Poetas Maranhenses

Maranhão, por si só, já traduz uma beleza inigualável, típicas das cidades do nordeste brasileiro. Suas praias e os famosos Lençóis Maranhenses são conhecidos aquém das fronteiras do Brasil. Mas o que poucos ainda conhecem é a cultura poética e literária dos inenarráveis poetas maranhenses. São Luís, capital do estado, tem se mostrado com legitimidade, proporcionando aberturas para diferentes discussões literárias. Existem, na capital, os chamados Cafés Literários, que sempre contam com a presença de escritores, poetas, jornalistas, graduandos, professores, artistas e o público em geral, amante da poesia.

Poetas Maranhenses

Poetas Maranhenses

Um dos escritores mais conhecidos do Maranhão é, sem dúvida, Aluísio Azevedo (1857 a 1913), que inaugurou o Naturalismo no Brasil. Dentre esses podemos citar também Ferreira Gullar (10/09/1930), Humberto de Campos (1886 a 1934), Josué Montello (1917 a 2006), Maria Firmina dos Reis (1825 a 1917), etc. Difícil citar todos os poetas e romancistas maranhenses, pois a produção literária nesse estado é rica e datada desde o final do século XIX, com nomes ilustres e alguns pouco conhecidos, mas de uma expressividade notável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>