Todos sabemos que o mundo está deveras globalizado, não é mesmo? E esse movimento teve um início a partir dos anos de 1500, quando os Europeus, que estavam vivendo uma grande crise econômica, buscavam meios de sair dessa crise com a procura de novos mercados para os seus produtos. Com isso, os relatos de novas terras a oeste animaram e muito o mercado, que começou a financiar os estudos e as seguidas explorações via navio pelos colonizadores.
Os primeiros relatos de que existiam terras á oeste começaram a aparecer ainda durante o século XV. O primeiro explorador a chegar até a América foi Cristóvão Colombo, que desembarcou na hoje América Central no ano de 1492. Nesse período, diversas cruzadas europeias em busca dessas novas terras tiveram início. Nessa empreitada, colaboraram muitas pessoas e instituições, sobretudo a Igreja Católica que, naquela época, era a instituição mais rica do planeta.
A chegada até a América do Sul se deu em 1500, no território que hoje faz parte do nosso Brasil. Encontrado pelos portugueses, nosso país, durante muitos anos, foi considerado como um local de extração de itens valiosos, além de servir, também, como desova dos produtos que estavam acumulados na Europa. A dimensão atual do nosso país só foi desenhado com o passar dos anos. Hoje, ele é considerado como um dos maiores e mais estratégicos países do planeta, por conta de sua dimensão continental.
Mas a globalização não serviu somente para efeitos econômicos. Diversos tipos de categorias também foram favorecidas, como a religiosa, onde o Cristianismo continuou a expandir os seus tentáculos pelo mundo. A cultura também teve um grande salto, nos quais intercâmbios culturais entre os locais ocorreram, o que fez com que o planeta entrasse e, enfim, em um sentido de confraternização.
E, por falar em cultura, não poderíamos deixar de falar de que ela foi muito importante par moldar a forma de uma civilização. Ou seja, a cultura é a marca de uma sociedade, onde ela pode deixar seus “cartões” de visitas para outros tipos de povos e culturas. O Brasil, nesse sentido, tem uma cultura muito miscigenada, com vários costumes que descreveram a dinâmica do país.
Os filmes são uma expressão cultural bastante apreciada pelo mundo, nos quais suas paixões mais dramáticas, bem como também as ficções mais mirabolantes têm espaço. Os EUA são o “polo” do cinema mundial, tendo diversos investimentos nessa área. Tanto é que, no país, quando se fala em cinema e entretenimento, logo o nome “Hollywood” vem à cabeça.
No nosso artigo de hoje, nós iremos falar um pouco sobre um dos filmes mais conhecidos no planeta: a franquia Velozes e Furiosos. Além disso, iremos conferir algumas frases bastante conhecidas do filme. Vamos lá?
O Filme Velozes e Furiosos
A franquia “Velozes e Furiosos” é uma das mais rentáveis do cinema mundial. Isso porque evoca uma paixão bastante grande da sociedade: os carros e a velocidade. O filme gira, praticamente, em torno de disputas e corridas de racha. O primeiro filme da franquia foi lançado em 2001, tendo como diretor Rob Cohen. Os protagonistas, ou seja, o elenco principal do filme é composto pelas estrelas Paul Walker, Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, entre outros.
O enredo básico do filme mostra a atuação de Paul Walker como um policial que tem como missão investigar a gangue comandada pelo personagem de Vin Diesel que, além de promover diversas corridas ilegais pelas ruas de Los Angeles, ainda era suspeito de praticar ou ser o mandante de diverso roubos de caminhões com cargas valiosas. Só que, no meio da investigação, o policial acaba se envolvendo amorosamente com a personagem interpretada por Jordana Brewster, que é irmã do comandante da gangue. O conflito ainda envolve outros personagens que serão bastante responsáveis pelo desenrolar do filme durante a história.
Cronologia dos Filmes
Com o primeiro filme lançado da franquia em 2001, o público foi apresentado a uma nova abordagem dos filmes que retratam a história dos apaixonados por corrida. Com um orçamento de 38 milhões de dólares, a receita do primeiro filme quase chegou na casa dos 210 milhões de dólares. Com o sucesso, era claro que uma nova continuação iria ser rodada. E assim foi: em 2003, “Mais Velozes e Mais Furiosos” entrava em cartaz. Ao todo , a franquia já lançou 8 filmes, dos quais, depois do ano de 2003, foram lançados em 2006, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017.
Depois de muitos anos, Velozes e Furiosos continuam vivos na memória das pessoas, como um filme que conta um pouco sobre o que acontece entre gangues, bem como, também, dá uma visibilidade à corrida de rua, que, na maioria dos países, é totalmente ilegal, por conta dos problemas que esse tipo de corrida pode vir a acometer as pessoas, tais como acidentes veiculares, por exemplo. Existem alguns locais que buscam legalizar esse tipo de atividade, porém, encontrando diversas resistências legais e culturais.
A Morte de Paul Walker
A franquia sofreu uma grande baixa no ano de 2013: apaixonado na vida real pela alta velocidade, o ator Paul Walker sofreu um acidente junto com um amigo no sul da Califórnia, enquanto estava se dirigindo até um evento beneficente. O ator estava na posição de carona do veículo, que era um Porsche, no qual o seu amigo, que estava na direção deste, acabou perdendo o controle, fazendo com que o veículo se chocasse violentamente com um poste e depois, com uma árvore. Depois da batida, o veículo começou a pegar fogo. Os dois morreram na hora.
Frases Velozes E Furiosos
Para conferir algumas frases sobre os filmes, consulte o link a seguir: