Frases Sobre a Poesia: Uma Bela Expressão de Arte e Sentimentos

Ah, a poesia… Sempre reconfortando quando estamos tristes, nos dando conselhos quando estamos confusos e nos alegrando quando estamos apaixonados. Ninguém precisa ser um notável William Shakespeare para escrever uma boa poesia. Elas são escritas com o coração e os dedos são apenas coadjuvantes. Os poetas brasileiros que o digam, pois eles são e sempre foram os grandes artistas da escrita poética, ainda mais quando eles resolviam escrever sobre o próprio fazer poético.

Arte e Sentimento

Arte e Sentimento

Vamos Conferir Algumas Frases Que Têm a Própria Poesia Como Tema!

“Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove – não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo…” (Mario Quintana)

“Desconfia da tristeza de certos poetas. É uma tristeza profissional e tão suspeita como a exuberante alegria das coristas. ”  (Mario Quintana)

“Se alguém te perguntar o quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo…”(Mario Quintana)

“A palavra é o meu domínio sobre o mundo.” (Clarisse Lispector)

“Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa.” ( Platão)

“É possível descobrir mais sobre uma pessoa numa hora de brincadeira do que num ano de conversa.” ( Platão)

“É tão impossível traduzir a poesia como é traduzir a música.” (Voltaire)

“O esplendor da relva só pode mesmo ser percebida pelo poeta. Os outros pisam nela. Um mérito inegável da poesia: ela diz mais e em menor número de palavras que a prosa.” (Voltaire)

“Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras.” ( William Shakespeare

“É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças.” (Giacomo Leopardi)

“Uma coisa boa sobre a música é que quando ela bate você não sente dor.” ( Bob Marley)

“O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.” (Carlos Drummond de Andrade)

“Eu acredito que a poesia tenha sido uma vocação, embora não tenha sido uma vocação desenvolvida conscientemente ou intencionalmente. Minha motivação foi esta: tentar resolver, através de versos, problemas existenciais internos. São problemas de angústia, incompreensão e inadaptação ao mundo.” (Carlos Drummond de Andrade)

“Até os poetas se armam, e um poeta desarmado é, mesmo, um ser à mercê de inspirações fáceis, dócil às moda e compromissos.” (Carlos Drummond de Andrade)

“Infelizmente, exige-se pouco de nosso poeta; menos do que se reclama ao pintor, ao músico, ao romancista…” (Carlos Drummond de Andrade)

“Não levante a espada sobre a cabeça de quem te pediu perdão.” (Machado de Assis)

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” ( Goethe)

“Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter.” ( Theodore Roosevelt)

“Um outro dia, embaixo da chuva, esperamos um barco à beira de um lago; a mesma lufada de aniquilamento me atinge, desta vez por felicidade. Assim, às vezes, a infelicidade ou a alegria desabam sobre mim, sem nenhum tumulto posterior, nenhum outro sentimento: estou dissolvido, e não em pedaços: caio, escorro, derreto. Este pensamento levemente tocado, experimentado, tateado (como se tateia a água com pé) pode voltar. Ele nada tem de solene. É exatamente a doçura.” (Roland Barthes)

A Beleza das Palavras

A Beleza das Palavras

“Mas o que vou dizer da Poesia? O que vou dizer destas nuvens, deste céu? Olhar, olhar, olhá-las, olhá-lo, e nada mais. Compreenderás que um poeta não pode dizer nada da poesia. Isso fica para os críticos e professores. Mas nem tu, nem eu, nem poeta algum sabemos o que é a poesia.” (Federico García Lorca)

“O ritmo é o que faz a poesia persuasiva e não informativa.” (José Hierro)

“A poesia é mais profunda e filosófica do que a história.” (Aristóteles)

“O orgulho dos poetas não passa de defesa; a dúvida atormenta até mesmo os melhores; eles necessitam de nosso testemunho para não se desesperarem.” (François Mauriac)

“A poesia é o eco da melodia do universo no coração dos humanos.” (Rabindranath Tagore)

“Digamos que existem dois tipos de mentes poéticas: uma apta a inventar fábulas e outra disposta a crer nelas. (Galileu Galilei)

“A mais humilde canção popular, quando imbuída de humanidade, é poesia.”
(Benedetto Croce)

“Quando o cinza de um dia taciturno bate dentro da gente, sentimos uma dor gostosa, como a melodia dos poetas. Num instante sentimos um prazer calmo e solene. Se isso ocorrer com você um dia qualquer, não faça por menos, curta esse dia minuto a minuto, não se envergonhe, nada é ruim se você se enquadra na sua felicidade. Calce a poesia e ande.” (Paulo Baleki)

“Parem, eu confesso, sou poeta. Cada manhã que nasce me nasce uma rosa na face. Parem, eu confesso, sou poeta. Só meu amor é meu deus, eu sou ou seu profeta” (Paulo Leminski)

“O Poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.” ( Fernando Pessoa)

“Uma noite, quando vires a lua pousada numa amendoeira em flor, pensa por um minuto no poeta cuja tristeza foi tão grande que viajou para um país de onde nunca, nunca se volta.” ( Obra “A Flauta de Jade”)

“O tempo perdido não pode ser recuperado. Sua beleza só pode ser vivida como ausência: a beleza dói… Magia é isto: invocar o que se foi, mas que continua a nos habitar. Ou será poesia?” ( Rubem Alves)

“Eu preferia ser vaiado por um bom verso a ser aplaudido por um verso ruim.” (Victor Hugo)

“O que de melhor existe nos grandes poetas de todos os países não é o nacionalismo e sim o universalismo.” ( Longfellow)

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

 

 

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sentimentos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.