A História do Batismo e Mensagens Especiais para Comemorar o Batizado

Significado do Batismo

O termo Batismo provém da palavra grega Baptismo, vindo para o Latim Baptismus. Além disso, ainda há outros substantivos que também o representam, como: Baptisma, Baptismós, e Baptizo. Todos derivam para tradução em diversos verbos, como Banhar, Batizar, Imergir, Lavar, Tingir, Derramar ou Cobrir, usados inclusive como termos no Novo Testamento.

Em algumas passagens bíblicas, como Lucas Capítulo 2 – Versículo 22, a palavra Batismo é usada no sentido de purificação, quando Maria, Mãe de Deus, apresenta Jesus no Templo. Esta faz referência ao período em que as mulheres teriam de se purificar depois de terem filho, segundo a lei da época.

Já na passagem de Marcos Capítulo 7 – Versículo 4, a palavras Batismo é traduzida de acordo com algumas versões com os termos aspergir, lavar e limpar. E ainda em outras diversas partes toma sentidos diferenciados, conforme a ocasião pertinente.

História do Batismo

O Batismo é conhecido por ser um rito de passagem, feito através do contato da criança ou adulto com a água, e pode ocorrer de três formas distintas, como: aspersão, imersão e efusão. Ambas as formas indicam que a pessoa está passando da condição de criatura criada por Deus ao degrau de Filho de Deus, pessoa humana criada a imagem e semelhança de Deus.

Bebê Batizando

Esta forma de iniciação cristã está presente em diversos grupos religiosos oriundos da adoração por Cristo. Além disso, o Batismo ainda é usado por algumas religiões pagãs, porém, não faz uso somente de água.

Para a Igreja Católica Apostólica Romana, o Batismo é um sacramento, assim como o casamento, a ordem, unção dos enfermos, e como tal, traz benefícios específicos a quem o recebe. Através dele, a alma humana é capaz de se tornar membro do corpo maior da Igreja, ou seja, o próprio Cristo, estando capaz de conseguir a salvação eterna mediante seus bons atos.

De acordo com algumas religiões cristãs, dentre as quais se enquadram a Luterana, Reformada e Católica, o Batismo é tido como um importante sacramento, promovendo a união entre os Cristãos. Segundos essas doutrinas, quando batizados todos passam a receber as bênçãos e graças de Deus.

Cada religião adota um tempo ideal para a realização do Batismo, por exemplo, na Igreja Católica ele é feito com as crianças, de preferência bebês. No entanto, também é ministrado em pessoas crescidas que se convertem ao catolicismo.

Nas igrejas cristãs como Luteranas, Metodistas, Anglicanas, o rito do batismo também é feito da mesma maneira que na Católica, para as crianças. Sendo que a aspersão de água também se dá apenas na cabeça, junto a uma pia ou no altar de forma livre.

Ele ocorre quando as crianças são bebês, porque independe da fé do menor para que a graça aconteça. Basta que os pais da criança professem a fé cristã para que ela seja digna do batismo.

Imagem de Amostra do You Tube

As igrejas cristãs que vêm do mesmo tronco doutrinário consideram o batismo realizado nas demais, com exceção de algumas, chamadas de para-cristãs, como Mórmons, Testemunhas de Jeová, Adventistas. Estas têm doutrinas diferenciadas e só consideram válido o batismo realizado de acordo com suas convenções.

Para finalizar, podemos acentuar que o Batismo tem a finalidade de redimir a pessoa do pecado original, cometido por Adão e Eva ao comerem da árvore do fruto proibido. Além disso, o Batismo ainda confere a quem o recebe, os dons do Espírito Santo, que são:  Conselho, Fortaleza, Entendimento, Sabedoria, Temor de Deus, Ciência e Piedade. Todos eles são essenciais para que o Cristão possa levar os mandamentos de Deus.

Batismo – Crendices

São muitas as lendas populares ou crendices que rondam o rito do Batismo. Todas elas estão relacionadas ao fato de que, quando ainda não batizada, a criança estaria à mercê dos espíritos malignos, e não teria a graça de Deus.

Religiosidade

Por isso, em tempos antigos, logo quando a criança nascia já era batizada, até porque, havia o medo de que fosse levada por criaturas sombrias, como o Lobisomem. A cultura popular dá conta de que o Lobisomem rondava as casas com a intenção de comer os pagãos, ou seja, as crianças ainda não batizadas. Outros creem que o batismo tem poder curativo, pois muitas crianças que nascem doentes, logo que são batizadas recuperam a saúde.

Mensagens para Batizado

Quem acessou o artigo já aprendeu um pouco mais sobre a importância de se realizar o batizado e o porquê dessa tradição ter avançado ao longo dos séculos e sobrevivido. Porém, o que mais se busca por aqui são mensagens que possam ser colocadas tanto nos convites para os batizados, como enviadas através de cartões aos pais e mães que têm filhos que receberão o abençoado sacramento. Por isso, segue abaixo alguns exemplos de mensagens, para fazer a alegria dos parentes e das crianças:

  • “O Batizado é a transformação da água em bênçãos de Deus. Que a criança que o receberá possa saber que Deus estará sempre com ela, auxiliando em todos os momentos e dificuldades.”
  • “Batizar é um ato de devoção, demonstra que todos temos um Deus e que queremos nos unir a Ele através desse santo sacramento. Então, que a criança que vai o receber possa juntamente com os familiares, seguir sempre a vontade dos céus.”
  • “A Alegria do Batismo, além de nos fazer todos irmãos, está em poder compartilhar com toda a assembleia que nosso filho professará a fé cristã. Exatamente do mesmo modo que nossos pais fizeram há muitos anos. Ela traz acalento e sossego por saber que Deus estará olhando para nosso filho com olhos de Pai protetor, amigo e acolhedor.”
  • “O Batismo é a abertura dos céus para que a criança possa receber todas as bênçãos e graças da Trindade Santa. Que todas elas sejam extensivas à família e amigos que partilham desse momento de alegria.”
  • “A criança que recebe a graça do batismo já é parte de Deus e juntamente com todos os outros, está pronta para ser testemunho de amor e de fé. Que seus pais sempre saibam guiá-la pelo bom caminho, e que ela saiba que em todos os momentos Deus será contigo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>