Vitória ou Derrota: Mensagens para Momentos Dificeis

Na nossa vida há sempre um ápice entre estas duas questões, onde os perguntamos se somos dignos da vitória ou feitos para a derrota. A vida é feita destes altos e baixos por excelência, mas depende de nós e unicamente de nós o fim de cada uma destas questões.

Existem dois tipos de pessoas, aquelas que se deixam abater por qualquer tipo de circunstância da vida, desde a mais simples e corriqueira como a perda de um objeto material ínfimo como um brinco ou um sapato, até pelas coisas mais complexas como o termino de um relacionamento e a resolução de ambas termina num quadro de lamentações infinito. Ou aquele tipo de pessoa que, apesar de ter passado pelas mesmas circunstâncias, segue em frente e toma a iniciativa de mudar e perseverar perante qualquer desventura e não se lamenta, aprende com os erros e procura mudar as suas atitudes e a sua forma de encarar o problema e segue em frente.

Daí você, caro leitor, deve ter se enquadrado em algum dos dois tipos de pessoas ou talvez tenha se enquadrado no meio do caminho! Mas independentemente da sua tendência, não se aflija, sempre há uma solução pra tudo!

Encarando a Derrota com Naturalidade:

.

Em principio muitos dizem que a derrota é uma coisa horrível, que ninguém se recupera ou que a derrota é coisa de perdedores! Mas posso dizer por experiência própria que as coisas não funcionam desta maneira. Muitas das derrotas vivenciadas por nós, são coisas que temos que aprender, seja na vida profissional ou sentimental. E por mais que nós aflijam em determinados momentos elas sempre tem uma saída por mais abstrata ou inalcançável que em determinados momentos isto pareça.

Sendo assim um bom exemplo a citar são os atletas profissionais, eles por mais que a profissão deles seja feita de altos e baixos, não se desanimam e aprendem com os erros cometidos durante a competição (que nada mais é do que o teste do seu aprendizado, da sua tolerância e da sua capacidade física) para na próxima partida ou competição estar melhor naquilo que falhou na competição anterior.

Todos nos somos seres humanos por tanto a nossa capacidade de errar já vem embutida no pacote! Por isso nada de pânico! No final a solução real vem à tona e saberemos qual é o caminho mais coerente para agir.

Aceitar a derrota faz parte do nosso aprendizado também, nem tudo é um mar de rosas, nem tudo é um rio em calmaria, e as melhores transformações da nossa vida vem exatamente no momento das encruzilhadas, então devemos ficar atentos a elas principalmente.

Passos Para não cair em Desespero:

.

Todo mundo possui uma hora em que parece que vai dar um ataque de pânico, ou então que nada esta dando certo! Mas calma a coisas que podemos fazer.

O primeiro passo a ser tomado é manter a calma sobre toda e qualquer circunstância! Por mais que a nossa mente entre em conflito de idéias momentaneamente sem a calma tudo fica embaralhado e podemos tomar atitudes precipitadas que possam nos render em um problema maior ou em um arrependimento posterior.

O segundo passo, que pode ser o mais difícil de todos é analisar a situação, e enxergar a nossa parcela de culpa, pois nada acontece sem que tenhamos um pouco de culpa, isso vai desde um conflito familiar, uma indigestão, uma dor de cabeça até problemas mais sérios que podem ir a acabar na justiça! Pois todos temos a tendência de jogar a culpa no outro e não querer enxergar os nossos erros (pois é a saída mais fácil) do que dizer: EU TENHO CULPA. Para julgar os outros basta somente uma atitude errada, mas para elogiar tem de ser somadas milhares de virtudes, fique de olho antes de atirar a primeira pedra!

Em terceiro lugar é não fugir do problema, não querer enxergar é uma atitude alem de imatura perigosa, já que podemos ver sempre os erros dos outros e não os nossos e fugir de tomar uma atitude ética e honesta para com nós mesmos. Muitas pessoas se refugiam no isolamento social ou então numa depressão, alcoolismo, drogas! etc. Por isso fique atento às suas atitudes!

O quarto passo é a ação, não fique esperando que uma ação divina caia do céu para tomar uma determinada decisão ou tomar a frente daquilo que lhe aflige. Se algo esta entrando em conflito tome uma atitude para mudar isso, não fique esperando que outros tomem a iniciativa, façam revelia, se manifestem etc.

Momentos Difíceis

Momentos Difíceis

Nada muda se nós não tomarmos a iniciativa, por mais que seja uma questão íntima e ninguém mais veja a mudança, a nossa mudança de atitude no ambiente influencia todo o ambiente ao redor. Um exemplo é a questão do lixo, quanto mais esperamos que o vizinho tome a atitude de reciclar porque o lixo misturado nos incomoda, mas não fazemos nada tudo vai continuar no mesmo lugar. Se nós começamos a separar o lixo, podemos vir a influenciar alguém a nossa volta e começar a separar o lixo na comunidade por consequência à nossa atitude inicial.

Finalmente um respiro:

Todos podemos ter vitórias ou derrotas, fracassos ou conquistas, caídas recaídas e levantes, frustrações ou expectativas, mas tudo depende única e exclusivamente de nós. Não devemos ficar com culpas acumuladas, tudo é uma questão de ter fé em que tudo vai se resolver,   mas não fé em coisas não táteis mas em nós mesmos, fé em que somos capazes de resolver as nossas pendências independentemente da gravidade do problema, sempre há uma saída, tudo é uma questão de como olhamos para o mesmo.

Sinta-se confiante, não deixe que o abatimento tome conta de você, e sempre reavalie suas atitudes, ações, pensamentos e palavras, pois tudo pode mudar se você mudar. Não tenha medo do erro ele também é um caminho para o aprendizado e para a renovação e sempre que puder seja gentil para com os outros pois gentileza gera gentileza, amor gera amor e determinação é o caminho para a real vitória.

Fernanda Ocanto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.