O Brasil é um verdadeiro polo cultural da América, quiçá do mundo, sendo que isso é resultado de anos de inclusão de diversos tipos de cultura no país, devido à imigração e a outros fatores. Isso teve início no ano de 1500, já que, nesse período, se iniciou no mundo, uma nova era: a era das Grandes Navegações, onde os Europeus começaram a deixar as suas terras em busca de novas, que, segundo relatos, existiam na porção oeste do planeta.
E, assim foi, durante centenas de anos, diversos povos do mundo inteiro começaram a povoar o recém continente descoberto, sendo denominada “América”, como uma homenagem ao colonizador Américo Vespúcio. No Brasil, por exemplo, diversos foram os povos que desembarcaram por aqui, trazendo muito mais que trabalho braçal: trouxeram cultura, costumes, e, alguns povos, esperança de tempos melhores. É claro que, não podemos fechar nossos olhos para os casos de abusos que aconteceram em solo brasileiro, tais como a escravidão, quando milhares de nativos africanos foram trazidos à força para trabalharem como escravos nas lavouras de cana de açúcar no país. Essa prerrogativa europeia, na qual se designavam “superiores” aos africanos, principalmente, por conta da cor de pele, influenciou e muito a sociedade, que ainda hoje, é racista com as pessoas que tem tons mais escuros de pele.
Apesar do grande histórico de sofrimento negro no país, em muito eles contribuíram para a identidade brasileira, por conta de seus costumes, principalmente na música e na culinária. A feijoada, por exemplo, um dos grandes representantes da gastronomia brasileira, foi uma receita adaptada dos negros escravos que aqui sobreviviam.
No entanto, um aspecto que reflete bem a cultura do país é a música, que possuí diversos gêneros, para todos os gostos, sendo que, os dois gêneros que mais se destacam são o sertanejo e o funk, sendo que, esse último, passou diversas ressignificações durante os anos, adotando, hoje, um caráter que mescla o proibidão com a ostentação e o romantismo.
O sertanejo, por exemplo, nos idos do ano 2007, começou a ter um novo “subtipo”, que é o sertanejo universitário, que está bastante em alta no país. E, nesse post, você vai conhecer alguns cantores cuja as músicas sempre estão presentes em legendas de fotos postadas nas redes sociais. Confira:
Os Cantores Famosos De Sertanejo Atualmente No Brasil
Marília Mendonça
A primeira cantora da nossa lista remete aos tempos atuais da música sertaneja: a presença, cada vez mais, forte, das mulheres. Roberta Miranda, por exemplo, é um grande exemplo de como a presença feminina no sertanejo é importante. Marília Mendonça já era conhecida antes mesmo de cantar, pois ela era responsável por escrever músicas de diversos cantores de renome, como João Neto e Frederico, o falecido cantor Cristiano Araújo e, também, Henrique e Juliano. Sua primeira composição se deu em 2009, para João Neto e Frederico, sendo a canção “Minha Herança”. Nessa época, Marilia tinha apenas 14 anos. O hit “Cuida Bem Dela”, interpretada por Henrique e Cristiano, também é de autoria de Marília.
A sua entrada no mundo musical se deu no ano de 2015, quando Marília tinha 20 anos, em um dueto com a dupla João Neto e Frederico. Em junho do mesmo ano, Marília decidiu dar mais um passo na sua carreira, que foi a gravação de um CD e DVD ambientado em um bar, repleto de garrafas de bebidas alcóolicas. “Marília Mendonça, Ao Vivo”, gravado pela Som Livre, logo foi um sucesso de público, o que projetou a cantora para vôos ainda maiores.
Hoje, ela é conhecida como a “Musa da Sofrência”, no qual suas músicas sempre estampam aquelas fotos onde a “saudade e a tristeza” de um amor não correspondidos estão bem representados. Uma frase bastante utilizada de uma de suas músicas é a seguinte: “Fomos dois viramos um, hoje somos só metade!” da canção “Hoje Somos Só Metade”.
Jorge e Mateus
Uma das duplas de maior expressão atualmente, Jorge e Mateus são sempre muito procurados para shows. Começaram a sua carreira no ano de 2005, mas começaram a ter uma ascensão meteórica a partir do ano de 2009, quando começaram a se apresentar bastante pelo Brasil, além, claro, de uma turnê internacional pelos Estados Unidos. Atualmente, a dupla faz parte do alto escalão da música brasileira, no mesmo patamar de gente como o rei Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Wesley Safadão, cobrando, no mínimo, cachê de 500 mil reais por show.
Uma das músicas mais conhecidas da dupla é a canção “Amo Noite e Dia”, que é muito utilizada para legendas em fotos, como a seguinte frase: “tem um pedaço do meu peito bem colado ao teu…”
Outra música, também, bastante conhecida da dupla é a “Voa Beija Flor”, na qual ela pode se encaixar como “sofrência”, assim como as músicas de Marília Mendonça. A frase “Voa Beija-Flor, vai dar teu calor para quem não te conhece” também é bastante empregada nas fotos cuja a intenção é cutucar um ou uma ex.
Leandro e Leonardo
Um representante do sertanejo “das antigas” está presente nesse artigo, e é a Dupla “Leandro e Leonardo”. Bastante famosos durante a década de 1980 e 1990, formaram um movimento, junto com outros nomes como “Zezé Di Camargo e Luciano”, denominado “sertanejo romântico”. E isso pode ser expresso com as diversas músicas que a dupla Leandro e Leonardo lançaram. A dupla, infelizmente, foi dissolvida em 1998, por conta do falecimento de Leandro, por conta de um câncer raro e maligno. Desde então, Leonardo vêm mantendo o seu legado na mídia e em shows, sendo um dos personagens mais queridos do sertanejo brasileiro. Uma de suas músicas mais conhecidas é o hit “Doce Mistério”, lançado em 1996 e foi tema de um casal da novela “O Rei Do Gado”, uma das novelas mais aclamadas da Rede Globo.
Uma das frases que podem ser utilizadas em legenda da foto é a seguinte: “… quem será essa ilusão que eu vivo a buscar?”, sendo direcionado para aquele(a) crush que você quer chamar a atenção ou, até mesmo, como um desabafo amoroso, coisa que, ultimamente, tem estado bastante presente nas redes sociais.