para serem concluídas. Essas atividades podem ser levadas para casa e ao mesmo tempo, os pais podem criar novos desafios.

Classe do Ensino Médio

Classe do Ensino Médio

As recompensas entram logo na conclusão do desafio, não torne isso uma competição, muito pelo contrário, o ideal é que todos sejam recompensados pelo trabalho concluído e até mesmo pelo esforço. Em alguns casos as competições podem até serem saudáveis e incentivarem as crianças, mas é preciso tomar cuidado com isso.

A Curiosidade É Um Ótimo Incentivo

A curiosidade é um dos principais incentivos quando se trata de absorver conhecimentos, ou seja, a incentivar é uma maneira muito mais fácil de atrair a atenção dos alunos do que por meio de ameaças.

Em qualquer área de conhecimento é possível achar um ponto que seja interessante o suficiente para despertar a curiosidade de crianças, essa pode ser uma história que você deixa sem final propositalmente até terminar o conteúdo, sendo que esse conteúdo se mistura a essa história, ou outras atividades, como o uso de tecnologias, filmes, trabalhos em campo e objetos que podem atrair a atenção de crianças.

Defina Metas

No âmbito de qualquer vivência de um ser humano, uma rotina com metas é uma das principais maneiras de incentivo que podemos encontrar. No caso das crianças, as metas tem que ser essencialmente realistas, mas que demonstrem objetivos claros que elas devem alcançar.

Existem várias maneiras de definir metas para os alunos em sala de aula, podem ser feitas por uma recompensa dada a exercícios extras, conseguir copiar a matéria em determinado tempo, dentre outras.

Em casa, junto dos pais, as metas também são uma ótima opção, elas podem sempre vir acompanhadas de uma recompensa.

Esteja Sempre De Bom Humor E Sustente Um Bom Discurso

Aluno do Ensino Médio Fazendo o Dever

Aluno do Ensino Médio Fazendo o Dever

Manter o bom humor é a chave para conquistar as crianças, tanto dentro de uma sala de aula pelos professores, como em casa, pelos pais. É importante também separar os momentos extrovertidos daqueles que exigem seriedade, no entanto, seriedade é diferente de antipatia, sendo importante tratar bem as crianças em todas as ocasiões.

Um detalhe simples e ao mesmo tempo muito legal para ser adicionado nas atividades e cadernos dos alunos são frases de incentivo. Elas também podem estar em forma de bilhetes colocados na sua mochila ou lancheira. Essas frases demonstram preocupação e ao mesmo tempo faz com que a criança se sinta importante, consequentemente, também está motivada. Confira alguns exemplos:

Frases De Incentivo Para Alunos Do Ensino Fundamental I

  • “Tudo é possível se você dedicar a cabeça e o coração.” (Bel Pesce)
  • “Nossa maior fraqueza é desistir. O caminho mais certo para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.” (Thomas A. Edison)
  • “Aquele que faz perguntas pode parecer bobo por cinco minutos. Mas, aquele que jamais questiona se torna um bobo para sempre” (Provérbio Chinês)
  • “Você é mais corajoso do que acredita, mais forte do que parece e mais inteligente do que pensa!” (A. A. Milne)
  • “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.” (Abraham Lincoln)
  • “Professores podem abrir portas, mas, você é quem precisa se esforçar para passar por elas.” (Provébio Chinês)
  • “Comece de onde você está, use o que tiver e faça o que puder.” (Arthur Ashe)
  • “Uma pessoa que nunca cometeu um erro, nunca tentou nada novo.” (Albert Einstein)
  • “Não deseje que as coisas sejam mais fáceis, deseje que você seja cada vez melhor.” (Jim Rohn)
  • “Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (B. B. King)
  • “O que é bonito sobre a aprendizagem é que ninguém a pode tirar de você.” (B. B. King)

Essas frases podem até parecer meio complicadas para serem ditas a crianças no início da alfabetização, no entanto, quando elas são usadas e explicadas, podem despertar nessas crianças uma personalidade onde ela irá buscar se esforçar para agradar os adultos e com o tempo entender que as recompensas pelo esforço nos estudos são diversas e extremamente satisfatórias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.