Sabemos que a população de idosos no Brasil tem aumentado cada vez mais e dados segundo o IBGE é que a população de idosos no ano de 2055 seja maior que o número de pessoas com até 29 anos de idade. Esses dados podem ser preocupantes ao observar o sistema de saúde brasileiro, que parece não estar totalmente preparado para atender as necessidades dessa população em sua plenitude. Os aspectos que devem abranger a saúde de um idoso vai além de seu físico pois deve abranger também o seu comportamental e psicológico e para favorecer uma boa qualidade de vida no envelhecimento é necessário cuidados específicos e favorecer aspectos que promovam a boa saúde biológica, psicológica e econômica dessas pessoas.
Foi realizado um levantamento onde pode se concluir que os idosos que estão residindo no Brasil, em sua maioria, fazem parte da classe média e desfrutam de boas condições de vida. Muitos tem prezado por desfrutar de sua velhice buscando atividades que os deixem mais ativos e bem. Alguns estão retornando aos estudos, investindo em lazer, como indo viajar e gastando em cultura e arte e outros retornando para o mercado de trabalho em funções que lhes dão prazer de continuar a viver.
No envelhecimento os questionamentos de idosos passam a ser diferenciados e uma das perguntas mais frequentes é como passarão o restante de sua vida. Vemos questionamentos acerca de participação de Centro de Convivência do idoso e idade com que podem ingressar nesses centros. Além disso querem conhecer as atividades e como passarão seus momentos nesses recintos. Para a participação de centros de convivência públicos é necessário o idoso realizar agendamento no CRAS de seu bairro e a partir desse será direcionado para esses locais. O idoso pode realizar esse agendamento acompanhado ou mesmo sozinho.
Qualquer idoso com mais de 60 anos de idade pode estar entrando para esses centros de convivência e lá são ofertadas várias atividades que proporcionaram uma vida saudável e de qualidade para eles. São oferecidas aulas de ginática, de dança, artesanato, há salão de jogos para interação com outros idosos, bailes, grupos e aulas de teatro, oficinas que trabalharão sua memória e capacidade de aprendizado, dentre várias outras atividades que tem o objetivo de estar proporcionando as pessoas mais autonomia e socialização, além de estar trabalhando a auto estima de cada idoso do local.
Diversas questões acompanham o envelhecimento, coisas como processo sucessivo de perdas, desvalorização de seu papel na sociedade e também seu papel como ativo economicamente, questões de sentido afetivo, cognitivo e também filosófico, como questões religiosas e pensamentos sobre o pós morte. Se não for dada atenção e realizar a discussão desses pontos com idosos a qualidade de seu envelhecimento pode ser doentia, fazendo com que questões psicológicas venham a se tornar sintomas e doenças biológicas.
A leitura a literatura e a poesia podem dar mais sabedoria e paz para idosos que estão vivenciando uma fase de transição e estão cheios de questões. Vamos colocar aqui algumas frases que falam sobre a forma linda de envelhecer!
“A sabedoria é algo que quando nos bate à porta já não nos serve para nada”
“Os que amam profundamente, jamais envelhecem. Podem morrer de velhice, mas morrem jovens. O amor é a imagem de Deus, mas não uma imagem da vida. É, isto sim, a verdadeira essência de toda a natureza divina, que fuga em bondade.”
“Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?”
“A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.”
“Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve sempre ser uma liberdade.”
“O homem chega inexperiente a cada idade da vida.”
“A idade não nos protege contra o amor. Mas o amor, até certo ponto, protege-nos contra a idade.”
“Meia idade é quando você para de criticar os mais velhos e começa a criticar os mais novos.”