O Amor Incondicional

Quando se fala de amor incondicional se faz referência a um sentimento muito forte que não conhece nenhum tipo de limitação. É muito com que o amor incondicional, sem impor condições, seja associado a outras formas de gostar, como amor maternal, amor completo, uma pessoa altruísta.

O amor incondicional, porém, é interpretado de várias maneiras. A forma de descrevê-lo pode variar de acordo com a área de conhecimento. Porém, é verdade, que se trata de um sentimento imutável e sem limites, e neste ponto, todas as definições são unânimes.

Um amor incondicional é muito usado pelos escritores, por exemplo, para definir a relação entre homem e mulher. Quando se fala de um amor verdadeiro. Mas, também é usado para definir os laços sentimentais que formam uma família. Na relação entre amigos, o termo amor incondicional também pode ser usado.

Alguns preferem dizer que só existe amor incondicional na relação entre pais e filhos. Pai e mãe estão sempre dispostos a aceitar todas as falhas dos seus filhos, sem que isso crie nenhum aspecto negativo na relação entre eles ou diminua o sentimento existente.

Na religião também se encontra um espaço para o amor incondicional, que seria um dos 4 tipos de amores existentes, ao lado do afeto, da amizade e do romance. Já na ciência que estuda o comportamento animal e na etologia, esse tipo de amor faz referência ao altruísmo. E ainda, se diz que uma pessoa que recebe de uma outra esse tipo de sentimento tem a sua aptidão física aumentada enquanto quem a transfere, diminui a própria.

Falando em psicologia se faz referência ao amor incondicional como sendo um sentimento que deve ser transmitido de uma pessoa para outra, a fim de aumentar o bem-estar dessa segunda. Mesmo que isso não signifique ter algum tipo de benefício para quem transmite o sentimento.

Frases Sobre o Amor Incondicional

  • Quem ama uma pessoa e nutre por ela um amor incondicional não conhece nenhum limite e muito menos espera ter algum retorno desse sentimento. Para quem ama, o importante é manter sempre esse amor em primeiro lugar, não importa o que aconteça entre essas duas pessoas e não importa o que acontece no mundo ao redor.
  • Inspirada na frase de Fernando Pessoa “ Motivo de Amar”: Ninguém sabe porque decidiu amar, porque nutre esse sentimento por outra pessoa e muito menos descrever esse sentimento. Amar é como ser criança, inocente e não só no presente, para sempre. Porque quem ama não pensa nas consequências.
  • Um amor incondicional pode ser tão forte que acabe não percebendo que aquele ser que está sendo amado não merece o sentimento por você desperdiçado.
  • Com disse Eça de Queiroz “Para o amor, nada é impossível”.
  • Quando existe um amor incondicional não existe uma pessoa que ama, porém, espera receber mais do que está oferecendo. Se trata de um sentimento que um nutre pelo outro com total entrega e sem nenhuma espera. Se você está esperando muito acaba não dando o suficiente ou se perde na mágoa de não ter correspondido o seu amor, um sentimento egoísta. Não existe espaço para o egoísmo em uma relação onde reina o amor incondicional. E não é verdade que nutrir esse sentimento por uma pessoa signifique tê-lo de volta. Sim, você pode amar sozinho e isso não é feio e nem deveria te fazer sofrer. Porque ter a capacidade de amar, de sentir um amor incondicional por alguém, te faz uma pessoa especial. Então, não perca seu tempo tentando entender quais são os sentimentos do outro. Apenas doe o que tem para doar, o que sente vontade de doar e deixe que o outro seja livre para corresponder o quanto pode esse amor.
  • Se diz que quem nutre um amor incondicional por uma pessoa, aprendeu a amar além.
  • Inspirada na frase “Explicação” de Fernando Pessoa: Quando uma pessoa tenta entender, explicar o que está sentindo por alguém, mas não consegue entender que tipo de sentimento está carregando, significa que existe um amor incondicional.
  • Só quem tem coragem pode sentir pelo outro um amor incondicional.
  • Você pode começar tendo um amor incondicional por você mesmo. Se admirando e se olhando no espelho com respeito e entendo que assim como qualquer pessoa, você tem defeitos e admiti-los é um primeiro passo para tentar ser melhor. Sem que isso seja a meta da sua vida, porque ninguém é perfeito e saber conviver com os defeitos dos outros faz parte da vida em sociedade.
  • Alguns poetas dizem que é impossível chegar a paz interna se não conseguimos sentir amor incondicional pelas pessoas que estão em nossa volta e fazem parte da nossa vida.
  • Não tente explicar os sentimento, eles não são para serem entendidos, são para serem encarados naturalmente sem esperar nada em troca. Se você oferece esperando alguma coisa em troca, não se trata de um amor incondicional.
  • Um exemplo de quem sente um amor incondicional: Deus pelo homem.
  • Quem sente amor incondicional por alguém, perdoará essa pessoa sempre, mesmo que os erros se repitam por um milhão de vezes.
  • Quando alguém nos ama incondicionalmente nos dá força para seguir em frente e fazer o mesmo por outro alguém é ser corajoso.
  • Quem ama incondicionalmente confia, entende, é paciente, não mente, não trai, não desrespeita e nunca deixa de acreditar que dias melhores virão, mesmo em meio a uma grande tempestade.
  • Não espere uma regra e uma única forma de se ter um amor incondicional, ele pode aparecer de várias maneiras.
  • Não fique magoado quando amar alguém e não for correspondido, siga em frente, e quando alguém te amar da mesma maneira, saiba aproveitar a beleza desse sentimento. Isso é saber receber um amor incondicional.
  • Albert Einstein dizia que a melhor maneira de curar a tristeza em um momento difícil era optar entre mundo e amor, e escolher o amor, porque ele abriria a porta para conquistar o mundo.
  • Não pense que o amor incondicional está à venda, porque é impossível que nessa condições ele seja verdadeiro.
  • Dizem que só as mães é que sentem pelos filhos o verdadeiro amor incondicional, que nem os pais são capazes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Amor

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.