Qual foi a última vez que você se preocupou com o clima? É incrível como o tempo pode influenciar nossas vidas, seja como iremos nos vestir no que iremos fazer e até mesmo no que iremos comer. Para isso contamos com as famosas previsões que nem sempre são muito exatas. Os nossos avós ouviam as previsões no rádio, os nossos pais viam na televisão e nós já utilizamos a internet para saber como estará realmente.
A cada dia que passa mais preciso se encontram essas previsões, apesar de ainda ser bastante impreciso e isso faz com que a credibilidade nem sempre das melhores. Porém com o tempo já vamos conhecendo o clima em que habitamos e fica mais fácil de saber como realmente será o dia de amanhã.
Meteorologia
Com as novas tecnologias, novas formas de pesquisar sobre tempo se intensificaram. Você já ouviu falar em cursos que se baseiam totalmente nisso? A graduação de ciências atmosféricas é uma delas e avança sempre. Mas o que exatamente é meteorologia?
É uma ciência como outra qualquer que busca entender os fenômenos que ocorrem na atmosfera terrestre, focando em entender como eles ocorrem para que possam prever outros possíveis no futuro. Como normalmente esses eventos se relacionam com a superfície, os estudos também podem ser voltados para que seja possível entender os estados físicos, químicos e dinâmicos que ele causa.
O início da meteorologia é datada de mais de dois mil anos, pois como já foi dito o clima sempre trouxe muitas mudanças a humanidade. Somente no século XVII, com a revolução industrial que o desenvolvimento foi ganhando espaço e com isso, somente melhorando com a integração entre pesquisas mundiais. As previsões como conhecemos hoje, só começaram a existir no século XX e com a internet os dados foram muito melhores processados, com uma agilidade bem alta e comum para nós.
Clima
Vem do grego, que significa a inclinação em ângulos da terra,dependendo da rotação e translação dela. Porém para nós o significado é bem diferente, remetendo ao padrão que encontramos nos fenômenos meteorológicos. Por exemplo, já conhecemos muito bem que o Brasil não neva, pois o seu clima é equatorial, influenciado pela posição do país na terra, o qual recebe sol com maior frequência do ano. A atmosfera da terra é realmente uma surpresa para nós, porém algumas frentes frias, furacões, tempestades e outros, acontecem com maiores frequências, caracterizando assim o clima de determinada região.
A maior arma da meteorologia é sem dúvida a estatística conseguindo unir uma série de variações como temperatura, vento, umidade e pressão do ar. Com esse conjunto podemos ter diversos climas pelo mundo todo, variando de acordo com a estação do ano. Para se tornar realmente um clima e bem preciso é avaliado trinta anos dessas variações por território.
Meteorologia Popular
Os seres vivos de maneira geral percebem de diferentes formas as mudanças climáticas. Os seres humanos além de perceber tendem a prever por meio das tecnologias, já os animais são bem mais sensíveis e conseguem por isso sentir antes mesmo de chegar uma tempestade por exemplo, graças a variação de pressão e temperatura.
Antes de ter toda essa aparelhagem, o ser humano também algumas táticas bem simples para conseguir saber os padrões da natureza de forma caseira, resultando assim em muitos ditados populares. O homem busca entender o funcionamento da natureza desde seu início e muito foi desenvolvido de maneira simples.
Para nós mudanças bruscas acabam atrapalhando nosso organismo, principalmente o sistema de defesa. Com temperaturas muito altas, as pessoas ficam mais violentas enquanto o frio as torna mais reservada. Já ouviu também falar em quando um machucado inflamado doí pode ser sinal de chuva? Povo antigo utilizava isso e tem um certo fundamento, pois com a chuva a pressão do ar cai e a pressão sanguínea sobe e por isso a inflamação fica doendo mais.
Ditados Populares
São muito utilizados no dia-a-dia principalmente para representar ações cotidianas da sociedade, são passados de geração em geração, baseado em um modo de viver tradicional e que pode ser considerado como um padrão. São frases curtas que mostram um conceito que realmente acontece em determinadas situações, trazendo um pouco de conselho, sabedoria de maneira mais direta, descontraída e rápida.
É muito baseada na cultura e na realidade vivida por um determinado povo e principalmente por região. Para clima, depende bastante da realidade, se chove muito ou não:
“Gato a se lamber, mau tempo vai fazer”
Fazendo referência ao aumento da eletricidade estática e por isso o gato tenta reequilibrar. E ainda outros ditados referenciando a natureza como uma mostra de como o clima vai reagir.
“Cerração baixa, Sol que racha”
“Inverno quente, feijão doente; verão chuvoso, feijão formoso”
“Montanha de manhã, chafariz ao entardecer”