O mundo está, cada vez mais, complexo, com diversas discussões acerca do que somos e do que estamos fazendo com nosso planeta, por conta dos problemas envolvendo tanto a economia, que desde a crise de 2008, está num processo lento de recuperação, até os problemas sociais que nos norteiam, que, por conta de diversos motivos, ainda causa desigualdade e má distribuição de alimentos e renda, causando crises humanitárias em países, majoritariamente, subdesenvolvidos, ou seja, os países considerados “pobres”.
Mas, porque o planeta é assim, embora tivemos um grande avanço nesses termos? Pelo seguinte: Desde os primórdios, o ser humano sempre foi movido pela ambição e ganância. E, podemos perceber isso pelos mais diversos povos e culturas que surgiram antes de nós aqui no planeta: Grécia Antiga, Egito Antigo e as primeiras civilizações da Europa e da Ásia, além da América, nos mostram que o poder e a conquista sempre foram as bússolas para as ações humanas. E isso se reflete até hoje nas decisões das pessoas, sobretudo nas que concentram grande parte da renda.
Em contrapartida deste lado sombrio do ser humano, abre-se espaço para sabermos que, apesar de tudo, ainda temos boas coisas para oferecer, principalmente no que se fala em solidariedade: o Brasil, por exemplo, é considerado um dos países mais solidários de todo o planeta, e isso é bem verdade: quando acontecem problemas relacionados à fenômenos naturais que arrasam cidades no país, a compaixão entra em campo e não tarda muito para doações anônimas começarem a chegar nesses lugares.
Além desse aspecto, os seres humanos também têm a capacidade de criar reflexões sobre absolutamente tudo que está à nossa volta, por meio de textos, poemas, poesias, frases e provérbios. E, o povo que mais tem fama com os provérbios são os chineses. Eles possuem provérbios com diversas temáticas, e muitos deles podem ser aplicados no nosso cotidiano.
A Origem Dos Provérbios
Inicialmente, os provérbios também são conhecidos por “ditos” ou “ditados populares”, no qual, como já especificado anteriormente, se fala muito sobre o senso comum e tudo o que nos cerca, no qual, geralmente, tais provérbios tem um tom do tipo “antes ele do que eu”, no final, sempre passando uma lição que pode ser sempre utilizada para os diversos dilemas que nós enfrentamos na nossa vida.
Engana-se quem pensa que os provérbios são somente relacionados a ditos populares. Ele é bastante aplicado na religião, tendo o Cristianismo como porta-voz principal desse tipo de texto. Na Bíblia, que é o livro mais vendido de todos os tempos, a maioria de seus textos são provérbios, que foram escritos por pessoas que, segundo a história, tinham uma grande importância para a disseminação da palavra de Deus na Terra e, por conta disso, tinham autoridade para escrever tais textos. Na missa (e nos cultos), são lidos os provérbios de acordo com o tema das celebrações, para que, então, possa-se contextualizar o que se quer dizer aos participantes das missas ou celebrações.
E, quando se fala em provérbios chineses, é importante que você saiba que tais escritos, praticamente, regem a vida dos chineses, que sempre buscam essas palavras para poderem basear suas ações. E, uma curiosidade é que os provérbios que causam mais impacto entre as pessoas e que são muito compartilhadas entre elas são, como se pode imaginar, milenares, tenho milhares de anos. E, os provérbios que não causam tanto impacto assim são, geralmente, mais recentes, e utilizam um palavreado mais comum, ou seja, usando as palavras e expressões que estão “na boca do povo”.
Uma característica dos provérbios, sejam eles chineses ou não, é a flexibilidade com que se podem chegar aos ouvidos das pessoas, e como a linguagem oral tem uma grande influência e participação nesse projeto. Por exemplo, falamos sempre em como os provérbios escritos, às vezes, são complexos. Mas, isso não é um problema, pois, quando o falamos e expressamos nosso ponto de vista sobre o escrito para as pessoas, elas conseguem entender praticamente tudo o que fora falado, sendo que elas também passam a desenvolver um pensamento próprio sobre aquele pensamento.
No caso da China, os provérbios são importantes e fazem a cultura daquele país ser ainda mais rica, por conta do grande número de analfabetos que a China tinha antigamente, e ainda tem, infelizmente. O papel de tais provérbios foi, simplesmente, de mostrar um conhecimento que antes eram negados a essas pessoas e, mesmo sem ter uma instrução adequada, por meio de tais provérbios, era possível adquirir um conhecimento equivalente aos dos eruditos, que eram os detentores do conhecimento, tendo acesso à educação.
A cultura do provérbio é tão difundida na China que os chineses, quando desejam alguma coisa boa para as pessoas, citam os provérbios; quando precisam passar uma palavra de conforto também citam esses escritos… Ou seja, os provérbios são citados para, praticamente, tudo o que se possa imaginar. E esses provérbios, geralmente, são carregados de virtudes que envolvam a natureza e o meio ambiente, bem como algumas questões que estão relacionadas ao ser interior, ou seja, a mente do ser humano.
Quando se fala no uso da natureza para exprimir algum tipo de provérbio, os chineses levam isso exatamente ao pé da letra, utilizando as figuras animais e vegetais para basear as suas convicções, sendo que cada animal tem um peso, um valor e um significado diferente para cada provérbio em que ele for utilizado como exemplo.
Uma das características marcantes dos provérbios chineses é, praticamente, a individualidade e integridade das pessoas, ou seja: ela sempre preza pela integridade humana perante às intempéries do mundo. E, o engraçado é que todos os escritos não se deixam perder pelo tempo; praticamente tudo o que é dito em tais escritos remetem à vivencias das diferentes épocas. Trocando em miúdos, é como se os provérbios fossem escritos para definir a época em que vivemos, mesmo que ele já tenha milhares de anos. Isso mostra que o ser humano, embora viva uma evolução constante, sempre carrega consigo um rastro do passado.
Confira, nesse link, um pouco sobre os provérbios chineses de sabedoria e agradecimento, para que você possa refletir sobre o seu momento atual.