Dedicatória Aos Amigos De Fernando Pessoa

Não é novidade para ninguém que a literatura realmente abre portas para um futuro promissor, não é mesmo? Pois bem.  Durante muitos e muitos anos, os nossos ancestrais tentaram desenvolver técnicas para comunicação com outras pessoas.  Isso só foi possível quando os seres humanos passaram a usar vários tipos de comunicação, sendo a primeira forma disso os desenhos que são encontrados nos interior das cavernas, que são conhecidos como “Pinturas Rupestres”.

Aqui no Brasil, por exemplo, os sítios arqueológicos que contém essas pinturas estão localizados no Ceará, no parque nacional da Serra da Capivara. A arqueóloga responsável por esse lugar é a também historiadora Niéde Guidon, que é um dos principais nomes mundiais na ciência da arqueologia. Os cientistas desta área acreditam que as pinturas rupestres fizeram uma grande diferença na vida dessas pessoas, haja visto que, além de deixar um presente às gerações futuras, por retratar um pouco o seu cotidiano, bem como, também, ser uma forma de comunicação entre essas pessoas.

A  Escrita

Só de muito tempo depois (muito tempo mesmo), que os seres humanos começaram a mudar as relações de comunicação entre si, levando em consideração também a formação da civilização tal como conhecemos hoje. Só que vale a pena lembrar que a civilização já estava em pleno vapor quando a escrita foi inventada, há mais de quatro mil anos. Quando este novo método de comunicação entrou nos radares da população, a revolução provinda dele foi quase que imediata. Como o mundo possuí vários idiomas, é de se pensar que cada um destes passou a desenvolver o seu próprio modo de escrita, o que pode ser percebido entre as várias nações do planeta.

Fernando Pessoa Escrevendo Com um Amigo

Fernando Pessoa Escrevendo Com um Amigo

E, por falar em escrita, uma outra coisa que foi permitida com isto foi a criação da literatura. Esse tipo de escrita continua a encantar muitas pessoas, pois ela não retrata somente a vida de uma ou outra pessoa, ela auxilia na disseminação do conhecimento, entre outras variáveis positivas para a nossa vida nesse planeta.

Em se tratando da literatura, a língua portuguesa é uma das mais privilegiadas nesse aspecto, já que a língua é uma das mais complexas de todo o planeta. Os autores portugueses são os mais procurados, tais como Fernando Pessoa. E, em nosso artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre esse brilhante autor. Confira a seguir:

Quem é Fernando Pessoa?

Fernando Antônio Pessoa foi um dos mais importantes intelectuais da língua portuguesa, que nasceu em 13 de junho de 1888, curiosamente, uma data que marca o primeiro mês da promulgação da Lei Áurea, que, ente outras coisas, declamava o fim da escravidão no Brasil, que fora assinada em maio do mesmo ano. Ele fazia parte de uma família abastada, que era bem quista em Lisboa, Portugal, onde nasceu. Só que, apesar de toda essa reverência, Pessoa sofreu logo de cara: dois anos depois de seu nascimento, seu pai vem a falecer por conta de tuberculose.

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa

Quando a sua família já tinha pensado que isso era o suficiente em se tratando de tragédias, o irmão mais velho de Pessoa vem a falecer do mesmo mal, um ano depois. A família, abalada financeira e psicologicamente, decide recorrer a venda de móveis bastante luxuosos para poder angariar dinheiro. Vendo que o seu futuro já estava totalmente abalado na Europa, a mãe de Pessoa decide juntar o que lhes restou e parte em busca de uma nova vida em uma cidade sul africana chamada Durban. Tal cidade é conhecida por apresentar um desenvolvimento acima do normal, o que possibilitaria que a nova família pudesse recomeçar a viver. Acompanhada de um novo marido, ela e a família partem para essa nova cidade e Pessoa é matriculado na melhor escola da cidade. Passa a apresentar notas bastante chamativas, o que o coloca como um dos melhores alunos da instituição. Depois, ele é realocado a uma escola mais robusta, para poder ampliar os seus horizontes. Mais uma vez, Pessoa se sai como um dos favoritos da nova escola, o colocando novamente como um excelente aluno.

Pessoa e a Infelicidade

Apesar de suas aulas e de sua excepcional conduta estudantil, Pessoa chega na conclusão de que a sua felicidade não pertence a Durban e sim à Lisboa, sua cidade natal. E isso fica ainda mais claro quando a sua mãe decide tirar um ano de férias em Lisboa. Durante esse tempo, Lisboa passa a ser a casa de sua família novamente e, assim, Pessoa alimenta ainda mais a sua vontade de permanecer por lá de forma definitiva. Passado o ano de recesso, sua mãe retorna para Durban, mas Pessoa decide ficar. Porém, essa primeira decisão de continuar em Lisboa naufraga, o que faz com que ele retorne para a casa de sua mãe em Durban.

Assim como a primeira decisão de ficar em Lisboa não dá certo, a de permanecer em Durban também não se acerta, já que Pessoa percebe que sua mãe tem outras preocupações, como é o caso do seu irmão mais novo. Vendo que as prioridades de sua mãe se inverteram, Pessoa decide voltar de forma definitiva para Lisboa. E assim fez. Ao chegar em Lisboa, descobre que sua avó ficara muito doente e, antes de morrer, ela deixou como herança ao seu neto um dinheiro, no que o autor usou para poder abrir a sua primeira editora, passando a publicar os seus livros de maneira independente. Assim, Pessoa poderia publicar seus números tanto em inglês quanto em português. Além de escritor, se destacou também como exímio comentarista político, além de um dramaturgo de sucesso.

Fernando Pessoa ma Juventude

Fernando Pessoa ma Juventude

Pessoa, no entanto, não teve uma vida 100% tranquila. Estava sempre envolto em doenças que ameaçavam a todo momento ceifar-lhe a vida. E isso aconteceu em 1935, de forma letal: Pessoa morreu, depois de enfrentar uma terrível tuberculose, que também já tinha atingido seu pai e seu irmão. Porém, a sua obra permaneceu viva na memória portuguesa e também da comunidade inglesa, já que várias obras do dramaturgo eram escritas em inglês (E depois traduzidas em português pelo próprio escritor).

Dedicatória

Para conferir a Dedicatória Aos Amigos de Fernando Pessoa, acesse o link a seguir:

http://devaneiosaoriente.blogspot.com/2011/02/dedicatoria-aos-amigos-fernando-pessoa.html

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.